segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Deus da Vida


No seu favor está a vida. ( Salmo 30.5)

Por Frankcimarks Oliveira

O Sábio disse certa vez :  Muitos buscam o favor do poderoso, mas o juízo de cada um vem do Senhor. (Provérbios 29:26). Significa dizer que não há criatura neste mundo que não dependa do favor de Deus. Todos, grandes e pequenos, necessitam que Deus use de boa vontade.
Pare  para  pensar nesse exercício divino. Deus diariamente  abre  seus  braços para a humanidade de modo que sua graça alcança até mesmo os mais pérfidos e desprezíveis homens que existem.
Deus é bom até mesmo para com os maus. Deus é bom para os incrédulos. Deus é bom com os fanáticos. Deus é bom e não  se  esforça  em  ser quem é. No seu favor está a vida, disse o salmista. Amigos, nos debrucemos um pouco sobre esta verdade.
Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu  encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado. (Salmos 30:7)
         O Favor de Deus é a causa de permanecermos de pé. Sua presença  sempre  benevolente  e  mansa, sua figura de Pai sempre disposto a abençoar, é a razão de nos mantermos firmes, ainda que vacilantes. Na sua ira Ele nos repreende. Como? Ocultando  de  nós sua face. A sensação que isso gera em nós?  Pertubação e solidão.
         Oh, leitor, se tu já provaste da boa presença de Deus em tua vida, sabes então do que estou falando. Não há nada pior para um cristão do que sentir-se desamparado por aquele a quem ama e sabe que é amado. Ter que exclamar : Eli, Eli , Lamá  sabactani  é o martírio  mais doloroso que a própria cruz.
         Ainda bem que seu favor sempre volta. Na verdade ele nunca  vai  embora. Nós é que temos essa errônea  sensação. Por  isso dizemos : “Mas a alegria vem pela manhã”. Dizemos isso  porque  ainda  acreditamos que durante a noite da alma, no sofrimento  da  existência, Deus esteja ausente. Isso não passa de engano. Deus não arreda de nós. No seu favor está a vida e até mesmo suas setas disciplinadoras  tornam-se para seus filhos  puro  favor e graça, sinais de seu amor verdadeiro.
         Talvez  você  se  questione ao ler este verso :  O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de intenções perversas ele condenará. (Provérbios 12:2) Como Deus pode ser bom com os maus se ele os condenará? Oh, amigos, existem perguntas que nem precisam de respostas. Deus todos os dias faz o sol brilhar . Todo santo dia Deus brilha sobre  nós, todavia, nos escondemos de sua face. Deveríamos ser  como o Gira sol que busca incansavelmente a radiação solar. Entretanto, nós colocamos um filtro poderoso para nos “ proteger” daquele que é chamado de o Sol da justiça. Como somos loucos! Fugimos  daquele que somente  deseja nos fazer o bem e abraçamos o vazio, o vácuo, então sentimo-nos desamparados.
         Cristo é a prova que não há ninguém bom, senão apenas Deus. O único homem bom era Deus encarnado. O único homem justo, era na verdade Deus disfarçado de homem. Por isso quem abrirá sua boca para negar a Deus o direito que ele tem de condenar quem quiser? Afinal, todos nós já maquinamos coisas perversas em nossos corações. Todavia, no seu Favor está a vida. Nele nos movemos, respiramos e existimos. Até aqueles que o chamam de Deus desconhecido.
         Deus  não  deixará de ser bom quando sentenciar seu juízo sobre qualquer pecador. Antes reafirmará sua bondade e seu compromisso com o bem. Um Deus bom só pode condenar o mal .Nesse dias todos os seus anjos o louvarão e dirão : Bendito seja o Cordeiro que vingou o sangue de seus santos.
         Estou consciente de que sou mau e de que Deus é bom. Estou consciente de que nada mereço dele e que tudo que tenho e sou, provém de seu favor em que há vida. Ora, Deus  nos dá diariamente o alimento; o fôlego de vida, a capacidade de locomoção. Nada  nos  pede em troca. Apenas Ele levanta-se de seu Trono e sai pelo mundo abençoando a todos. Pense nisso, leitor. Quão grande é nosso débito com o Todo  Poderoso! Agora, vejamos o que circunscreve o dizer :no seu favor está a vida:
         Primeiro, a vida natural de todo ser depende de Deus. O Senhor sustenta pela força de seu poder os micro organismos que o mundo desconhece.  Com sua Glória o Senhor  mantém os universos e multiversos alinhados e funcionando como ele ordenou. Suas leis físicas provam isso! As ondas do mar não ultrapassam os limites que o Criador determinou, e quando o fazem, também refletem sua obediência à eterna voz.
         Deus falou com os animais no dilúvio e eles vieram até Noé para sua própria preservação. Deus alimenta as aves do céu e cuida dos lírios do campo. Amigos, Deus ama sua criação. Ele   parou para  contemplar tudo o que havia feito e viu que era muito bom. No seu favor está a vida.
         Olhe para toda a natureza e todo o espetáculo de beleza que nela há. Cachoeiras, desertos intermináveis, pântanos, geleiras, florestas, oceanos misteriosos e profundos. Agora, pense na infinitude de vida que há em cada um desses ecossistemas! No seu favor está a vida.
         Toda  essa grandeza revela o favor de Deus. Alegre-se com isso. O Teu Deus fez as baleias, o crocodilo, o cavalo, o papagaio, o gato, as grandes  árvores, a grama, as nuvens. Como  Ele  é  inventivo! Mas, este  mesmo  Deus  mantém a vida  de  tudo o que fez.  Enquanto  lhe for conveniente e estiver dentro de seu plano, toda e qualquer espécie permanecerá  recebendo  favor  para existir. Porque na sua graça está a vida.
         Cada dia de vida de toda e qualquer criatura é uma concessão de graça divina. Também deixar de viver e passar a realmente viver a vida que Cristo nos propôs, bem como morrer  e  entrar  na  vida  eterna  são manifestações deste favor.
Segundo, a vida espiritual de todo ser depende do favor de Deus. O Senhor é a luz que ilumina a escuridão. E muitos são os que estão em trevas. De modo que não há mérito algum em quem passa a ver, mas há glória para aquele que fez enxergar.
Cristo brilhou em nossas faces a luz de sua face e agora podemos ver a Deus face a face. O Véu que nos impedia a visão fora removido. Crescemos de glória em glória à imagem daquele que nos reviveu dos mortos. No seu favor está a vida.
Sim, estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Separados de Deus pela desobediência da lei. Mas vindo o Cristo e morrendo em nosso lugar e ressuscitando para nos justificar e nos assegurando vida eterna, então podemos cantar : no seu favor está a vida.
Como poderemos entender este paradoxo: A vida morrendo para dar vida aos que estavam mortos? Cristo mesmo disse : eu sou a vida ( Jo 14.6) Também disse : quem crê em mim jamais morrerá e ainda que esteja morto eu o ressuscitarei.
Oh, amigos, a Vida Eterna esteve em Jerusalém fazendo muitos prodígios e sinais para que crêssemos que em seu nome nos imortalizamos, isto é, nos tornamos iguais a ele. Cristo, vida abundante, vida pulsante, vida contagiante. Ele que estava com Deus no início compartilhando vida no ato criador. Ele disse haja, e houve.
A vida é eterna porque sempre existiu. A vida não passou a existir, mas sempre esteve em seu lugar de sempre. O Favor da vida se percebe na criação e na graça de fazer existir o que não existia, dando a chance de conhecer e perceber a vida , e principalmente  a vida eterna em Deus.
A vida deu vida a Lázaro depois de quatro dias de morto e sepultado. A vida deu vida ao filho de uma viúva enlutada; A vida deu vida a filha de Jairo. A vida deu vida a cada um dos apóstolos e discípulos; A vida dá vida a cada pecador que crê que no seu favor está a vida.
Podemos também juntar nossas vozes ao salmista e adaptar sua canção, todavia preservando seu significado. Ele disse :” Sua ira dura só um momento, no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.” Chamaria esta canção de “ na porta do sepulcro de Cristo”. Para mim estou vendo Maria Madalena e suas companheiras cantando .
A  ira de Deus levou Cristo ao Calvário. Por algumas horas nosso Senhor padeceu muito. Sua morte que é seu favor nos trouxe vida espiritual e eterna. Essa morte fez aquelas mulheres  chorarem  muito. Mas ao amanhecer do terceiro dia, elas  viram a alegria  raiar.
A vida eterna é esta : que creiam no unigênito de Deus e que em seu nome todos os pecados são perdoados. Creia, leitor e terás vida com abundância, porque foi para este fim que Jesus veio ao mundo. Não para matar, nem para roubar ou destruir, mas  para nos dar sua vida abundantemente. Ele é o pão da vida; Ele é a ressurreição e a vida, Ele é a vida sem fim; Ele é a porta  para a verdadeira vida infinita de gozo e alegria no Espírito.
Nunca se esqueça disso: tudo em volta manifesta o favor de Deus. Estás vivo? Graças a Deus. Porém em Cristo e em sua morte Deus manifestou profusamente seu favor. Na sua morte está a vida. Amém.
Oremos : SENHOR, graças damos por demonstrar teu favor na cruz, morrendo para que tivéssemos vida. No teu favor está a vida natural e biológica; No teu favor está a vida espiritual e eterna. Em Cristo te louvamos. Bendito sejas. Amém.
        




Nenhum comentário:

Postar um comentário