terça-feira, 23 de setembro de 2014

Não Tenha Medo de Deus


E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. (Mateus 17:6-8)
Por  Frankcimarks  Oliveira

Pretendo com esta mensagem :
1-   Analisar o medo que o pecador tem de Deus;
2-   Abordar Cristo como Mediador que põe fim a este medo;

Amados, sempre que leio este texto, admiro-me com toda sua beleza e abundância.  Há sempre  algo “novo” a ser percebido,  há  sempre  um detalhe a ser notado. Gostaria que nos focássemos hoje em algumas palavras destes dois versos: ouvindo, cairam, medo, tocou-lhes, levantai-vos .

Cristo  havia  acabado  de  revelar  sua  glória a Pedro, Tiago e a João no monte da Transfiguração. Moisés e Elias apareceram para falar com Jesus acerca de sua morte. O  Pai  brada  dos  céus : Este é o meu filho amado em quem tenho prazer, escutai-o. Ao ouvirem  isto, os discípulos caíram sobre seus rostos e tiveram grande medo.

Primeiro, analisemos os efeitos do soar da voz divina. A majestosa  e  poderosa  voz de Deus sempre nos lançará aos pés de Cristo. O Decreto do Pai foi este : escutem meu Filho a quem amo. Ora, Deus falava de amor e daquele a quem amava, e até mesmo  quando  Deus  fala  em poesia, isto é, sobre  coisas afáveis , doces e gentis, caímos aterrorizados  tamanha a grandeza do espanto que isso gera em nós.

Toda  mensagem  divina  nos conduzirá a Cristo. Se uma mensagem , sermão ou ensino não nos conduz a amarmos a Cristo, assim como o Pai o ama, então descartemos tal falatório, visto que não procede do Pai das luzes. Deus está interessado em conduzir os pecadores à presença de Jesus Cristo, o único Salvador.

Segundo, a voz de Deus provocou medo nos discípulos. Pense  comigo, amigo, quão  medrosos  nós somos. Tememos tudo e todos. Tememos muitas vezes coisas mínimas, mas principalmente  coisas  grandes e incontroláveis. Deus é absoluto e imensamente  incomensurável. Ele fala de amor e ainda assim estremecemos  diante dele. Talvez, nossa consciência culpada tema se colacar diante do Senhor que tem todo direito sobre nossas vidas. Sabemos que estamos em dívida com o Criador, e assim como Adão  temeu a Deus após comer do fruto proibido e se  escondeu  de sua face, nós também, corremos Dele como quem corre da morte.

Em algum sentido, o homem sabe que Deus é justo e nós não  o somos. Sabemos que não poderemos fazer nada na presença de Deus. Estamos completamente a mercê de sua misericórdia.

Os  discípulos  caíram  porque ninguém pode se suster diante do Todo Poderoso. Na  verdade, esse é o nosso verdadeiro estado diante do Senhor. Somos  seres caídos, isto é, caímos de nosso primeiro estado de perfeição e comunhão com Deus. Encobrimos o rosto para não vermos aquele que nos fez para olharmos  eternamete  para  ele. Deus é santo e infinitamente bondoso, justo, glorioso, e nós somos  criaturas finitas, limitadas e caídas .

Terceiro, vejamos agora a mediação de Cristo em nosso favor e restauração. O Evangelista diz que Cristo aproximou-se dos discípulos e tocou-lhes e disse-lhes : Levantai-vos e não tenhais medo.

Nosso  Salvador  é aquele que se aproxima dos pecadores caídos com a finalidade de reconciliá-los com o Pai. Cristo veio ao mundo para glorificar a Deus, e isso se dá quando reconhecemos que Ele é o Senhor. Somente Jesus é capaz de reestabelecer o elo perdido em Adão. Somente Jesus pode levantar-nos  de  nosso atual estado de ruína e nos colocar de pé na presença do Eterno.

Cristo tocou em seus discípulos. Posso ver essa cena tão claramente. Vejo aqueles três pescadores encurvados com suas cabeças entre as pernas, talvez cobrindo-se com suas túnicas, tremendo como  vara  de bambú. Porém, vejo a Cristo caminhando em direção a eles, tocando seus ombros e dizendo : Já passou.

Oh, amados, sem Cristo não podemos não temer a Deus. O Medo que sentimos de Deus só vai embora quando sabemos e temos  plena  convicção de que estamos em Cristo e  que Cristo está em nós.

Quando alguém está em Cristo , ele se torna uma nova criatura,  com  seus  pecados apagados e com a garantia de adoção. Em Jesus a ira de Deus é apaziguada e ele deixa de ser Deus e  passa  a  ser Pai. Cristo e somente Cristo pode nos levantar e nos assegurar que nenhum mal nos sucederá, porque Cristo é o único  mediador  entre Deus e os homens. Jesus nos dá plena certeza de que não seremos fuminados ao nos aproximarmos de seu Pai , Santo, Santo, Santo. Porque em seu sangue  somos  purificados de toda imundícia.

Em Jesus, Deus se tornou um pai que espera seus filhos pródigos voltarem a casa. Em Jesus, Deus se lança no pescoço dos  pecadores e os beija com Graça. Em Cristo, Deus é um pastor  buscando ovelhas perdidas e tontas. Em Cristo, Deus é uma mulher varrendo a casa em busca de uma moeda perdida. Pense comigo, leitor, aquele  Deus do monte Sinai , o mesmo Deus que destruiu cidades e exércitos, é o mesmo Deus que agora satisfeito com o sangue derramado de seu santo filho , pode  se relacionar com pessoas indignas como nós. Não que Deus tenha mudado, porque Deus não pode mudar. Mas agora Deus já revelou quem ele é em plenitude. Em Cristo , Deus revelou ser justo por punir o pecado, mas também revelou ser cheio de graça por perdoar pecadores.

Quando conhecermos de fato a pessoa de Deus, então perderemos o medo Dele. Quando entendermos tudo o que o Senhor  fez  por nós, então nos apresentaremos ante a sala do trono com toda ousadia, crendo nos créditos de Jesus. Quando perdemos o medo de Deus por entendermos a obra da Cruz, toda superstição se acabará. Toda neurose com o diabo e demônios simplesmente deixa de existir. Quando compreendemos que Cristo  tudo já realizou, então todo ritual religioso perde o sentido.  Os  transtornos  mentais pelo sobrenatural se desvanecem e a única coisa que passa a ser realidade no coração humano é uma paz tão profunda e concreta que é como se o próprio Cristo estevisse se transfigurando em nossa vista.

Jesus disse-lhes : Não tenhais medo. Como isso é confortante para mim. Quem disse isso foi aquele que conhece perfeitamente seu Pai. Jesus em todas as eternidades esteve no seio do Pai, recebendo de seu amor infinito e agora ele encarnado nos diz : eu o conheço, Ele é bom, não tenham medo dele.

Pecador, o que te faz temer tanto a Deus? Medo de não ser recebido por ele? Com certeza serás acolhido por Deus Pai, desde que ouças o que Cristo tem a dizer, e Cristo te diz para não ter medo. Cristo é nosso escudo e fortaleza. Ele  nos livra da santa e justa  ira de Deus, de modo que o Deus que podia nos destruir com seu cálice, agora brinca conosco como um pai brinca com suas criancinhas. Através  de Cristo, Deus nos faz cóssegas e nos chama de benditos. Creia nisso, leitor, e confie naquilo que o teu Senhor te diz : não  tenha medo, sou eu que estou aqui.  Jesus não é um fantasma que amedronta as consciências . Ele camiha em nossa direção e tudo o que ele pretende é pôr fim nesse medo neurótico que os homens sentem  do bom Deus.

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.(Mateus 14:27)


         Não tenha medo de Jesus. Ele é um leão poderoso, mas é manso e humile de coração. Você pode através da fé em seu sacrifício, deitar-se sobre ele em plena selva. Pela fé você pode pegar em sua juba e beijar seus pés. Cristo é o leão da tribo de Judá que se deixa consquistar  gentilmenten por pecadores como eu e você. Glória a Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário