quarta-feira, 18 de junho de 2014

Uma Mensagem da Graça


Porventura, há  ainda  semente  no celeiro ?  Além disso a videira , a figueira, a romeira, a oliveira, não tem dado seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei. ( Ag 2.19)

Por Frankcimarks Oliveira

Após outros dois meses desde a sua primeira pregação, Ageu levanta-se  mais uma vez para confrontar desta vez os sacerdotes do Senhor. Estes  ofereciam  a  Deus  sacrifícios que não se adequavam as exigências da Lei Levítica.

Dos  versos  onze  ao  quatorze  vemos  uma  dura repreensão da parte do profeta àqueles que deveriam ser os guardiões dos preceitos divinos, mas que estavam agindo relaxadamente no que concerne as coisas sagradas. Tudo indica que este desleixo viesse da desmotivação que eles sentiam ao ver um templo tão mais humilde que o grande templo de Salomão. Os sacerdotes podiam achar que Deus não mais se importaria tanto com aqueles rituais, já que nem mesmo seu Templo era mais o mesmo de outrora.
Amados, se quisermos ser bem sucedidos na vida material, precisamos ser diligentes. Na  vida espiritual não é diferente. Por que somos tão relaxados com os preceitos do Senhor ? Geralmente nos aplicamos  nos  afazeres  seculares com todo empenho, mas quanto aos bens  espirituais  somos  os  mais  irresponsáveis.  Que o Senhor mude nossas mentes.
O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece. (Provérbios 10:4)
         Não  nos  basta  sermos ricos financeiramente se somos miseráveis no reino do Espírito. Quando  aplicarmos  nossos  corações verdadeiramente na  seara do Senhor, então colheremos com fartura, porque Cristo mesmo  tem prazer em nos dar e nos suprir com as abundantes espécies de seu celeiro.
         O profeta acusava os sacerdotes de mau serviço. “ Tudo o que oferecem imundo é” ( v.14). Deus não se dá por satisfeito ao nos ver meramente  trabalhando  para ele. Antes  deseja  que  nosso  trabalho seja feito com excelência. Para nada se aproveita um serviço mau prestado, melhor que não se tivera feito. É assim nas relações humanas e assim também é para com o Todo Poderoso.
         Paulo  elogiou  três  servas  de  Cristo  por  seu desempenho no serviço do Senhor. Que estas palavras sirvam de exemplo para nós :
Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.( Romanos 16:12)
         Será  que  o  mesmo  pode  ser  dito  a  nosso respeito? Temo que não. Na verdade muitas vezes nossos trabalhos estão motivados erroneamente.  Muitas  vezes  nossos corações estão distantes , desejosos de outros afazeres. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.
         Paulo também instruiu a Timóteo acerca da diligência no trabalho cristão. É  impressionante  como Paulo requereu daquele jovem uma disposição  inteira  e  completa  para  com  Cristo. Timótio  devia se dedicar o máximo que pudesse para apresentar a Deus um serviço de qualidade.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)
         Dedicar-se à obra de Deus não é meramente levantar paredes de concreto  ou  limpar  a  casa do Senhor. Mas é debruçar-se sobre as sagradas  letras  a fim de gerar  edificação e conversão na vida daqueles que nos ouvem.
         Infelizmente muitos são os obreiros que não tem tempo para meditarem nas sagradas escrituras e muito menos para orarem.  Eles acabam oferecendo um sacrifício imundo perante o Senhor da Seara. Estes deveriam  trabalhar  muito  para  adquirirem boa fama diante dos incrédulos também.
Os  presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
         Levar a palavra de Deus requer mais que eloquência, requer um testemunho impecável diante da sociedade. Paulo mesmo esforçava-se muito  para  que  o nome de Cristo não fosse blasfemado diante dos gentios, que não temiam a Deus, nem  diante dos judeus, que buscavam uma ocasião oportuna contra ele.

Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.( 1 Tessalonicenses 2:9)
Ageu  foi  um  pregador  completo.  Ele  sabia a hora de repreender seu povo. Todavia, o mesmo Ageu era sábio para consolar e entusiasmar seus irmãos com a boa Palavra do Senhor.
Devemos  ser como Ageu. Não temamos  ser  impetuosos  e corajosos  na  hora  de  lançar o juízo divino. Mas nunca nos esqueçamos de lançar o remédio curador que é o grande amor e a graça de Deus.
Ageu lembrou seu povo das dificuldades que estes estavam enfrentando.  Eles  plantavam,  mas  não recolhiam o suficiente; Isso ocorria  porque  serviam  a Deus com má vontade e indisposição. O Convite de Ageu era : “considerai , pois, estas coisas” (v.18).
A intenção de Deus com estes castigos era fazer seu povo se arrepender  e  voltar para ele. Como Deus é misericordioso!  Pense  comigo, leitor.  Deus  poderia  muito bem deixar aquele povo continuar andando  para  cada  vez  mais longe de sua presença. Todavia, sua bondade  intervém para salvar àqueles a quem Deus ama.
Ageu  foi  um grande profeta da Graça.  Porque  mesmo o povo sendo  um  povo  ingrato  e indisposto,  sua mensagem foi : “ Desde este dia vos  abençoarei”. Ora, temos visto que a nação de Israel estava com um  coração   distante  do reino celestial;  Os  sacerdotes  eram  negligentes; Havia um desânimo se alastrando por toda a terra. E Deus ainda  fala  em  abençoar  seu povo, dando-lhe fartura. Isso se chama Graça.
Medite  sobre  isso , amigo. Deus tem nos dado Graça e por isso ainda  assim  somos  abençoados  . Não  é porque  nossos  caminhos  são perfeitos  diante  dele.  Mas  porque  mesmo  Deus  nos  vendo  imperfeitos  e  indispostos, ainda assim nos abençoa em Cristo. Seu  amor  não tem  explicação. Até  mesmo  quando  nos castiga, está apenas nos demonstrando  seu amor  paternal  que não deseja ver a nenhum de seus filhos  distantes do bom lugar, que é seus santos pés.
Bendito  seja  Deus  que  nos  abençoou em Cristo quando na verdade merecíamos ser condenados longes dele e de sua Graça. Isso é o Evangelho : Deus oferecendo seu amor e boa vontade para pessoas indispostas para com ele. Podemos dizer que Ageu pregou o Evangelho mesmo em seus dias.

O povo , nas pessoas dos sacerdotes, descumpriam a lei de Deus. Logo deveriam  ser apenas punidas pelo desacordo. Deus tratava Israel como um Vassalo. Se este o obedecesse, receberia a recompensa. Todavia, vemos aqui uma demonstração da Graça ofertada nos Evangelhos de Jesus.

O ser  Humano de modo geral é como o Israel dos dias de Ageu. Não queremos nada com o bondoso criador e quando o obedecemos, o fazemos de mau grado e pela metade. Ainda assim Deus continua ofertando sua Graça e dizendo que nos abençoará ao invés de nos castigar. Como Deus é cheio de graça e compaixão por seu povo! Ele vê que não merecemos nada de suas mãos, porque quebramos todas as suas leis, mas por gentileza nos abençoa.

Amigo, a salvação vem do Senhor. Por que estás tão indisposto ? Cristo, teu salvador, foi àquela cruz disposto e sem questionar . Apenas entregou sua vida e tornou a tomá-la para que pessoas como eu e você, indignas, sejamos salvos pela graça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário