terça-feira, 17 de junho de 2014

Uma Mensagem de Esperança


Encherei  esta  casa de glória

A  Glória  desta  última  casa  será  maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste  lugar  darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.
( Ag 2.9)
Por  Frankcimarks  Oliveira

No  dia  vinte  e um do sétimo mês do segundo ano do reino de Dario, o profeta  Ageu  levanta-se  mais  uma  vez para motivar seu povo na construção da casa do Senhor. Eu entendo que nós precisamos constantemente  ser estimulados à perseverança. Servir a Deus requer coragem e apoio mútuo. Devemos dar as mãos uns aos outros e nos estimularmos  na  obra  divina.

Havia  se  passado  cerca  de  dois meses  desde  a  última  mensagem  pregada  por Ageu,  todavia  o povo  que  despertara com aquela  pregação  já  dava  indícios  de  desmotivação.  Eles  olhavam para o novo templo, bem  mais  simples  e  com  menos  recursos  do  que o antigo, e  lamentavam,  porque  em  nada  se igualava com o anterior. O que  Ageu  fez ? Confrontou  o  povo  mais uma vez,  e  mostrou  que  Deus  é o dono  do  ouro  e  da  prata  e que todas as coisas lhe  pertencem.  O  povo  não  tinha  o que lamentar. Aquele que é Todo Poderoso nos céus e na terra,  ele  mesmo  é quem garantiria que aquela obra seria bem sucedida.

“Meu  Espírito  permanece no meio de vós, não temais”( V.5) Esta deve ser a mensagem  de  todo pregador comprometido com Deus. Precisamos  motivar  a  Igreja  a  marchar  na peleja e não derreter o coração  de  nossos  irmãos.  Quando  vires  um  cristão  sem forças, diga a ele : “Deus é contigo, não temas, sê forte e valente”. Um espírito crítico para  nada  se  aproveitará.  Mas  uma boa palavra sempre animará os de pouca disposição. Lembre-se que é O Espírito  Santo  quem  opera no nosso meio. Ele é quem nos convence e nos dá forças para continuar na presença de Deus fazendo sua vontade. Sem o Espírito Santo estamos fadados ao fracasso.

Creio  que  o povo  olhava  para aquele novo templo e como  percebia que  ficaria muito inferior ao primeiro, sentia uma profunda tristeza e  desencorajamento .  Nossos  olhos  sempre  nos dominam e nos enganam . Mas  a Palavra  de Deus para eles  foi : “ encherei  esta  casa de glória”. Oh,  amigos,  Deus não se  importa com a aparência das coisas, mas  sim  com  a  motivação  que temos.  Sua  presença era vista com os humildes e não com os grandes de Israel. Cristo Jesus, o resplendor da glória divina,  andava  com  publicanos  e pescadores  e não com os sábios , entendidos e ricos da alta sociedade Israelita.

Há um antigo hino que diz :

Igreja  pequena  onde  Deus falava, o louvor subia e a sua Igreja Jesus visitava. Onde está agora aquela igrejinha que o louvor subia e no mesmo instante o poder caía?

         Deveríamos  não  nos preocupar com a aparência dos nossos templos,  mas  com  nosso  desejo  em  servir a Deus e adorá-lo em verdade. Ora, Jesus Cristo sendo Deus nasceu como homem  numa  manjedoura. Palácio algum teve essa honra de recebê-lo no mundo. Mas uma  estrebaria  foi  a escolha do Pai para manifestar sua glória.
         Deus disse aos desmotivados :”

 Quem  há  entre vós que, tendo ficado, viu  esta  casa  na  sua  primeira  glória ? E como vedes agora ? Não é esta  como  nada  diante de vossos olhos, comparada com aquela ? A glória desta  última  casa  será  maior que a da primeira.”( v.3,9)

         Também devemos observar que a Palavra de Deus muitas vezes contradiz  nossa  realidade.  Nossos  olhos  nos  dizem uma coisa,  todavia  Deus  nos  diz  outra. Você  precisa  aceitar  o  desafio divino de andar  por fé.  Deus  encheria  aquela  casinha  simples com sua presença de  um  modo  que  o  rico  e  majestoso  templo  de  Salomão  jamais  fora. E  lembrem-se  que  na  inauguração  do  primeiro,  Deus  invadira  aquele  lugar com peso de sua glória, de  modo que  nenhum  dos  sacerdotes  podia  ficar  de  pé.  Assim  também  diante  do  Senhor  todos se  ajoelharão e o confessarão naquele dia.

         Hoje Deus nos promete uma glória infinita . Ele manda que não olhemos  para  este  plano,  mas  que  confiemos em sua palavra. Ele mesmo  será  nosso  templo  e  nossa  lâmpada  num paraíso que se perdeu por  causa  do  pecado.  Porém  Deus  mesmo  irá  restaurar a criação e não haverá mais morte nem sofrimento na terra prometida. Tão somente esforça-te  e  não  confie  nos  teus  olhos  que  te dizem o contrário.

Ele disse :
 “Ainda  uma  vez, daqui a pouco farei tremer os céus e a terra, e o mar e a terra seca e farei tremer  todas as nações e virão coisas preciosas de todas as nações e encherei esta casa de glória.”
( v.6-7)

 Significa dizer  que Deus está no controle do tempo , do espaço e dos governos  mundiais.  Na  hora  que  ele  quiser  pôr sua vontade em ação, ele o fará.  “ Daqui a pouco”  remete ao Kairós divino. Ora, só um pocochinho  de  tempo  e  que  há  de vir virá e não tardará.  Cristo em breve virá sobre os céus e fará tremer todas as nações da terra e então manifestará  sua grande glória.

         Quando  nosso Senhor  fora  apresentado  naquele  templo , sua glória  fora vista, mas não percebida. Quando ele vier novamente como Rei, então  todo olho o verá e o perceberá em sua glória infinita. Ele mesmo será o templo glorioso que Deus levantou em três dias. Amados, confiemos Nele e esperemos por ele que é fiel.

         Termino  dizendo  que  Deus  é  aquele quem levanta  profetas  para  motivar  e confrontar seu povo;  Deus é aquele que suscita um espírito renovado  em  seu  povo para a obra; E Deus é aquele que provê os recursos  necessários  para  sua obra. “ Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos”.


         Assim também é a obra de salvação. Toda ela está nas mãos do Senhor. Até  mesmo  porque  Cristo foi quem  disse : “Eu edificarei a minha Igreja”, logo  é Jesus  mesmo  quem  faz  todas  as coisas, ainda  que  nos use  como  instrumentos seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário