domingo, 14 de abril de 2013

As Inquietações da Alma




As Inquietações da Alma

No dia da minha angústia busquei ao Senhor ( Sl 77. 2 a)

Por Frankcimarks Oliveira

I - O Testemunho da Vitória de um Homem Sofredor ( V.1)

         Clamei a Deus com minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.

         Queridos, leitores, eis aqui o testemunho de um homem de Deus, sofredor e paciente, que em determinado momento de sua vida questiounou-se acerca das dores que enfrentou.
         Que possamos tomar as angústias de Asafe como exemplo de que " no mundo teremos aflições", contudo devemos manter a esperança em Deus, o único capaz de suprir nossas necessidades mesmo em meio aos momentos mais drásticos da existência.
         O Salmista inicia seu cântico dizendo: "O Senhor  me ouviu"
         Podemos deduzir que tal poema servia para testemunhar na congregação a vitória do poeta sobre suas inquietações. Ao dizer " ele inclinou para mim os ouvidos", ele estava dizendo : "Eu obtive resposta ou eu sei que o Senhor me ouviu". Aquela certeza que somente o cristão pode ter em relação ao seu Amoroso Deus.
         Mesmo sentindo-se num buraco, numa vala profunda e escura, o cantor brada " ele se inclinou para mim". Sua dor era tão profunda que ele sentia-se numa cova. Davi também disse: Ele  se inclinou para mim e ouviu o meu clamor; tirou-me de um lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre a rocha, firmou os meus passos ( Sl 40.1-2). Sua dor foi expressa de maneira poética. Como pode um homem ser tão sensível mesmo sofrendo tanto ? Davi ainda conseguia fazer poesia nos momentos mais dramáticos de sua jornada .
         Nós deveríamos fazer o mesmo . Ao invés de abrirmos nossas bocas para praguejar, deveríamos fazer poesia àquele que é digno de toda nossa criatividade.
         Outro homem da Bíblia também pôde expressar-se desse modo, mas de forma literal. José do Egito foi traído por seus irmãos e lançado dentro de uma cova vazia ( Gn 37,24,28). Ele deve ter ficado atolado naquela lama. Lá de baixo, sentindo-se tão pequenino, deve ter clamado : Elevo meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro ?  Meu socorro vem do Senhor que fez o céus e a terra ( Sl 121.1). Do mesmo modo Jeremias. Este fiel profeta de Deus sentiu a angústia da solidão e do desamparo. Também foi lançado numa cisterna escura. ( Jr 38.6,13)
         Não estamos isentos do sofrimento. Sabemos que mais cedo ou mais tarde ele virá. Entretanto, assim como Asafe, esperamos a resposta dos céus ao nosso favor e quando ela vem, alegremente cantamos canções que anunciam a maravilhosa graça de Deus e testemunhamos a todos que nossos pés vacilaram diante da dor, mas o mesmo Senhor nos firmou numa rocha.
II- A Dor da Alma ( v.2)

A minha alma recusava ser consolada

         Aqui percebemos o drama vivido por este servo de Deus. Ele diz : "No dia da minha angústia busquei ao Senhor, a minha mão se estendeu de noite e não cessava; a minha alma recusava ser consolada." ( Sl 77. 2) . Sua dor não cessava por todo o dia. Fez com que Asafe perdesse o sono. Ele se põe como um pai que perde um filho, inconsolável. O que se pode dizer a uma mãe que perdeu seu unigênito ? Assim como os amigos de Jó silenciaram sua voz diante das penúrias sofridas por seu amigo, as palavras nos fogem diante de um pai ou de uma mãe que perdem seus amados.
         Jacó soube muito bem o que é isso. Quando enganado por seus filhos mais velhos acerca da morte de José, ele chorou tanto, mais tanto, que recusou o consolo de seus familiares. ( Gn 37.35). Nada poderia consolá-lo naquele momento. Não sabemos, mas talvez Asafe tivesse perdido um filho ou um parente muito querido naquele momento. Ou sua dor era tão intensa que na sua oração colocou-se diante de Deus como um pai que perdeu aquilo que mais amava.
         O que dizer de Davi que jejuou e esteve prostrado a noite inteira por seu filho, que estava sentenciado a morte?  Ele recusou comer e ser consolado por seus servos ( 2 Sm 12. 17). Ou  o que dizer daquela viúva em Naim que desconsolada chorava rios de lágrimas por seu único filho falecido ? ( Lc 7.12,13) Só Deus pode consolar o sofredor. Somente Nele é que encontramos paz para nossas almas aflitas. Cristo consolou aquela pobre mãe devolvendo a vida de seu amado. A bíblia diz que um dia Deus enxugará de nossos olhos ( dos cristãos) toda lágrima. Um dia não haverá mais choro nem dor, mas Deus será toda a nossa alegria.
         Muitos personagens do sagrado livro sentiram essa dor em suas almas. A morte é terrível ! Marta e Maria se angustiaram; Jairo também se angustiou; Nós com certeza também nos angustiaremos. Mas não é somente a morte que produz angústias em nosso ser. Uma mãe Cananéia muito se perturbou por sua filha oprimida . Buscou a Cristo e encontrou respostas.
         Talvez Asafe tivesse perdido um filho, ou talvez expressou-se de modo dramático afim de ressaltar sua dor diante do Eterno. O que importa é que nessa vida teremos angústias e que nessas horas devemos abrigar-nos somente no Senhor nosso Deus.

III- As Inquietações da alma ( V.3)

Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me; e o meu espírito desfalecia 

         Quanta sinceridade da parte deste homem ! Ele não esconde suas fraquezas. Ele diz que esteve perturbado e queixoso. Precisamos ser francos diante de nosso Pai celestial. Deus conhece tudo o que se passa em nossos corações, por isso não adianta comparecermos diante do Senhor com palavras que não denotam nosso interior. Asafe foi bem claro : " Lembrava-me de Deus, e me perturbei". Parece que o cantor estava entristecido com o Altíssimo. Seu coração estava ressentido com os fatos. Asafe olhava para sua vida e não compreendia o que estava acontecendo. Será que o mesmo não acontece conosco hoje ?  Como seres finitos que somos, perturbamo-nos com a dor. Questionamos a justiça divina e perguntamos : Por que eu ? 
         Entretanto, quanto mais Asafe se queixava, isto é, reclamava, mais seu ser desfalecia. O que precisamos , amados leitores, é aceitarmos a soberana vontade de Deus. Isso nos garantirá saúde emocional e física. Não podemos julgar este servo de Deus, pois só o Senhor conhecia as dimensões de suas agonias. Muito mais do que ele ,sofreu nosso Senhor pendurado na rude Cruz!
         Vejamos mais o que ele diz : "Sustentaste os meus olhos acordados." Ele atribui a Deus sua inquietação. Esta assertiva pode ser interpretada de diversas maneiras. Primeiro,  alguém que esteve magoado com Deus. Segundo, alguém que entendia ser Deus Soberano e acima de todas as circunstâncias. Terceiro, as duas possibilidades juntas.
         Paulo disse que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. E parece-me que Asafe também via dessa forma. Mesmo sofrendo, ele via a mão de Deus agindo por alguma causa que ele mesmo desconhecia. Isso fica evidente nos versos cinco e seis:

Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. De noite chamei a lembrança meu cântico, meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou ( Salmo 77)

         Asafe buscava compreender o que estava ocorrendo com ele. Vendo se de alguma forma havia pecado ou feito algum mal para merecer tal dor. Sabemos que o justo há de sofrer aqui na terra. O próprio filho de Deus sofreu neste mundo vil. Não somos daqui e sentimos que somos  rejeitados por essa pátria. Mas Deus tem preparado algo muito grandioso para àqueles que o amam. Guardemos nossa fé!
         Lembre-se de Elias que encontrou-se também em situação parecida ( 1 Rs 19.9,10). Este profeta destemido esteve desgostoso com a vida. Sentia-se só e chegou a pedir a morte. Suas queixas foram vistas por Deus que em sua infinita graça sustentou seu servo e o tirou daquela condição. Do mesmo modo vemos Marta queixando-se do Senhor. Ela diz para Cristo : "Não te importas que sirva sozinha ?"  (Lc 10.41). Como a misericórdia de Deus é tremenda! Ele de fato é um Deus longânimo e Paciente conosco. Deus tem nos suportado até hoje e isso é impressionante. E mais do que isso, ele compreende nossa dor, sabe que somos pó. O que dizer de Pedro que diante de uma tempestade queixou-se com Deus e disse : Mestre, não se te dá que pereçamos ? (Mc 4.38). É como se Pedro dissesse : Mestre, o Senhor não se importa que morramos ?  Ou " O Senhor não nos ama?  use seu poder para nos salvar! Todos nós já fizemos isso um dia. Isso só revela o quanto somos pecadores e impacientes com o nosso Pai celestial.
         Não poderia deixar de citar, ao meu ver o melhor caso de um homem que se queixa, o caso de Jonas, o Profeta "Fujão"( Jn 4.1-11). Jonas desobedece a Deus, prega com má vontade aos Ninivitas e ainda reclama com Deus por ser tão amoroso com os pecadores. Jonas queria ver aquela cidade pegar fogo, ser completamente destruída. Mas Deus com sua maneira gentil mostra ao profeta que era ele  quem estava errado.
         A verdade é que a maioria das vezes nos queixamos sem motivos. Nosso orgulho não nos deixa ver nosso egoísmo. Precisamos do tratamento divino imediatamente. As queixas não nos levarão a lugar algum, senão a mais insatisfação e fraqueza.

IV- A Perturbação da Alma ( v.4)

Estou tão perturbado que não posso falar

         Muitas são as vezes que não temos o que dizer a Deus em nossas orações. As palavras simplesmente se recusam sair dos nossos lábios e a única coisa que conseguimos é gemer , gemer e gemer. Asafe soube bem o que é isso.  Não só Asafe,  mas Davi : Por que estás abatida ,ó minha alma ?  e por que te perturbas dentro de mim ?  ( Sl 43.5) .O Sofrimento, as perseguições, as enfermidades, a escassez de recursos e o pecado fazem o cristão chorar , gemer e emudecer. Mas estamos falando sobre perturbação. O que é perturbação ?  Ora, tudo aquilo que nos rouba o sono, a paz, a tranquilidade.
         Um bom exemplo disso é o reencontro de Jacó com seu irmão Esaú. A História nos conta que Jacó se perturbou em extremo quando soube que as caravanas de seu irmão vinham a seu encontro. Jacó havia "traído" seu irmão no passado e agora temia retaliação. Estava rico e poderoso depois de muitos anos de trabalho com seu sogro Labão.( Gn 32.6,7) Jacó temia perder sua vida e toda sua família. Entretanto, conseguiu orar a Deus, ainda que muito perturbado, pedindo livramento.
         Outro exemplo de perturbação são os discípulos do Senhor que estavam reunidos no cenáculo, temendo os Judeus que mataram seu Mestre. Cristo ressurreto aparece para eles e diz: "Paz seja convosco! Aqueles crentes estavam sem paz. Estavam perplexos e perturbados com os últimos acontecimentos, porém Cristo surge para lhes dá tranquilidade. (Lc 24.36-39)

V- A enfermidade da Alma ( v.10)

E eu disse: Isto é enfermidade minha, mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo

         Aqui  Asafe se dá conta de sua fragilidade e  confessa :        " Tudo isso é enfermidade minha". Precisamos reconhecer nossas limitações, assim como este servo de Deus o fez. Por mais que não entendamos os sofrimentos que veem sobre nós, não devemos questionar o Grandioso Senhor que faz tudo perfeito em seu tempo. Ele diz : “eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo" . Precisamos nos lembrar que Deus é fiel. O mesmo Deus que operou no passado nos livrando de todo mal, é o mesmo Deus que está conosco Hoje. Removamos, pois, toda essa névoa que se põe em nossa frente e olhemos para o Altíssimo Deus!
         Até os homens mais íntimos de Deus tiveram seus momentos de "enfermidade". Pedro duvidou de Cristo ( Mt 14.31). O medo paralisou sua fé e se não fosse a graça do Cordeiro, Pedro teria sucumbido. Do mesmo modo as tribos com Josué desanimaram diante das provas que se seguiriam. Os gigantes das terras prometidas apavoraram os Hebreus e derreteram seus corações com dúvidas. ( Nm 32.7) O próprio Josué vacilou um dia, sentiu-se fraco e desmotivado. Já não tinha certeza se Deus estaria com ele após a morte de Moisés.( Js 1.6) Graças a Deus que é maior que nossas "enfermidades". Ele remove nossas dúvidas, ele nos enche de ânimo e faz com que nossas inquietações desapareçam. Somos perplexos, mas não desanimados ( 2 Co 4.8,16)
VI- Olhando para o Alto (v.11)

Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.

         O Segredo da Vitória de Asafe foi não olhar mais para seu derredor. Ele tirou seus olhos de sua dor e os pôs no autor da sua Fé. Ele passou a lembrar de tudo que Deus já tinha feito em sua vida e começou a se alegrar. Ao invés de ficar em casa sentindo-se um derrotado, Asafe decidiu ir a casa de Deus para contemplar toda sua formosura. Decidiu compartilhar de todos os Seus grandes feitos na terra dos viventes. Ele diz:

O Teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como nosso Deus? ( Sl 77.13)  

         Vês a mudança no tom de Asafe ?  Aquele homem que estava triste e cabisbaixo, agora canta louvores a Deus, dizendo : Deus me ouviu! Deus me ouviu!
         Nos últimos versos Asafe declara a grandeza de Deus e o seu domínio sobra a natureza. Ele faz trovejar e relampejar. Deus faz chover dos altos céus. Ele caminha sobre as ondas e tempestades. Deus está no controle de tudo!
         Como Asafe poderia permanecer triste tendo um Deus assim em sua vida ? Se Deus tem o poder de controlar coisas tão poderosas como raios e trovões, o que era seu problema diante do Senhor?  Por isso ele descansou em Deus e passou a louvá-lo com mais força e entusiasmo. Queridos, olhemos para a Grandeza de nosso Deus e descansemos. Ele está no controle de tudo, inclusive de nossas pequeninas vidas. Amém.

2 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO IRMÃO

    Que postagem maravilhosa, seu blog é uma benção

    estou até divulgando ele no meu blog

    apdsj


    Wallace Oliveira Cruz


    http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir