quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Mensagem de Deus para o Mundo



Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; (1 Pedro 3:18)

Por Frankcimarks Oliveira

                         A Igreja para qual Pedro escrevia estava sendo provada pelas aflições das perseguições. Entretanto, o apóstolo diz que é melhor padecer fazendo o bem do que o mal. Nós devemos suportar a cruz que nos foi proposta, por amor àquele que nos amou primeiro.
                         Deus em sua soberania sabe o que é melhor para nós. Ele é o mesmo e não mudou, portanto devemos amá-lo com inteireza de coração, tendo por exemplo o Justo Jesus que padeceu por nossos pecados.
                         Mas o que deve-se ser enfatizado aqui é a Mensagem de Deus  para o mundo. Pedro dá conselhos de perseverança aos santos do Senhor, dizendo para eles conservarem a santidade e o amor. E termina citando o exemplo de nosso Senhor Jesus, bem como o juízo dado ao mundo antigo nos dias de Noé através do dilúvio. Suas palavras serviam tanto para admoestar como para consolar aquela comunidade cristã. Vejamos a “principal” parte de sua mensagem neste capítulo.

I-                    O Sacrifício Substitutivo

                         O Senhor em sua divina Providência mandou-nos seu Filho, santo, justo e mais sublime que os céus, para ser o sacrifício agradável a si mesmo, a fim de redimir nossa alma da perdição e levar-nos de Volta a Sí. Glória, pois a Deus, que não poupou nem mesmo a Cristo e tudo isso para provar-nos seu Santo amor. Não podemos negligenciar tamanha salvação demonstrada na Cruz do Calvário. Ai daquele que pisa no sangue do Cordeiro, que não tem por preciosa a morte do Filho Unigênito do Pai.
                         Para livrar-nos de sua Ira, Deus derramou-a em seu Amado, para que aquele que estiver sob o sangue da nova aliança não tenha mais que provar da Morte eterna. Cristo é por assim dizer o Nosso Sacrifício Substitutivo, ou seja, morreu no lugar dos verdadeiros criminosos que mereciam a punição. Deus não foi injusto, antes na Cruz demonstrou ser Santo o suficientemente para punir as iniquidades dos Homens, e demonstrou ser Misericordioso, salvando a todos aqueles que se escondem na sombra de seu Filho ressurreto.
                         Lembre-se, aquela Cruz era de Barrabás e não de Cristo. Quem deveria ter morrido era o assassino e rebelde Barrabás, isto é, eu e você. Mas o Cordeiro Pascal foi oferecido e o sacrifício foi aceito por Deus , o Pai, e por isso há esperança para todo aquele que arrependido se aproxima do Senhor. Crê no Senhor Jesus e será salvo tú e tua casa. Amém!

II-                  O Caráter de Deus revelado ao Longo dos tempos
      
                         Amados, quem pode acusar Deus de ser um Deus tirano e sem compaixão? Quem ousa erguer a voz e dizer para o Santo e Eterno que ele é um Deus sem misericórdia? Nosso Deus tem demonstrado que seu Caráter é íntegro e Reto, que não há sombra de Variação em sua Pessoa. Deus é Fiel, bom, amoroso, compassivo, longânimo, tardio em irar-se. Na verdade ele deseja que todos se arrependam e venham ao conhecimento da Verdade. Deus não tem prazer na morte do ímpio, pois sabe que seu destino eterno é a separação total de sua presença.
                         Desde os tempos mais remotos esse mesmo Deus tem demonstrado ao Mundo seus planos bons e sua vontade perfeita. Entretanto, assim como Barrabás, toda a humanidade tem se voltado contra os desígnios do Santo Criador. O que ele fez? Enviou homens como mensageiros para despertar os povos de seus pecados, fazendo-os voltar para seu seio. O homem ouviu sua voz? Não! Antes preferiu viver nos desejos de sua carne, dando vasão às suas concupiscências mais vis.
                         Foi assim nos dias de Noé. O mundo havia dado as costas a seu Criador. Em sua paciência, nosso Deus suportou ainda cento e vinte anos de pecados obstinados de uma geração má e perversa. Ele fazia Noé pregar o arrependimento, assim como fez com todos os seus profetas. Um dia sua paciência que é grandíssima se esgota. E o Deus que avisa o juízo faz valer sua palavra. Nenhum habitante creu no que Noé pregou, e apenas este com sua família foi salva da Ira divina.
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; (1 Pedro 3:20)

Amados, é melhor crermos no que Deus diz, antes que seja tarde demais. Ele é Santo, e como santo que é, não pode deixar o pecado sem recompensa. Ora, o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, através de Cristo Jesus.
Essa mensagem fazia a comunidade primitiva pensar duas coisas: Devemos ser pacientes e confiar mais em Deus, pois ele tem demonstrado seu Caráter a nós, seu amor e sua longaminidade. Devemos assim como Noé esperar em Deus que é vingador de seus santos. Noé também foi afligido pela perseguição dos incrédulos, mas sofreu calado, assim como Cristo, e não pagou mal por mal, antes sua mensagem de salvação era o maior bem que podia fazer aos pecadores de sua época, homens aprisionados no inferno por sua incredulidade.

III-             A Exaltação de Cristo

Aquele que foi maltrado pelos pecados dos injustos, recebeu das mãos de Deus a sua recompensa. Cristo está em seu trono de direito e demonstra para sua igreja sofredora que há uma recompensa para àqueles que confiam no amor e na fideldade de Deus, bem como em sua justiça delegada a nós.
Imitemos ao Senhor que prometeu que aquele que perseverar até o fim sentar-se-á no trono com ele.

O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.
(1 Pedro 3:22)

A Igreja de Cristo não deve temer as perseguições, pois além da promessa de descanso eterno ao lado do Messias, temos um Senhor que sabe o que é sofrer. Ele se importa com nossa dor. E Ele é o Todo Poderoso, tem condições de nos livrar de todo o mal. Se ele fosse inferior aos anjos ou principados, então teríamos muitos motivos para temer. Porém, Pedro diz que ele está acima de todo poder que se nomeia.
Cristo triunfou na Cruz expondo à vergonha todos os seus inimigos que hoje estão debaixo de seus pés. Igreja do Senhor, confia nele somente!
E por fim, convido a todos os cristãos que amam a Deus e ao nosso Senhor Jesus, que preguem esta palavra a tempo e fora de tempo. Digamos o que Pedro disse; preguemos o que os apóstolos pregavam. Isto é, a mensagem de Deus para  mundo que é a mesma:

1-      Arrependimento;
2-      O Sacrifício Substitutivo ( Perdão dos pecados em Jesus)
3-      O Juízo para aqueles que recusam a poividência divina que é Cristo, o Salvador;
4-      Exaltação dos Pacientes, que mesmo em meio as dores da vida, confiam em Deus, amam seu próximo e retribuem bem ao mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário