domingo, 14 de abril de 2013

Encontrando o Salvador





Encontrando o Salvador

E entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram.( Mt 2.11 a)
Por Frankcimarks Oliveira

I- Um menino nos Nasceu ( v.1)

         As antigas profecias garantiam-nos que um menino seria ofertado por Deus aos Homens. Ele carregaria sobre seus ombros o poder e seria chamado de "Deus Forte"( Is 9.6) . Agora vê-se o relato de Mateus anunciando o cumprimento dos santos oráculos na pessoa bendita de Jesus Cristo.
            Muita coisa deve ser observada nesse acontecimento:
            Primeiro, Cristo é a prova de que Deus vela para cumprir com suas promessas. Deus encarregou-se de fazer valer tudo o que houvera dito por meio de seus santos profetas. A História caminhou de modo tal que nenhum "jota "dito pelos lábios divinos caiu por terra.
            Segundo, aquele menino era nada mais nada menos do que o Próprio Deus encarnado, " E o Verbo se fez carne e habitou entre nós "( Jo 1.2). Isso demonstra que o Criador de todas as coisas é Humilde. Ele sempre carregou o universo em suas mãos, mas agora, ele mesmo era sustentado pelos frágeis braços de uma mulher.
            Terceiro, a encarnação demonstra o quanto Cristo identificou-se com o Ser Humano. Ele se fez homem para morrer pelos homens. Cristo, ainda que seja chamado de " o Cordeiro de Deus", não veio em forma corpórea de um animal, mas como o Segundo Adão, a fim de redimir a todos os seus filhos caídos.
Quarto, ele já nasceu como Rei. Nunca se ouviu falar de um pequeno bebê ser rei de algum lugar, mas Cristo ainda sendo uma simples criancinha, carregava consigo este título tão maravilhoso. Os magos perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos Judeus ?( v.2) Ele não viria a ser, ele já era. Diferente dos homens que assumiam tal função, o Filho de Deus era naturalmente Rei.       Ele é aquele que tem em sua coxa escrito " Rei dos reis e Senhor dos Senhores". A realeza está em sua carne, em sua natureza e essência.  Foi para isso que ele veio ao mundo, para reinar. Entretanto, seu reino não é  daqui ; está muito além do que conhecemos como governo político.
            Quinto, sua divindade se manifesta pelo fato que ele pode receber adoração. Os mesmos sábios  disseram: Pois vimos sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo. (v.2). Aquela criancinha  tão indefesa era digna de receber honra e louvores por ser o unigênito de Deus.

II-  Um Rei a Ser Encontrado ( V.2)

         Como se viu, aqueles homens, chamados de magos, isto é, estudiosos das estrelas e dos planetas, deixaram sua terra distante para buscar aquele a quem as antigas profecias se referiam. Eles caminharam uma jornada de fé.
            Ora, eles investiram tempo, força, dinheiro e muito mais que se possa imaginar. Passaram dias e dias atravessando gigantescos desertos, e para quê ? Para encontrar o Rei dos Judeus.
            Eles deixaram o conforto de suas casas, o aconchego de suas famílias, o prestígio de sua sociedade e a relevância de suas atividades. E por quê ? Porque algo muito mais forte do que eles compreendiam os impelia a abandonarem tudo para encontrar o único Salvador, aquele que é o Dom de Deus.
            Agora, reflita um pouco nisso, amigo leitor. Que esforço você tem feito para encontrar aquele que nasceu glorioso, ainda que num estábulo ? O que você tem deixado para se encontrar com a "semente da mulher" prometida lá no Jardim do Édem pelo Pai ? Será que este Rei Humilde não é digno de sua renúncia e busca?
            Aqueles Homens não pensavam em outra coisa a não ser no dia em que eles veriam seu Rei face a face. E como eles se alegraram quando o viram. Todo o calor do deserto durante o dia e todo o frio da noite que eles suportaram não se comparou com o imenso gozo que eles desfrutaram na presença daquele lindo Salvador. Vale a pena sofrer por Cristo na curta jornada deste mundo tenebroso, pois sua glória excederá toda a dor que sentirmos aqui e além do mais , sabemos que em nenhum outro há salvação!
            Pense um pouco, querido leitor. Você tem procurado por Jesus em sua vida? Será que a certeza de que todos nós um dia nos encontraremos com Deus não te faz repensar tua caminhada e as suas escolhas ? Ainda podes encontrar o Salvador como uma linda criança que nos faz sorrir com o gesto mais simples. Enquanto tendes vida, podes te arrepender e confessar teus pecados e recebê-lo como quem recebe uma criança no colo, cheio de alegria. Mas, se tu o desprezares, triste será teu fim. Não poderás descansar com o alento dos bebês, mas irás chorar eternamente como aquelas mães que perdem seus filhos para sempre.

III- Guiados pelo próprio Céu ( v.9-10)

         Uma grande boa notícia é que Deus é o maior interessado em conduzir os homens ao encontro de seu amado filho.  Deus "vive" para isso, para que os perdidos encontrem a salvação. Mas onde ela está ? - perguntaria desesperado o pecador. Ora, não a acharíamos nos palácios junto de Herodes, homem ímpio e amante do poder. Também não a acharíamos com os Fariseus, teólogos autossuficientes e apegados a sua própria justiça. Mas Deus confundindo as expectativas de todos nós, revelou sua salvação no meio de pessoas simples como José e Maria.
            Lá estava a propiciação pelos nossos pecados, no meio de vacas e asnos, deitado numa manjedoura de palha .Ora, o homem sozinho jamais acharia tal presente divino.
            Percebe-se que os sábios procuraram Cristo primeiro na Casa real, pois falaram primeiro com o rei Herodes. Este , curioso e temendo perder seu trono para um novo rei, foi até os sacerdotes para informar-se melhor dos textos sagrados acerca de tal evento. Não satisfeito com o conhecimento teológico, volta aos astrônomos, para saber o que a Ciência tinha a dizer sobre aquele acontecimento eminente. Entende-se com o exemplo de Herodes que nem todos que buscam a Cristo o buscam em sinceridade. Nem sempre os propósitos da busca humana por Deus são santos. Herodes queria matar o menino, pois em sua cabeça só ele poderia ser o rei de Israel.
            Por quê buscamos a Deus ? O que nos faz irmos atrás de tanto conhecimento sobre sua pessoa? Quais são nossas reais motivações? Deus mais do que ninguém as conhece! Que nossa busca por Cristo seja a mesma dos sábios :" viemos para adorá-lo". Que a Pessoa e a bondade de Jesus sejam nossos únicos motivos pela busca de conhecimento teológico e cientifico. Pois todos aqueles que buscam tais coisas sem este propósito querem, assim como Herodes, matar o Senhor, tirá-lo de suas vidas para sempre. Mas, observemos o texto:


 e eis que a estrela , que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria ( Mateus 2. 9-10)

            Se devemos atribuir a alguém o sucesso daquela missão feita pelos magos na busca do Salvador, essa pessoa é Deus. Foi o próprio Deus quem conduziu aqueles sedentos por águas vivas até a fonte sem fim. Através de uma estrela, Deus os guiou ao seu destino final.
             Está claro que a salvação depende completamente de Deus! Do que adiantaria aquelas pobres criaturas deixarem suas casas se Deus não estivesse com eles ? Eles rodariam e rodariam pelos desertos e jamais achariam a " Resplandecente Estrela da Manhã". O Senhor Jesus disse : Ninguém vem a mim, se o Pai que me enviou, não o trouxer ( Jo 6.44)
            Que maravilhosa notícia para nós , pecadores perdidos, pois se Deus é quem nos guia até a Salvação que é seu Filho Jesus, logo podemos descansar e alegrarmo-nos. Ele nos inquietará para sairmos ao seu encontro. Então se alguém vai ao encontro de Cristo, ele primeiro teve de ser impelido pelo Espírito Santo para fazer tal coisa.
            Deus nos dará seus sinais. Neste caso, ele usou uma estrela como guia. Ele pode fazer isso de diversas maneiras. Pode usar homens e mulheres de Deus como nossos guias até Cristo. Evangelistas e pregadores; Cristãos sinceros e devotados a missões. Mas sempre é ele quem opera tudo em todos, por isso toda a glória pertence a ele. nosso Guia e Senhor.

IV- Santificados por Deus (v.12)

            Como é bom saber que o Deus que começou a obra de salvação em nossas vidas, a  terminará. O Senhor fez com que aqueles Sábios saíssem de suas casas para encontrarem o Salvador Jesus. Deus fez com que eles perseverassem ao longo do caminho, pois atravessar um deserto não é coisa fácil. Deus os fez  vencer o Príncipe deste Mundo ( Herodes pode tipificar em alguns aspectos o Diabo, o arqui-inimigo de Deus, que odeia a Cristo Jesus). E fez com que eles chegassem a seu destino em Belém da Judéia, onde estava o menino divino.

            Além de tudo isso, Deus em sua Providência, por divina revelação, comunicou a seus filhos do oriente que não voltassem pelo mesmo caminho, pois Herodes queria saber onde estava o novo Rei para matá-lo.

E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho. ( Mt 2.12)

            Deus estava separando seus  filhos do mundo e daqueles que não amam o nome de Jesus. É isso mesmo que ele faz, nos separa das coisas vis; ele nos santifica para si.
            Todo aquele que torna-se amigo de Cristo, constitui-se inimigo do mundo. Muitas antigas amizades deverão ser rompidas, pois algumas delas irão querer tirar de nós o bem mais valioso que recebemos das mãos de Deus: Cristo, a esperança da Glória.
            Deus disse: saí daí, não volteis pelo antigo caminho, não olhem para trás. Precisamos seguir em um novo caminho quando encontramos o Senhor. Ele mesmo nos fará andar por outro caminho, melhor e cujo fim é de vida eterna.
            Se você encontrou a Cristo de fato, fica sabendo que muitos irão querer roubá-lo de ti. Por isso Deus te manda fugir dos laços, da aparência do mal, dos falsos amigos. Ande com aqueles que também amam ao Senhor e sua caminhada será bem menos dolorosa. Obedeça a ordem vinda dos céus : Vá por outro Caminho, mude os seus passos, siga-me e serás bem aventurado, diz o Senhor.
            Podemos louvar a Deus por seu total compromisso Com aqueles que ele chama. Talvez você se pergunte: Por quê Deus salvou aqueles magos e não a Herodes ? Por quê se revelou aqueles homens estrangeiros e não a Herodes ? - Porque assim aprouve a ele! Ele se revela a quem quer e se oculta de quem quiser também, porque ele é Deus e nós somos barro, caco entre os cacos .
            Herodes em nenhum momento desejou a Cristo por um sentimento de tristeza por seus pecados. Apenas pensava em destruí-lo e morreu sem Deus no mundo. Não faça isso leitor. Siga o exemplo daqueles buscadores sedentos e não o do impenitente rei de Israel. Não deixe que o apego as riquezas, as glórias passageiras desta vida te seguem como segaram a Herodes. Olhe para o dom que Deus nos deu e o Adore. Ajoelhe-se diante do Senhor Jesus e clame por Salvação e Deus guiará seus passos por um novo e vivo caminho. Amém!
Busque, encontre e adore o Salvador e Deus te fará andar num novo Caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário