quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Evangelho de Todos os Tempos


E Vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e toda a nação, e tribo e língua e povo. Dizendo com grande voz: temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do juizo, e adorai aquele que fez o céu, a terra e o mar e as fontes das águas ( Ap 14.6-7)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
I- Paulo em " defesa" do verdadeiro evangelho:
1- Paulo era tão zeloso pelo evangelho que pedia que o suportássem por isso  (2 Co 11.1-2)
2- Paulo temia que a serpente enganasse a igreja e ela se afastasse da simplicidade que há em Cristo (2 Co 11.3)
3- Paulo sabia que havia falsos apóstolos pertubando a igreja pregando um outro Jesus e um outro evangelho ( 2 Co 11.4)
4- Paulo se espanta com a igreja em Galácia por tão rapidamente ela ter abandonado o verdadeiro evangelho da graça de Deus ( Gl 1.6)
5- Do mesmo modo que os coríntios, os gálatas estavam sendo persuadidos a crerem num evangelho deturpado (Gl 1.7)
6- A advertência de Paulo : Não aceitem outro evangelho além deste que prego ( Gl 1.8)
7- O evangelho que Paulo pregava foi uma revelação dada pelo próprio Cristo, logo, negá-lo era negar o próprio Cristo ( Gl 1.11-12)
II- O Verdadeiro  Evangelho Não Muda:
1- Isaías pregou o mesmo evangelho que Paulo e do mesmo modo os homens não creram (Is 53.1)(Rm 10.16-18)
2- Paulo diz que todos os homens ouviram o evangelho que ele anunciava, até mesmo os antigos ( Rm 10. 18)
3- Os céus e toda a criação de Deus anunciam sua Glória (Sl 19.1-4):
3.1- Mesmo não tendo voz a criação prega a verdade de Deus (Sl 19.3-4)
3.2- Deus chamará os céus e a terra como testemunhas em seu juizo        ( Sl 50.1-6)
3.3- Mesmo os homens vendo a glória de Deus na criação eles ainda preferem cultuar deuses estranhos . Isso os condenará ( Sl 97.6-7)
3.4- Deus pregou o evangelho ao criar a luz, pois fez distinção entre luz e trevas ( Gn 1.1-5)
3.5- A luz veio a esse mundo trevoso ( Jo 1.1-4-6). Quando todas as manhãs surge a luz, a natureza anuncia o evangelho eterno, dizendo que Cristo já veio a esse mundo.
3.6- Deus pregou o evangelho ao criar o sol , porque pôs o sol no centro do  nosso universo  (Gn 1.14-15). Sem o sol não seria possível vida na terra, portanto é o sol que salva este mundo da morte.
3.7- O Sol da Justiça  (Jesus) está no centro de toda a doutrina bíblica. Sem Cristo não há salvação ( Ml 4.2)( At 4.12)
3.8- Deus pregou o evangelho ao fazer o dia e a noite. (Gn 1.5)
3.9- A natureza continua pregando o evangelho eterno, pois fala da morte e a ressureição de Cristo. Todos vêem o sol " morrer" a noite, mas logo bem cedo vêem, e muitas vezes nem chegam a ver, o sol ressussitar e tomar seu lugar nas alturas, forte e majestoso           (Lc 24.1-6)
3.10- A "morte" de Adão e o nascimento de Eva : Deus fez cair sobre Adão um sono e  da sua costela fez Eva, despertando então Adão. Do mesmo modo a morte de Cristo fez aparecer a igreja, que estava escondida Nele antes da fundação do mundo . Cristo então ressussita para cuidar de sua amada esposa (Gn 2.18-23)
3.11- O Primeiro sacrifício feito por Deus para redimir Adão e Eva : Deus matou um animal, tirou sua pele e cobriu o primeiro casal da terra. Do mesmo modo Deus deu seu único filho para redimir nos pecados. Ele cobriu e perdoou nossos pecados quando nos revestiu de Cristo.(Gn 3.21)
3.12- A morte do Justo Abel : Abel, filho de Adão, foi terrivelmente assassinado por seu irmão por causa da justiça de Deus. Abel morreu por obedecer os ensinamentos de Deus. Cristo , o justo, por obediência foi levado a morte e morte de Cruz. (Gn 4.1-10)
3.13- A vida e a obra de Noé : A bíblia diz que Todos os homens haviam se corrompido e que apenas Noé era um homem Justo, que temia a Deus. Ele em obediência a Deus constrói uma arca capaz de livrar e salvar aqueles que cressem no juízo divino. Noé simboliza Cristo, o único capaz de salvar o mundo de seus pecados. Naqueles dias o mundo foi salvo apenas por um homem, do mesmo modo hoje e sempre, só Cristo pode salvar este mundo e livrá-los do juízo divino. Pela fé Noé e sua casa foram salvos da ira que veio sobre o mundo. Por isso mesmo,ele não representa somente a Cristo, o Salvador, mas aqueles que se salvam. Deus salva o homem por meio da fé em Cristo e não há outro meio de salvação.(Gn 6-7)
3.14- Noé envia uma pomba de dentro da arca : A bíblia nos mostra que o Espírito Santo foi enviado pelo Salvador do Mundo ( Jesus) para testificar da verdade e da vida eterna. As muitas vezes que Noé envia a pomba significa a atuação do Espírito Santo sobre a terra. Desde sempre o Consolador está atuando e operando neste mundo, Ele é eterno. Quando a pomba volta a Noé trazendo consigo uma folha de oliveira ela está trazendo vida. É isso que o Espírito Santo faz na vida dos seres humanos, ele suscita vida, ele gera vida, ele nos ressussita dos nossos pecados e nos apresenta a Deus. (Gn 8.7-14)
3.15- As águas baixam e Noé volta a pôr o pé no chão: Sabemos que nem toda alegoria serve perfeitamente para uma ilustração completa. Apenas algumas sombras desses acontecimentos podem ser utilizadas para revelar a verdade do evangelho eterno. Porque sabemos que mais na frente Noé se embriagou e acabou pecando, mostrando sua nudez. Logo, nem tudo na vida de Noé pode tipificar Cristo, pois Cristo nunca pecou.
Quando as águas descem e Noé põe seu pé novamente em terra firme, entendemos que Cristo um dia retornará a este mundo. Ele fez uma grande obra (arca = salvação) e voltará para reinar como Senhor absoluto sobre todos.
3.16- O Sacrifício de Isaque : Abraão oferece seu "único" filho ( sabemos que ele tinha outro, mas somente Isaque é contado) em holocausto a Deus. Um animal morre no lugar de Isaque. Aqui temos uma alegoria complexa do evangelho. Abraão simboliza Deus dando seu filho no monte da providência. Ao mesmo tempo Isaque representa todos os homens que devem morrer por causa de seus pecados, mas que são salvos graças a providência tomada por Deus para livrá-los ( o animal inocente = Cristo). Abraão foi salvo por meio da fé. Ele acreditou que Deus era poderoso para salvar. Do mesmo modo hoje somos salvos e justificados por meio da fé em Cristo.
3.17- Abraão intercede por Ló e o livra do juízo de Deus : o fogo de Sodoma e Gomorra. Sabemos que o homem só pode ser salvo se Cristo interceder por ele. Só Cristo pode livrar alguém do fogo do inferno. Deus só atenderá às orações de seu amado filho, que é justo e justificador dos pecadores. O evangelho eterno sempre gritou que Deus é Santo e que pune e julga os pecados que os homens cometem contra ele. (Gn 18. 23-33; 19.24-25)
3.18- Deus escolhe Jacó para abençoar : Uma das coisas que Paulo mais pregou foi a eleição divina. Deus escolheu a Jacó antes mesmo dele ter nascido, antes de fazer o bem e o mal, para que não se gloriasse diante de Deus por suas obras. Jesus também nos ensinou isso :     " não foram vocês que me escolheram, mas eu escolhi vocês". Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis no amado.(Gn 25.23)
3.19- A vida e a obra de José no Egito : José foi vendido por seus irmãos e feito servo no Egito. Depois de muita provação José foi exaltado sobremaneira e deu um grande livramento a seu povo. Do mesmo modo Cristo, ele foi vendido por um compatriota seu, foi humilhado e por fim exaltado a destra de Deus (Fp 2)
3.20- Moisés e as 10 pragas no Egito : Vemos um pequeno apocalipse no livro de êxodo. A ira de Deus será derramada de modo perfeito sobre todos aqueles que não foram cobertos pelo sangue do cordeiro pascal (Ex 7-11)
3.21- O Sacerdote Melquisedeque prefigura o verdadeiro sacerdote imutável: Cristo. Ele serviu a "santa ceia" a Abraão ( pão e vinho) testificando da nova aliançafeita por Cristo através de sua carne e seu sangue (Gn 14.18)
3.22- Absalão usurpa o trono de Davi : O Anti-Cristo desejará ser como Cristo ( adorado) e usurpará seu trono. Porém, assim como Absalão fora destruído, ele também o será pela espada da boca do Filho de Deus.
3.23- Salomão e a edificação do Templo: Salomão significa Pacificador, ou seja, um rei de Paz. Cristo é a nossa paz com Deus e é ele quem edifica sua igreja e as portas do inferno não podem prevalecer contra ela.
3.24- Sadraque, Mesaque e Abdnego na fornalha de fogo: A bíblia diz que aqueles que são fiéis ao Senhor até a morte serão poupados do lago de fogo e enxofre. É Cristo que nos livra do fogo do inferno. Do mesmo modo que o anjo enviado por Deus livrou os três jovens da morte, Cristo , o Filho de Deus, nos livra da ira vindoura. (Dn 3)
3.25- Boaz redime a gentia Rute : Vemos já nesses textos o plano de salvação para os gentios. Deus salva tanto a Judeus quanto a gregos. Boaz simboliza Cristo, aquele que resgatou nossa alma e pagou nossas dívidas. Rute simboliza as nações não-judias que também fariam parte da nova aliança de Deus.
Poderíamos passar horas falando do evangelho eterno, mas creio que estes exemplos são suficientes para guardarmos o verdadeiro evangelho imutável. Deus não muda nem seu evangelho: Temei a Deus e dai-lhe glória, esta é toda a mensagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário