quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Anões em Terra de Gigantes


Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.( Números 13:33 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


1- Os espias desanimaram-se diante dos Gigantes de Canaã(Nm 13.27-29))
2- Josué e Calebe creram que o Braço do Senhor poderia lhes dar a Terra ( Nm 13.30)
3- Davi não temeu o tamanho de Golias, antes confiou no nome do Senhor(1 Sm 17)
4- Davi era apenas um rapazote e Golias um gigante( i Sm 17.4,42)
5- Zaqueu possuia pequena estatura e teve que enfrentar seus "Gigantes"( Lc 19.1-10)

Amados, gostaria de compartilhar uma verdade bíblica que vivenciamos de tempos em Tempos em nossa jornada cristã: Grandes combates que nos torna ' anões".
Como o Senhor Jesus mesmo disse" no mundo tereis aflições", entretanto precisamos ser corajosos e confiar naquele que venceu todas as lutas, inclusive as nossas.

A biblia narra a história dos espias que Moisés enviou para " investigar" a terra que o Senhor prometera dar a seus pais. Porém logo ao chegarem a terra seus corações desfaleceram diante das dificuldades aparentes.

Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
(Números 13:33)


O que mais chama minha atenção são os dizeres" éramos aos NOSSOS olhos como gafanhotos e aos SEUS olhos(dos gigantes).

Aos olhos de Deus "nada" estava acontecendo. E Josué e Calebe foram recompensados por Deus por compartilharem da mesma visão do Senhor.( Nada é impossível aos que creem)

As bençãos asseguradas eram proporcionais às lutas garantidas. Mas aí está o gostinho da vitória. Deus quer que sejamos dependentes Dele e por isso permite que nos deparemos com situações bem complexas para que saibamos que foi Ele e não nós que alcançou a Vitória.

Os cachos de uva daquela terra eram carregados por dois homens, a terra produzia leite e mel( doçura e abastecimento/ o essencial e o extraordinário).
Infelizmente, muitos " irmãos" só conseguem ver as lutas, as provas, as dificuldades, os problemas. E por isso se tornaram pessoas pessimistas, desanimadas e desencorajadouras.

Não é bom conviver com alguém que só conta derrota, porque de certa forma isso nos afeta. Foi assim com a multidão dos hebreus:

Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.( Nm 14.1-4)


É verdade que somos pequeninos, mas agradou ao Pai dar-nos suas Promessas. Se somos pequenos, nosso Deus é grande.

Davi sabia muito bem disso, na primeira oportunidade que teve não pensou duas vezes, foi valente como Calebe e confiou no nome do Senhor dos Exércitos. Com apenas uma pedrinha derrotou o gigante Golias. Deus faz assim! Não há problema tão grande que não seja superado. Por maior que seja a adversidade nas nossas vidas a Pedra de Esquina ( Jesus) pode resolver.

Golias impunha medo, autoridade. Todos que o viam temiam e fugiam. Porém um mocinho, franzino e de gentil aspecto tinha um segredo que Golias não conhecia: Um Deus que jamais desampara os seus filhos!

Golias ao ver Davi o desprezou, zombou dele e de seu Deus. Davi ao ver Golias o desprezou, zombou dele e de seu deus, pois sabia em quem cria. Davi o chamou de incircunciso.( Davi não absolveu palavras contrárias)

O que quero dizer é que nossos problemas ou até mesmo o diabo procuram nos apresentar uma imagem irreal da realidade ou de si próprio. Toda aquela armadura, escudos pesados, lanças imensas, e etc.Tudo isso servia apenas para destrair os israelitas de sua capacidade de crer em seu Deus.O medo paraliza a fé e sem fé é impossível conseguir algo de Deus.

Se você acreditar no poder do nome de Jesus esse seu problema cairá por terra. Tão somente se apegue ao Senhor, descanse nele e no momento certo aja com destreza e o Deus dos céus honrará sua fé.
Davi tinha habilidades com sua funda. Ele usou aquilo que melhor sabia manusear, por isso foi bem sucedido. Davi recusou vestir a armadura de Saul, pois já estava revestido com a armadura de Deus.

Podemos ser pequeninos, mas foi do agrado do Pai nos fazer herdar as promessas.
Podemos ser pequeninos, mas o nosso Deus é Grande!

Para terminar gostaria de falar de um homem chamado Zaqueu. A biblia é bem enfática ao revelar que Zaqueu era um homem rico, porém de baixa estatura. Zaqueu morava em Jericó e Jesus passava por sua cidade. Muito curioso decide ver aquele que poderia mudar sua vida por dentro.

Subiu em uma figueira brava( cheia de espinhos) para ver o Mestre. Teve de enfrentar uma multidão de "Gignates", pelo menos para ele eram gigantes.
Tudo que vem fácil vai fácil, já dizia um adágio popular.
Deus quer nos dar bençãos permanentes e duradouras. E mais uma vez repito: Deus permite grandes dificuldades para que saibamos valorizar aquilo que recebemos dele e ao mesmo tempo o Senhor trabalha no nosso caráter, égo, personalidade e nos molda a sua maneira para que possamos desfrutar completamente daquilo que ele nos deu.

Zaqueu não temeu ser visto buscando a Jesus pelos seus vizinhos( lembre-se que ele era rico e orgulhoso).Ele não temeu se machucar na árvore espinhenta, mão temeu enfrentar uma multidão( ele podia ser esmagado ali dentro). Zaqueu obedeceu a Cristo quando este o ordenou: desce depressa.

Zaqueu teve que derrubar as suas muralhas de Jericó( suas barreiras e limites)

Por fim Zaqueu pode usufrir da promessa de Deus, pois Jesus disse: Hoje chegou salvação a esta casa. Deus deu repouso ao coração atormentado de um ex-ladrão ao perdoá-lo e demonstrar isso ao mesmo.

Deus deseja nos abençoar em muitos setores de nossa vida:

1- Financeiro( Grandes cachos de Uvas = prosperidade)
2- Saúde( Leite )
3- Emocional ( mel)
4- Espiritual ( a salvação de Zaqueu, a vitória de Davi contra seu inimigo, e a fé de Josué e Calebe)

Creia no Deus Grande e seus "gigantes" torna-se-ão anões. Lembre-se: Voce só é um gafanhoto a seus prórpios olhos e aos olhos de seus inimigos, mas aos olhos de Deus você é um herdeiro prestes a possuir as promessas!

Paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário