quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que Um Pregador Não Pode Deixar de Anunciar


Atos 1

Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.(V.1-11)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

1-A Obra realizada por Cristo( Milagres e ensinamentos)(V.1)

2-A Morte e Ressureição do nosso Senhor(v.3)

3-O reino de Deus(v.3)

4-A Promessa ou descida do Espírito Santo(v.4)

5-Arrependimento e novo nascimento(v.5)

6-O Revestimento de Poder e a obra Missionária(v.8)

7-A exaltação do Senhor Jesus e sua Segunda Vinda(v.10-11)


De forma bem suscinta gostaria de comentar os primeiros versos que o Historiador e médico Lucas registou em Atos dos Apóstolos. Ele se dirige a Teófilo. O evangelho segundo Lucas também registra este personagem. Alguns sugerem que este seja o apóstolo João, que estava escondido e preso na ilha de Pátmos. Como último apóstolo vivo precisava-se proteger sua identidade, daí o nome Teofílo( amigo de Deus). Porém nem todos os estudiosos concordam com esta hipótese.

O que nos importa de fato é sabermos e entendermos a preocupação de Lucas em enumerar fatos históricos, em que o mesmo considerou de extrema significância registrar. Realmente os fatos narrados por Lucas são de extrema fundamentação teológica para a crença cristã.

Vemos ao decorrer do novo testamento, principalmente nas cartas paulinas, a importância ou relevância dada a tais fatos.

Paulo fez menção diversas vezes dos ensinamentos de Jesus Cristo. Relatou seus milagres, e inclusive todos os milagres realizados e registrados em atos dos apóstolos são atribuidos ao mesmo Jesus que morreu e ressuscitou. Estes homens de Deus sabiam que eram meramente o canal pelo qual o Senhor glorificava o nome de seu Filho Jesus.

E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. (1 Coríntios 12:28 )

Paulo e seus contemporâneos não só criam nos milagres , mas viam a operação dos mesmos em seus dias, pois Jesus havia prometido: Vocês farão coisas maiores que eu fiz, em meu nome.

O Senhor nos mandou ensinar sua doutrina ao mundo e fazer com que seus discípulos guardassem seus ensinamentos.

Um verdadeiro pregador do evangelho não pode deixar de falar da morte e ressurreição do nosso Senhor. A crença cristã está fundamentada nesses dois eventos.
A ceia do Senhor é exatamente um memorial desses eventos, pois o apóstolo diz: Fazei isso em memória de mim até que venha...

Hoje em dia ouve-se muito pouco sobre o plano de salvação, sobre o sacrifício vicário de Jesus e sobre sua ressurreição. A sociedade moderna prefere ouvir pregações sobre:" como enriquecer biblicamente", Seja feliz e próspero neste mundo", " Como superar as crises existenciais"...e por aí vai.

O evangelho do Senhor Jesus é tão simples que para muitos não tem graça, é preciso enfeitar, acrescentar, enventar...aI DAQUELE QUE ACRESCENTAR UM TIO A PALAVRA DO SENHOR!

Jesus e Joao Batista anunciavam encansavelmente a chegada do reino de Deus. Um reino de amor, paz , justiça, alegria e salvação eterna. Precisamos atentar mais para este tema em nossos púlpitos. Devemos como atalaias convidar os pecadores ao arrependimento,dizendo: vinde, todos vós que estais cansados, comei e bebei de graça do pão e da água da vida.

pregadores, atentai para isto:

E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. (Mateus 10:7)


Um bom pregador, por mais eloquente e conhecedor das escrituras que seja, precisa ser revestido do poder do Espírito Santo, pois sem ele a obra concerteza não terá êxito e nem dará frutos permanentes. E é Ele quem convece o mundo do pecado, da justiça e do juízo divino.

Lucas faz questão de enfatizar essa importância do ministério do Espírito Santo na vida da igreja primitiva e o sucesso evangelístico dessa só se deu graças ao poder irresistível da pessoa bendita enviada por Jesus, o Paracleto.

Jesus anseava e anunciava com entusiasmo a descida desse agente missionário de Deus. Ele ensinaria seus discipulos toda a verdade. Portanto, pregadores, devemos falar com clareza sobre a importância do ministério do ES e de como Ele opera na vida do pecador.

Devemos falar sobre arrependimento e o novo nascimento. De certa forma ao falarmos sobre o reino e sobre o Espírito Santo este assunto já será abordado consequentemente. Novo nascimento é transformação de vida .Está diretamente relacionado com a pessoa do Espírito Santo, pois é Ele quem opera no ser humano a regeneração.

E por fim e não menos importante, precisamos falar sobre a exaltação de Cristo e seu eminente retorno.

Jesus foi exaltado soberanemente por ser obediente a seu Pai. Logo entendemos que o exemplo de Jesus ao ser imitado nos acarretará em grandiosos galardões. Pois se imitarmos seu exemplo de humildade e serviço, Deus nos exaltará e nos concederá ricas bençãos sem par.

Antigamente pregava-se muito sobre galardões, láureas, coroas, glórias vindouras. De certa forma isso motivava bastante os cristãos a perseverarem na fé e fixarem seus olhos nos céus e não nesta terra. Aqueles que esperam somente nesta terra algo da parte de Deus são os mais miseráveis. Nossa pátria está nos céus e de lá esperamos nosso Salvador Jesus Cristo.

Do mesmo modo precisamos voltar a falarmos do retorno do nosso amado Senhor. Ele prometeu que voltaria e não é homem( falho) para que minta.

Jesus breve virá...Que o Espírito Santo aplique este pequeno texto reflexivo em vossas mentes e vos impulsione a meditar a cerca destes temas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário