sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As Vestes para a Crucificação



Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados   .(Is 53.4,5)
Por Frankcimarks Oliveira
Obs.: Este estudo está baseado num artigo de Nobert Lieth,do ministério Chamada da Meia-Noite. 

I-             Veste resplandecente(Lucas 23.11)- Remete a Vaidade,orgulho,injustiça das autoridades e poderosos.

II-           Veste  Escarlate (Mateus 27.26-28)-Remete a violência e ao derramamento de sangue na terra(Guerras mundiais e familiares)
        
      III- Vestes Comuns (Mateus 27.31)-Fala da humanidade de Jesus,que se fez pecado por nós,nos lembra que todos os homens pecaram.

IV- A Túnica sem costura (João 19.23-24)-Remete ao sacerdócio indivisível de Jesus,perfeito e eterno.

V- O Pano (Salmo 22.17-18)-Nos lembra da vergonha da nudez(pecado original)desde Adão.Nossa vergonha caiu sobre Jesus.

VI- Os lençóis (João 19.40)-Remete a lei Mosaica,vencida por Cristo na sua RESSUREIÇÃO.



,Jesus é levado de um lado a outro para ser julgado. Primeiro e conduzido a Anás, depois a Caifás, depois a Pilatos,a Herodes,depois volta a Pilatos e tem sua sentença decretada: Morte de Cruz para o rei dos Judeus! Quando Jesus é levado a Herodes algo profético ocorre sem que ninguém perceba: Um manto  resplandecente é posto sobre o Nazareno.

A questão é que Herodes se decepcionara com aquele que ele tanto queria ver. Jesus ficou calado e não fez nenhum milagre. Pilatos já havia interrogado o Carpinteiro da Galiléia a respeito de seu reino, recebera uma resposta: Para isto nasci e vim ao mundo, para testificar da verdade. 

Herodes decidiu fazer chacota com o Messias, porque não viu nele nada além de um “pobre coitado”. Fez isso pondo sobre ele alguma beleza, alguma nobreza. Isto significa que os pecados estavam caindo sobre Jesus. A nobreza sempre cometeu muitas injustiças durante a história, por isso o manto real,da nobreza,da vaidade, do abuso de poder,que aparentemente tão bela,mas tão suja. Como as pessoas gostam de determinados pecados,não é verdade? O orgulho, a soberba, a vaidade pessoal, o egoísmo ,enfim, todos esses pecados caíram sobre o Santo e Justo Filho de Deus.
E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos.(Lucas  23.11)

A veste escarlate é uma capa vermelha, usada pelos soldados romanos, nos revela a violência  humana. Quanto sangue já não fora derramado na terra, seja por  guerras, pelo tráfico, por vingança, etc.  Lembra-nos  que o ser humano não se entende com seu próximo. A humanidade é retratada pelos soldados romanos, maus, violentos e sanguinários. . Veja como a sabedoria de Deus é tremenda. Os soldados achavam que estavam zombando de Jesus.. .mas estavam na verdade,participando de um ato profético. Eles falavam de seus próprios pecados.

Então soltou-lhes  Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte. E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; (Mateus 27.26-28)

Suas próprias vestes contam-nos o quanto Jesus se identificou com o Homem. Ele próprio se fez homem e habitou entre nós. Vestiu-se de carne. Ele levou os pecados de todos os homens, simples como ele, pois todos pecaram, sem exceção. Aquelas roupas eram simples, comuns, roupa de homem comum, feita por homem comum e para homem comum. Jesus morreu por todos, sem distinção. 

E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.(Mateus  27.31)
,
João diz que os soldados  romanos tomaras suas vestes e repartiram-nas:
Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes.(João 19.23,24) 

A túnica não foi rasgada porque simboliza o sacerdócio de Yeshua , indivisível, indestrutível e que dura para sempre. Jesus não divide sua gloria com ninguém ,só ele é o mediador entre Deus e os Homens.. Os sacerdotes usavam essa Túnica, por isso falo de sacerdócio...Dizem que Jesus usava esta túnica por baixo de suas roupas, ou seja,seu sacerdócio ficava escondido,não foi  revelado de imediato aos homens, mas hoje sabemos que Ele é o sumo Pastor das almas.

Depois de morto, Jesus fora sepultado entre os ricos,com lençóis de linho fino, isto nos fala de justiça .Era tradição judaica sepultar e envolver seus mortos em linho fino,então Jesus morreu como perfeito Judeu,sendo Judeu era um observante da Lei Mosaica. A bíblia nos diz que Jesus cumpriu toda a Justiça de Deus,ou toda a lei,porque assim pôde tirar-nos de debaixo da lei.
Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,(João  20.6)
 
Jesus ressuscitou e deixou os lençóis para trás, porque venceu a lei .Ele instituiu a nova aliança:
O estado do pecador aos olhos de Deus é pura nudez.Jesus foi despido,pois nossa vergonha caiu sobre ele. o salmo 22.17 diz:

Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
 
Imagina a vergonha de ser despido, ficar somente com um pano cobrindo suas partes intimas, diante de uma multidão,sendo zombado. Foi por amor a mim e a você.

6 comentários:

  1. Foi honesto de sua parte publicar este estudo citando o nome do autor Nobert Lieth, inclusive tenho alguns livros do mesmo. Digo isso porque vi este mesmo estudo em outro blog com palavras iguais.

    ResponderExcluir
  2. Poxa quando eu li esse artigo vi o quanto o meu jesus sofreu pra que hoje nos tivesse direito ao arrependimento muito obrigado jesus por nos ama tanto.toda honra e gloria ao nosso DEUS

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar.O importante aqui é aprender ,adquirir conhecimento do ato de Jesus.Da sua morte de cruz.estava procurando sobre a capa e vc exclareceu.Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Eu gostaria de saber se ao crucificaram Jesus, Ele estava totalmente despido e não com um pano cobrindo sua "vergonha", como vimos em fotos e imagens.

    ResponderExcluir
  5. Muito maravilhoso esse estudo

    ResponderExcluir