sexta-feira, 13 de julho de 2018

Apenas o Necessário


Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. (João 13:5-10)

Por Frankcimarks Oliveira
Objetivo desta mensagem:

1-    Refletir sobre as coisas realmente necessárias em nossas vidas;
2-    Refletir em nosso exagero cotidiano;
3-    Refletir em nossa falta de objetividade.

O importante nesta mensagem hoje não é analisar o exemplo de serviço cristão dado por Jesus. Também não pretendo analisar a traição de Judas, nem meditar na ceia do Senhor. Gostaria de focar na resposta concisa e clara de Cristo a Pedro: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos!

Esse termo “Não Necessita” despertou minha atenção. É sobre ele que falaremos agora.

Você sabe do que realmente precisa para viver? Será que eu e você temos alguma ideia do que realmente é necessário para nossa vida e felicidade? Provavelmente não.
         Geralmente perdemos com muita facilidade o foco das coisas importantes. Gastamos nosso tempo e energia com coisas secundárias e supérfluas. Essa não é a vontade de Deus para nós.

         Uma vida sem atenção, sem reflexão e objetivo, é uma vida desperdiçada. Deixamos de fazer o que deveríamos fazer, porque não nos demos conta de que o que estávamos fazendo era DESNECESSÁRIO.

         O que eu tenho feito com meu tempo?
         O que tenho feito com meu trabalho?
         O que tenho feito com meu dinheiro?

         Eu sei bem do que estou falando. Algumas vezes converso demais. No fim do dia sinto-me esgotado e arrependido de quase tudo que falei. Percebo que para nada se aproveitaram horas e horas de palavras desperdiçadas. Deveríamos falar apenas o necessário. Responder quando interrogados, perguntar quando em dúvidas, mas nunca criticar sem propósito ou julgar sem ser solicitado.

         Às vezes como mais do que deveria e sinto-me desconfortável. Minha barriga dói e tudo o que eu gostaria de fazer era voltar o tempo. Por quê comemos quando não temos fome? Por quê extrapolamos os limites que já conhecemos tão bem? Deveríamos comer apenas o necessário, a porção exata para matar nossa fome e nos manter saudáveis. Queremos, muitas vezes, aliviar uma ansiedade. Tentamos compensar uma falta, uma ausência, um vazio do coração.

         Tem dias que acordo eufórico. Saio de casa querendo comprar o mundo inteiro. Eu não preciso do mundo inteiro, preciso apenas do necessário para um dia, afinal, só tenho um dia para ser vivido por vez. Tenho uma sede de experimentar tudo rápido demais como se tudo fosse acabar amanhã.

         Nosso consumismo é exatamente isso: falta de compreender o que precisamos de verdade. A maioria dos bens que compramos são desnecessários. Eu mesmo tenho compulsão por comprar livros. Minhas duas estantes estão abarrotadas de livros não lidos, mas meus olhos permanecem fixos nas livrarias virtuais. Sei que amo ler, mas quem garante que estarei vivo amanhã para finalizá-los? Minha meta é ler um livro por vez, comprar um livro por vez. Sei que um dia chego lá.

         Hoje Deus falou comigo através dessa passagem: Se você está limpo, não precisa tomar banho, lave apenas os pés.

         Como nunca havia percebido isso antes?
         O que Deus está nos dizendo é: O que você faz, precisa ser feito? O que você pede, é necessário? O que você busca é realmente importante? Qual o propósito de tudo isso?

         É libertador compreender a necessidade das coisas. Podemos economizar tempo e energia. Podemos nos dedicar ao que realmente é necessário. Vamos nos livrar dos excessos. Vamos doar o que não precisamos. Temos roupas demais, sapatos demais, livros demais.

         Pedro era um homem exagerado em tudo o que fazia. Sua intensidade é conhecida por todos. Era um homem sincero e simples, movido por suas paixões. Primeiro ele repreendeu a Cristo quando este quis lavar seus pés. Quando enfim compreendeu aquele gesto, pediu um banho inteiro. Pedro vivia nos extremos dos polos. Eu me identifico com ele, somos muito parecidos.

         Jesus, muito educadamente, ensinou a Pedro o valor da objetividade. “Pense Pedro, pense. Se você já tem algo, porque continua atrás disso? Se você já recebeu o que procurava, por quê continua buscando, como se não tivesse?

         Será que nós já não temos o que precisamos e ainda não nos demos conta disso? Será que aquela antiga oração já não foi atendida e nós nos ajoelhamos, insistindo em pedir sempre as mesmas coisas? Pense!

         Jesus também quis mostrar a Pedro que não precisamos de muito para sermos felizes. Não precisamos de tanto para estarmos bem. Infelizmente não é isso que a mídia e a propaganda ensinam. O capitalismo nos enganou. Caímos nas mentiras sutis dos comerciais de margarina.

         Precisamos de paz, de saúde, de amor, de comunhão, de Deus. Precisamos de nossos familiares, amigos. Precisamos do básico: pão, vinho. Não deveríamos nos preocupar tanto com coisas tão pequenas.

         Talvez você não entenda que o importante mesmo é o básico das pequenas porções porque há anos foi convencido pela indústria do entretenimento de que o pouco não basta. Tudo tem que ser muito, senão não serve. Isso não é verdade.

         Eu já sou feliz, não preciso correr atrás da felicidade.
         Eu já estou suprido, não preciso de mais.
         Eu já estou limpo, não preciso tomar banho.

Que Deus encha nossos corações de gratidão e que abra nossos olhos para discernir o que realmente importa e o que realmente é necessário. Que nossos pés não saiam dessa trilha e que nosso objetivo seja forte. Amém.

Versículos de apoio:

Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário...
( Filipenses 4.16)

Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
( Mateus 6.8)

Compra o que nos é necessário para a festa ( João 13.29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário