Por Frankcimarks Oliveira
I- O PÁSSARO
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. Salmos124:7
Essa figura é muito recorrente nos textos bíblicos. O Pássaro livre, liberto das armadilhas de seu algoz caçador. Somos esse pássaro. Fomos salvos da morte por Cristo. Não foi acaso, não foi sorte, foi livramento divino.
Ao mesmo tempo , esta figura do pássaro remete à simplicidade. Os pobres da antiguidade ofertavam rolinhas à Deus, porque era somente o que podiam custear. E por mais que muitos não vissem muito valor nesses pássaros, Deus via.
E se a sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos; (Levítico 1:14)
Nós não vemos as coisas como Deus vê. Desprezamos as coisas simples, mas Deus ama as coisas simples e humildes. Ele enxerga nelas uma beleza que nós, humanos despercebemos.
Existem muitos homens e mulheres passarinhos por aí. São rejeitados e desprezados, porque são simples e humildes. Não são pavões exuberantes, são apenas passarinhos pobres. Mas o evangelho abriga um lugar para essas aves "inexpressivas" socialmente. Lembre-se do que o salmista falou: Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. (Salmos 84:3) . Deus não faz acepção de pessoas. Todos são amados e bem acolhidos por ele. Se você por acaso é um passarinho e tem problemas de aceitação ou considera-se inferior aos demais, ouça o que Jesus tem a dizer :Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.(Mateus 10:31) Somos valiosos para Deus. Tanto que ele deu seu único filho para nos resgatar do "passarinheiro" da morte.
Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. (Cânticos 2:12)
E para finalizar essa figura do pássaro, falemos de cantar. Talvez ao pensarmos em pássaro a primeira coisa que vem a nossa mente é o ato de voar livremente.Mas nenhum passarinho passa o dia voando. Queridos, existem grandes aves por ai, que fazem grandes voos e são ótimos caçadores, mas que não sabem cantar. Todavia, existem pequenos passarinhos que emitem as mais belas notas musicais, que deixam a todos impressionados.
Podemos não ser todos águias, ou pavões, mas se formos ao menos passarinhos, dotados de voz para louvar àquele que nos criou, então já seremos muito diante dos céus. Passarinho, abra sua boca e cante . A águia celestial e divina não despreza as andorinhas. Ele abre suas asas e nos abriga em sua sombra. Somos pintinhos, mas Deus não nos desprezou.
II- O CAVALO
Ou darás tu força ao cavalo, ou revestirás o seu pescoço com crinas? (Jó 39:19)
Primeiro, Cavalo remete a força. Deus fez este animal com uma musculatura forte e resistente. Ele é capaz de correr velozmente , e na bíblia está quase sempre relacionado à guerra.
Precisamos ser fortes nessa vida. Muitas vezes esse mundo é um campo de batalha e nós para sobrevivermos devemos ser como o cavalo, corajosos e resistentes. Todavia, não devemos confiar na nossa própria força, mas naquele que é Forte. Nossa força vem do Senhor, é ele quem adestra nossos pés para a batalha.
O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. (Salmos 33:17)
Perceba o quanto o cavalo é simbolo de força na bíblia. Porém, o que aconselho com esse texto é que devemos ser fortes como cavalos, mas nunca nos gloriarmos em nossa força. Muitos homens fortes já caíram diante de homens fracos ( Davi e Golias). Por isso sejamos tementes.
Segundo, o cavalo é veloz:
E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais espertos do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; os seus cavaleiros virão de longe; voarão como águias que se apressam a devorar. (Habacuque 1:8)
Precisamos entender que o tempo voa e nós não temos tempo a perder. Precisamos ser ágeis em nossos propósitos. Não digo precipitados, apenas rápidos em agarrar as oportunidades que Deus nos dá. Sejamos fortes e rápidos naquilo que é bom.
Talvez você não se sinta um cavalo assim, mas um fraco jumentinho. Pois digo-lhe, que Jesus assentou-se sobre um burrinho em sua entrada triunfal em Jerusalém. Todos temos valor.
III- O NAVIO
O Navio remete a viagem. Ele nos transporta para outros lugares, carrega em si muito peso, todavia não afunda. Precisamos ser esse navio, que mesmo sendo assolado por grandes ondas e tempestades, permanece firme em sua missão que é transportar algo de um lugar para o outro.
O Navio nos fala de missão. Temos que chegar ao nosso destino. Temos que atravessar os mares e chegarmos aonde o Mestre nos ordenou. Jesus é o capitão. Ele está dentro do Navio, no comando.
Talvez, você se sinta mais um barquinho de madeira. Pois saiba que Jesus preferiu estes à grandes barcos. Ele usava barcos para dormir, para pregar, para chegar a lugares mais distantes. O que quero dizer é que você tem sua utilidade para Deus. Você tem uma meta e um destino. Descanse seu coração em Jesus, porque ninguém morreu afogado nas tempestades da vida. Jesus é nossa âncora.
Você já viu como parece solitário o caminho de um navio no grande mar? Pois é. A vida tem dessas coisas. Muitas vezes nos sentimos sozinhos no grande mar da vida. O Mar nos dá medo, frio. Mas somos um navio.Temos um propósito em existir.
Resumo:
Somos simples e humildes, mas temos nosso valor para Deus; Nossa força e agilidade vem do Senhor para lutarmos na vida; Temos um propósito e um destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário