sábado, 10 de dezembro de 2011

Os últimos momentos de Vida de Jesus



Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
(Jo 12.1-8)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I-Sobre a morte de Cristo


1-Cristo sempre soube que iria morrer pelos homens(Jo 12.24,27)(Lc 2.34.35)
2-Cristo sempre soube como iria morrer(Mt 26.2)
3-Foi para isto, morrer pelos perdidos, que Cristo veio ao mundo(Mc 10.45)
4-Cristo sabia que seria traído ,como sabia quem o trairia(Jo 6.64)
5-Jesus preparou seus discípulos o tempo todo para este momento(Mc 14.27)(Jo 12.6,7)

II-Atitudes que o Senhor tomou antes de sua morte

1-Aproveitou ao máximo a compania de seus amigos(Lc 22.8-22)
2-Preocupou-se em confortar seus companheiros(Jo 14)
3-Preveniu seus discípulos do que ocorreria com sua morte(Lc 22.31,32)(Mt 14.27)
4-Intercedeu por seus discípulos(Jo 17.8-12)
5-Buscou a seu Pai com mais "intensidade"(Mt 26.39-46)
6-Rogou perdão por seus Algozes(Lc 23.34)
7-Cuidou de sua mãe, mesmo na Cruz(Jo 19.25-27)

Cristo sempre soube qual era sua missão. Jesus estava ciente que a sua hora havia chegado e disse: Pai, glorifica teu Filho.
Nada foge do controle de Deus! Aqui na terra nos desesperamos quando algo foge do nosso controle ou alcance, mas o Senhor está nos céus, assentado sobre seu trono.
Deus governa não só este mundo, mas todo o universo. Cristo é a prova de como Deus é soberano e de como se apropria até mesmo do mal para cumprir seus propósitos.

Ninguém pode pegar Deus de surpresa! Ele sabe tudo o que vai acontecer. Deus determinou um fim, e Ele, somente Ele,sabe quando isso será.
Deus é o grande autor da História e de uma forma misteriosa e maravilhosa, o homem não fica sem suas responsabilidades diante do Eterno.

Jesus sabia que iria morrer numa cruz, com pregos, martelos, madeira. Aliás, como carpinteiro, ele estava bem acostumado com tais instrumentos. O autor da própria vida morrendo nas mãos dos pecadores! O Carpinteiro do universo morrendo nas mãos de suas pequenas criaturas!

Antes de ir a Jerusalém, o Senhor decidiu passar na casa de seus amigos: Lázaro e suas duas irmãs, Marta e Maria. Em sua casa, ele comeu e conversou muito.
Na sociedade pós-moderna em que vivemos hoje, não sabemos valorizar pequenas coisas, mas de grande importância, como família e amigos. Estamos preocupados em produzir, em ganhar mais dinheiro, em ganharmos fama e etc.
Queremos falar com pessoas do Japão, EUA, Canadá e etc, mas nos esquecemos de dar bom dia a nossos vizinhos.

Jesus procurou estar o maior tempo possível com as pessoas que ele amava. Até mesmo com seus inimigos ele demonstrou amor. Que possamos seguir seu exemplo.
Cristo não se desesperou! Ele jantou com seus amigos, cantou hinos e foi orar em um jardim. Neste Jardim ele sentiu grande angústia, mas ao invés de preocupar-se consigo mesmo, estava querendo proteger seus companheiros.

Como alguém pode pensar tanto em seu próximo?

Jesus não foi egoísta nem mesquinho! Ele se doou completamente a seus semelhantes. Foi misericordioso,compreensivo,paciente, amoroso.
Até mesmo na cruz preocupou-se com seu próximo. A um ladrão LEVANTOU SUA VOZ para lhe garantir salvação. À sua mãe dirigiu seus cuidados. Ao Pai rogou perdão por aqueles que lhe maltratavam. Tudo isso exigia muito esforço dele.

Jesus rogou por seus discípulos! Orou pela restauração de Pedro que o negaria. O Senhor disse a ele: Hoje me negarás antes que o galo cante. Ao dizer isso ,Jesus estava mostrando a Pedro que seu amor era incondicional. Jesus amava a Pedro e nada poderia mudar esse amor, nem mesmo uma traição. Aliás, todos o Traíram, porque todos o deixaram. O pastor foi ferido e as ovelhas se dispersaram.

Não sabemos o dia de amanhã! Por isso não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Aproveite cada instante que lhe resta para amar sua família e para estar com ela. Do mesmo modo com seus amigos.
Perdoe quem lhe fez mal, assim como Cristo fez. Conforte aqueles que temem te perder ficando a seu lado.
Não seja um pai ausente. Não seja uma mãe distante de seus filhos. Mas seja como Cristo.
Mas, como Cristo, entregue-se completamente nas mãos de Deus e dê a ele a glória devida. Entregue seus caminhos a ele e o mais ele fará.

Quando lemos o evangelho de João, percebemos que a partir do capítulo doze, um tom de despedida surge. Algo melancólico e triste está acontecendo e por acontecer.
Só posso terminar dizendo: Quão lindo é o amor do nosso amado salvador Jesus Cristo.

Um comentário: