sábado, 3 de dezembro de 2011

O Pequeno Zaqueu e os vários"Golias



E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
(Lucas 19:1-10)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


1-Zaqueu teve que enfrentar a grande multidão
2-Zaqueu teve que enfrentar seu orgulho
3-Zaqueu teve que enfrentar suas limitações
4-Zaqueu teve que enfrentar seus medos
5-Zaqueu teve que enfrentar sua avareza
6-Zaqueu teve que enfrentar a si mesmo

Muitas vezes nas nossas vidas temos que enfrentar gigantes terríveis. É uma questão de sobrevivência vencermos os obstáculos que surgem.
Hoje aprenderemos grandes lições com um pequeno homem que já cansado da vida que vivia, resolveu ir até aquele que é o Salvador de todos os que invocam sinceramente seu nome: Jesus.

Zaqueu tinha um péssimo hábito: roubar as pessoas. A bíblia não chega a dizer explicitamente esse fato, mas podemos inferir essa verdade. Como chefe dos cobradores de impostos, Zaqueu administrava todo o dinheiro recebido por meio de tributos de seu povo para o império romano. Ele e todos os publicanos eram considerados traidores nacionais, portanto eram odiados pelos judeus.

O Problema era que Zaqueu não só cobrava o valor estipulado por roma, mas aumentava e muito o valor do tributo para seu próprio enriquecimento.

A Bíblia diz:



Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho. (Jr 22.13)

Zaqueu construiu sua fortuna sobre a miséria dos outros. Seu povo já estava debaixo de um jugo muito pesado, não bastasse, tinha que pagar taxas mais altas por causa da avareza daqueles que detém o poder.

Infelizmente, a corrupção se alastrou sobre o gênero humano. Este é capaz de qualquer coisa para ter sucesso e ser bem sucedido na vida. Mas o Senhor contempla todas as coisas e chegará o dia em que ele manifestará tudo o que está em oculto.

A consciência de Zaqueu não o deixava dormir. Ele simplismente não tinha paz, nem com os homens e nem com Deus. Ora, Zaqueu também era Judeu, conhecia os mandamentos do Eterno:

Não furtarás.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.(Ex 20.15,17)


Zaqueu cobiçou o dinheiro de seus irmãos e fez dele um bezerro de ouro para idolatrar.

Quantos hoje não fazem o mesmo que Zaqueu? Fizeram de Mamom seu deus. O dinheiro os controla, sugam seu tempo e suas energias. O dinheiro está assentado sobre um altar em seus corações e tais pessoas vivem pensando em como ter mais dinheiro e obter mais e mais poder. Ora, quem tem dinheiro tem poder, logo consegue "controlar" as pessoas em sua volta.

Mas chegou o dia de romper. Zaqueu estava farto de seu estilo de vida. Ele queria uma nova chance, uma nova oportunidade. Nunca é tarde para se arrepender! O dia aceitável é hoje! Não importa o que voce tem feito da sua vida, mostre a Deus um coração quebrantado e contrito e o Senhor não te desprezará.

Nosso Deus é bom e grande é sua misericórdia, ela se estende de geração a geração e chega até as mais excelsas nuvens.

Claro que não é fácil para um pecador chegar até Cristo. Perceba que embora Zaqueu tenha se esforçado tanto, se arriscado tanto, foi Cristo quem foi até Zaqueu.

Sem Jesus não podemos fazer nada, absolutamente nada. Sem Cristo estamos perdidos e por mais que lutemos contra tudo e todos, sem seu auxílio, seremos os mais frustrados perdedores.

Somos fracos e pequenos diante dos gigantes que tentam nos afastar do amor de Deus. Mas Cristo é forte e já venceu todos os obstáculos para nos dar vitória. Basta que creiamos.

A multidão tentou impedir Zaqueu de chegar próximo de Jesus. Ela o apertava para que não se movesse. Querido, tenho experiências nesse sentido. Muitas vezes estamos determinados a buscarmos Deus em nossas vidas, mas sempre acontece algo para nos impedir de fazer tal façanha. Um problema na família, no trabalho, na vizinhança, etc. Pessoas que tentam nos impedir de caminharmos na direção do Salvador.

Lembre-se: Tudo conspira contra alguém que sinceramente quer Deus em sua vida.
Mas lembre-se também: Maior é Deus do que todas as coisas!

Zaqueu era rico. Vestia-se muito bem. Tinha fama, status. Mas teve de vencer seu orgulho para poder se misturar com a gentinha que seguia a Jesus. Teve que superar sua vaidade, sua soberba e seu medo.

Muitos ricos, em outros tempos, jamais seriam vistos dentro de um templo evangélico. Os crentes eram chamados de bodes, de gentinha burra, etc. As coisas mudaram. Hoje os templos são ricos e suntuosos, atraem as elites sociais. Médicos são crentes, advogados são crentes, juízes e autoridades políticas.

Infelizmente o evangelho também mudou muito, pelo menos os homens o mudaram. Não se prega um evangelho de mudança de vida, de transformação de caráter. Hoje se diz: Venha como estás e permaneça do mesmo jeito.

Jesus não mudou! Ele e somente ele tem poder de transformar vidas.

Zaqueu se arrependeu e disse: Devolverei tudo que roubei e darei 4 vezes mais a quem defraudei.

Será que hoje vemos isso? Será que os ricos da igreja são confrontados? Ou será que eles podem sonegar impostos, e continuar nos templos louvando a Deus?

Pois digo que não louvam a Deus, mas a seu deus de ouro, seu ídolo AVAREZA. Homens que dizem conhecer Deus, mas não pagam seus funcionários justamente, antes os explora como escravos e enriquecem ilicitamente. Isso também se aplica até mesmo a pastores que exploram as pessoas mais simples e tiram delas tudo o que possuem e o pior, em nome de Deus.

Zaqueu teve que enfrentar seus complexos, seus espinhos. A árvore que ele subiu era uma sicômoro que tinha espinhos enormes. Vença seus complexos, suas dores, suas feridas. Mostre todas elas a Jesus e ele as curará.

Zaqueu desceu depressa sob a ordem de Jesus. Ele obedeceu a Cristo, o recebeu em sua casa e recebeu sua salvação.

Jesus veio buscar os perdidos. Ele veio para cada um de nós. Que Jesus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário