sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A verdade Dos Montes


E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.( Êxodo 19:20 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

Muitos fatos importantes da Bíblia ocorreram em montes. Neste estudo nos situaremos exatamente nesses fatos. Nosso objetivo é debater acerca das polêmicas criadas em torno desse tema. Há mais unção ao orararmos em montes? Há algo especial na oração feita nos montes?

I- Abraão subiu um monte para cumprir uma ordem dada pelo próprio Deus. Lá ele foi provado(Gn 22.14)
II-Moisés subiu um monte para receber as tábuas dos mandamentos de Deus.Lá ele recebeu revelações(Ex 34.29)
III-Elias subiu um monte para visualizar a chuva que viria. Lá ele orou intensamente e contemplou a fidelidade de Deus. Foi num monte também que Elias enfrentou os profetas de Baal. Lá ele lutou contra a apostasia. Também foi num monte que Elias se escondeu da ira de Jezabel(1 Rs 18-19)
IV-Aarão subiu um monte a mandado de Deus e ali morreu.Lá ele entregou seu fôlego de vida(Nm 33.8)
V-Salomão edificou o Templo num Monte em Jerusalém. Lá ele estabeleceu a comunhão(2 Cr 3.1)
VI-Calebe lutou contra gigantes para conquistar um monte.Lá ele conquistou as promessas(Js 14.12)
VII-Jesus fez seu primeiro sermão em um monte(Mt 5)
VIII-Jesus subia Montes para ficar a sós com Deus e orar(Mt 14.23)
IX-Foi em um Monte que Jesus se trasnfigurou para seus discípulos(Mt 17.1-9)
XI-Foi em um monte que Jesus morreu e sulplicou pelo nosso perdão(Jo 19.17)
XII-Jesus ressurgiu e subiu ao céu de um monte(At 1.11-12)
XIII- Ao retornar a este mundo, Cristo porá seus pés num monte e este se fenderá
(Zc 14.4)

Não há dúvidas de que os montes são muito importantes para Deus . O próprio Deus é chamado de El shadday. O Termo também se refere a montes. Traduzimos como o Todo Poderoso, mas também podemos chamar de o Deus dos montes. Essa designação está em todo o contexto bíblico. Deus escolheu se revelar em montes, e isso não podemos questionar.

O lugar onde Moisés mais teve intimidade e experiências com Deus foi em montes.A sarça ardeu no monte Sinai e ali Moisés foi comissionado por Deus para uma grande missão. Existem diversas referências a montes:

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. (Salmos 121:1)
Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça. (Salmos 72:3 )
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.(Sl 125.1)
Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre. (Salmos 125:2 )
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.(Sl 133.3)


Entendemos que os montes podem significar:

1- Um lugar de adoração
2- Um lugar de sacrificio
3- Um lugar de provação
4- Um lugar de oração
5- Um lugar de angústia
6- Um lugar de poder
7- Um lugar de Tristeza
8- Um lugar de Benção
9- Um lugar de Proteção
10-Um lugar de Paz e refúgio
11-Um lugar de confronto
12-Um lugar de Batalha
13-Um lugar de despedida
14-Um lugar de comunhão...

Existem muitos significados para os montes. Eles representam diversas fases de nossa vida. Momentos de alegria, mas de angústia também. A maior provação de Jesus foi no monte das oliveiras. Ali ele suou sangue e foi preso, sentiu o descaso de seus amigos e foi traído por outro.

A mulher Samaritana questionou Jesus sobre isso:

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. (Jo 4.19-21)


Podemos concluir, portanto, que mais importante é a mensagem que os montes nos transmitem. Deus é espirito!
Não podemos ser místicos e acreditarmos que Deus nos ouvirá mais se formos aos montes. Se nossa oração for sincera, ele nos ouvirá de qualquer lugar.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
(Mt 6.5-6)


Por que será que Jesus ia sempre ao monte?

Por que ele queria ficar sozinho com Deus, e como o filho do homem não tinha nem mesmo onde reclinar sua cabeça, quanto mais um quarto, então ele ia para os montes orar a seu pai.

Não gosto daqueles que criticam os irmãos que oram nos montes. Não há nada de mais nisso. O que importa é termos o devido entendimento, para não cairmos no misticismo e na supersticiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário