quarta-feira, 20 de julho de 2011
Quando Estamos Num Beco Sem Saída
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.(Ex 14.13-15)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
Todos nós conhecemos a história da fuga de Israel do Egito. Faraó não queria permitir a saída do Povo de Deus Pacificamente. Por isso o Senhor com braço forte os tirou de Lá, por que sua benignidade dura para sempre.
Gostaria de falar sobre " O Deus que nos encoraja" . Nosso Deus jamais nos desamparou e podemos descansar na promessa: " Jamais te deixarei".
Queridos, o texto usado nos fala que também passaremos por momentos difíceis nas nossas vidas. Enfrentaremos a ira dos homens ímpios, que não conhecem a Deus, encontraremos obstáculos no caminho como montes e um grande mar em nossa frente, que aparentemente, nos impedirá de prosseguir.Mas só aparentemente.
E são exatamente nesses momentos em que a Palavra encorajadora de Deus nos encontra.
O povo estava desesperado, nem mesmo Moisés sabia o que Fazer. Foi quando o Senhor disse: Marchem, prossigam, não parem, continuem em linha reta.
Amados, Deus prova seu povo. Porém o mesmo Deus Livra os seus da mão do inimigo.
Talvez voce se pergunte: Mas qual o propósito de tudo isso?- Deus permite que entremos em "becos sem saídas" para que possamos confiar e depender mais Dele. Para que possamos contemplar seu grande poder e termos nossas próprias experiências com o Deus do Impossível.
Irmãos, precisamos aprender algo muito importante: A palavra profética de Deus nunca se encaixa ou adequa-se a nossa realidade.
Somos confrontados a crer em sua palavra e agirmos conforme formos instruídos e então vivenciarmos os milagres do Todo Poderoso.
Um bom exemplo disso é Jairo, o centurião. Este homem tinha uma filha bem enferma. Decide ir atrás de Cristo e convida-o para entrar em sua casa e curar sua pequena.
Cristo está a caminho da casa de Jairo e uma mulher o pára no meio de uma multidão. O tempo está discorrendo e a filha de Jairo à beira da morte. De repente chega a notícia através de " amigos" do centurião: Não importunes mais o mestre, tua filha está morta.
Porém, vejam o que Jesus disse: Ela não está morta, apenas dorme.Crê tão somente.
Glória a Deus por seu encorajamento em nossas vidas. O Senhor conhece nossa estrutura frágil, por isso sempre vem até nós, por livre e espontânea vontade, para nos dar ânimo, força e vigor. De fato, sem Ele nada podemos fazer.
Jairo creu na palavra do Senhor e sua filha foi salva. Ainda que pareça impossível o que voce esteja vivendo, creia na palavra que o Senhor disse: Tudo é possível ao que crê.
Lembro-me de Abraão... sua expectativa de ter um filho só não morreu porque o Próprio Deus sempre o encorajava a crer nas promessas.
Irmãos, nosso Deus é fiel ao que diz. Se ele prometeu, ele vai cumprir sua palavra.
Quando Abraão estava ficando cada vez mais velho e vendo que ainda não tinha visto a promessa se cumprir, Deus apareceu para ele e lhe disse:
Sai da tua tenda e olha para o céu. Conta as estrelas se for possível e assim será tua descendência. Aleluia.
Muitas vezes as circunstâncias impedem-nos de ver a grandeza desse Deus fiel. Abraão estava desanimado, dentro de uma tenda. Sua visão só alcançava o que estava dentro da tenda: um homem velho, uma mulher velha e nenhum filho.
Mas Deus desafiou Abraão a crer no impossível e a contar as estrelas do universo.
Deus sabe que em nós não há condição alguma de fazer algo grande, porém Ele também sabe que é Grande. Quando reconhecemos isso e dependemos somente de Deus, o milagre acontece.
O mesmo aconteceu com Josué. Moisés havia morrido e uma grande multidão estava sob sua responsabilidade. Josué queria parar, estava cabisbaixo, moribundo, apático.
Mas o Deus do encorajamento apareceu para ele e lhe disse: "Tende bom ânimo, eu sou contigo, não te deixarei e nem te desampararei. Aonde quer que fores irei contigo, onde colocáres os pés te darei por herança. Seja forte e corajoso."
Poderia falar de Elias, de Davi e muitos outros que em determinado momento de suas vidas sentiram-se desencorajados a continuar.
Todos eles se depararam com um beco sem saída, mas o Deus que abre portas estava com eles e eles foram mais que vencedores.
Abraão de fato estava sem ter para onde ir( velho, sua esposa velha, o costume das mulheres havia cessada para Sara)
Jairo também não tinha para onde correr, sua única saída foi crer no Deus do impossível.
Deus te convida hoje a crer em sua palavra de encorajamento. Ele nos diz: Eu venci o mundo!
Nosso Deus é vitorioso e nos dará grandes vitórias para seu nome ser glorificado no meio de seu povo e para que todos saibam que há um Deus em Israel.
domingo, 17 de julho de 2011
As Consequências de Sermos Fiéis
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.(Daniel 3.12)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
O Contexto dessa passagem fala-nos da consagração da imagem de ouro que Nabucodonossor, rei de Babilônia, mandou levantar para que ao tocar dos instrumentos musicais todos se prostrassem e adorassem a imagem ou o ídolo do rei.
Estavam reunidos ali todos os homens importantes das províncias" sátrapas, prefeitos, comandantes, governadores, etc". E quando se ouviu o som dos instrumentos musicais todos se prostravam em reverência a imagem do Rei. Porém três jovens judeus, servos fiéis ao Deus vivo, não se prostraram diante da arrogância e da soberba do ímpio rei Pagão. Por causa disso, foram lançados numa fornalha de fogo ardente, aquecida sete vezes acima do normal.
Podemos aplicar em nossas vidas esse texto. Do mesmo modo que por serem fiéis ao Senhor Deus, que havia dito :" Não vos prosteis diante de outros deuses",aqueles jovens sentiram o fogo da aflição, da rejeição, do escárnio de homens infiéis, nós também, se formos fiéis e obedientes a Palavra do Senhor Deus, seremos rejeitados, escarnecidos e jogados nas maiores provações, visto que o mundo não nos conhece, porque não conhece a Cristo.
O próposito de toda essa provação foi manifestar ao mundo o testemunho de verdadeiros adoradores :"Fé, obediência, temor, desapego as coisas desta vida".
Nabucodonossor teve que reconhecer que somente o Deus de Sadraque, Mesauqe e Abednego era o Deus verdadeiro.Pois nada aconteceu àqueles jovens. Eles sairam intactos do fogo, porque Deus enviara seu anjo para os livrar.
Muitas vezes irmãos, somente o nosso testemunho de fé e temor a Deus pode ganhar o mais ímpio dos homens. Deus honra a fé daqueles que o temem!
Ora, um bom exemplo disso é o próprio Daniel, amigo destes três jovens. Daniel também sentiu a ira dos homens infiéis, exatamente por ser fiel a seu Deus.
Todos os dias ele orava a seu Deus, e isso encomodou seus inimigos, que logo fizeram um decreto que naqueles dias homem algum poderia fazer orações, senão somente ao rei. Claro que Daniel preferiu agradar a Deus do que a homens e continuou adorando Aquele que vive e reina para sempre, o verdadeiro Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Toda ação gera uma reação. Daniel foi descoberto e lançado na cova dos leões, porém o SENHOR não desampara o justo. Daniel serviu de testemunho de que o seu Deus é o único Deus Verdadeiro.
Poderia falar também de Elias e os profetas de Baal. Sobre o ódio de Jezabel por Elias. Por quê? Somente porque o profeta era fiel ao seu Deus.
Gostaria de terminar citando algumas palavras de Jesus Cristo, Senhor nosso:
Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
( João 15:19 )
E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. (Marcos 13:13 )
1-Por sermos fiéis ao Senhor seremos odiados pelo mundo( pessoas que não conhecem a Deus)
Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. (Lucas 21:12 )
2-Por sermos fiéis ao Senhor seremos perseguidos e presos, torturados e escarnecidos na presença de todos.
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
(Mateus 10:34)
Para terminar... Jesus disse que trouxe a espada, ou seja, o conflito e as contendas. Nossa própria família nos odiará por causa da nossa fé em Cristo.
É algo inevitável, pois Jesus Cristo mudará nossas vidas, crenças, costumes, e etc, logo, nossos antigos amigos e todos com quem convivíamos começarão a nos rejeitar e se afastarão gradativamente de nós, cristãos.
3-Seremos rejeitados.
Porém há uma promessa: Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tú e tua casa! Aleluia.
Oremos a Deus para que possamos suportar a fornalha da vida. Que estejamos prontos a padecer por amor do nome de Jesus, pois ele aguentou mais que uma fornalha. Ele suportou a cruz, a morte e ressuscitou para nos justificar. Amém.
terça-feira, 12 de julho de 2011
A Maior das Decisões
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;(Rute 1.15-16)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
1- A decisão de um Herói Nacional- Naamã(2 Rs 5.17-18)
2- A decisão de um Mordomo-o Eunuco Etíope(At 8.37-38)
3- A decisão de um homem de confiaça do Estado- Carcereiro de Filipo( At 16.33-34)
4- A decisão de muitos de Éfeso- Judeus, gregos , Inclusive feiticeiros
( At 19.17-19)
Irmãos, a Palavra do Senhor é muito clara: Aquele que crer e for batizado será salvo. Graças a Deus por sua infinita bondade em nos conceder sempre uma chance de arrependimento e conversão.
Veremos nesse estudo que a maior decisão que um ser humano pode tomar é " aceitar ao Senhor Jesus como seu Deus Salvador"
Paulo disse:
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Romanos 10:9 )
Se faz necessário fé e confissão para que haja salvação. O senhor Deus já fez tudo para nos livrar da ira vindoura, mas deixou-nos uma parcela de ação: Aceitar o que ele fez por nós ali na cruz!
Talvez voce diga: " Ah, isso é muito simples, só preciso crer e confessar Jesus como Senhor da minha vida?!- Não preciso fazer caridades, doar meu dinheiro, pagar minhas indulgências para ser salvo?!
A resposta é absolutamente NÃO!NÃO! NÃO!
Ninguém poderá escusar-se diante do Eterno, pois Deus em sua infinita "paixão" pelo ser humano facilitou ao extremo a aquisição da salvação para os homens.Porém é o homem quem se decide por Deus.
Deus decidiu nos amar primeiro, antes mesmo de demonstrarmos amor por ele. Mesmo quando o aborrecíamos, Ele decidiu nos amar, Ele simplismente nos amou. Agora, precisamos reconhecer seu grande Amor. Somente assim conseguiremos viver para Ele.
Rute era uma moabita, casada com um dos filhos de Noemi, uma mulher que conhecia o verdadeiro Deus de Israel.
Sabemos que a vida em Moabe para Noemi não foi nada fácil. Ela perdeu seu esposo e filhos, ficando somente com suas noras. Noemi vivia o auge da amargura, o ápice do desamparo( pelo menos na ótica humana)
Quando as coisas " apertaram" Noemi despediu suas duas Noras, porém uma delas tomou uma decisão que " parou o céu".Veja o que ela disse:
porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Rute chamou a atenção do Todo Poderoso. Ela creu que o Deus de sua sogra era o Deus abençoador e que não importava as circunstâncias, Ele jamais desampararia Noemi. Por isso ela se converteu dos deuses de seus pais para o único Deus invisível de Noemi.
Rute era uma mulher simples, mas determinada, pobre, mas guerreira, gentia, mas cheia de fé e amiga dos aflitos nas horas difíceis.
Na verdade, o testemunho de sua sogra a ganhou para o Deus de Jacó. Eu creio que Rute ficara impactada com o testemunho de Noemi, que mesmo aparentemente murmurando, cria que era Deus quem estava no controle de todas as coisas e que aquela situação era vontade de Deus.( sabemos que através de toda essa dificuldade Deus glorificou seu nome)
Rute fora abençoada pelo Grande eu sou, redimida por Boaz e próspera na terra de sua amiga Noemi.Pois decidiu seguí-lo, serví-lo e estar em meio do seu povo.
Não posso deixar de falar de Naamã, capitão da guarda da Síria, um herói nacional.
Este homem era riquíssimo, porém era um leproso. Sua enfermidade lhe trazia tristeza e desprezo. Do que lhe valia ser um herói, se não podia estar perto daqueles que o amavam?
Ficou sabendo através de uma jovem hebréia, serva do Deus vivente,a solução para seu problema, ela lhe notificou o poder de seu Deus. Naamã foi em busca do profeta Elizeu e então começa a passar um processo de conversão em sua vida.
Homem orgulhoso, prepotente, vaidoso, altivo, teve que se dobrar diante de Jeová.
Sete vezes mergulhou no rio Jordão( há épocas que o rio é pura lama)e ficou sarado de sua lepra. Naamã primeiro teve que crer para depois ser batizado. Na verdade sua fé apenas bastava, mas o ato de descer às aguas representava sua fé em ação e servia de testemunho perante todos que a palavra de Deus não falha.
Vejamos o que ele diz:
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
De fato, Deus não só mudara o exterior de Naamã, mas o seu interior. Seu coração agora estava voltado exclusivamente para o único Deus capaz de nos purificar de todos os nossos pecados. Seu coração agora adorava apenas aquele que nos limpa com sua Palavra, que quebra nosso orgulho de pecadores infames, e de um modo perfeito
( 7 )torna-nos novas criaturas. Pois saiba que a biblia diz que a pele de Naamã tornara-se como a pele de uma criança. Aleluia.
Já vemos no Velho testamento a mensagem do Novo nascimento( evangelho de Jesus).
Do mesmo modo o Eunuco creu e foi batizado, o carcereiro e sua casa ouviram a pregação de Paulo e creram no evangelho, logo foram batizados( ressuscitados para Deus)
Para terminar gostaria de comentar as decisões feitas pelos efésios através do ministério de Paulo.
Deus através de seu apóstolo fazia coisas extraordinárias. Curava milhares pelos aventais de Paulo. Demônios eram expelidos pelo nome de Jesus, a quem Paulo pregava dia e noite. E judeus e gentios decidiam-se por Cristo. Até mesmo feiticeiros rendiam-se aos pés do Deus de Rute, visto que viam os sinais do Deus vivo. Seus deuses( ídolos) não faziam o que Jesus estava fazendo, por isso o nome de Jesus ia sendo engrandecido.
Todos os bruxos que se decidiam por Cristo abandonavam suas encantarias e queimavam em praça pública todos os seus materiais de feitiçaria.
Que o Deus de Noemi seja conhecido em todas as nações como o Remidor.
Que o Deus de Elizeu seja conhecido como a cura para os Pecadores.
Que o Deus de Filipe seja conhecido como o cordeiro que tira o pecado do mundo.
Que o Deus de Paulo seja conhecido como o único Libertador.
Voce também pode tomar essa decisão na sua vida. Aceite agora mesmo o Senhor Jesus Cristo em sua vida e ele te remirá, será para ti um redentor maravilhoso, será para ti um rio de vida que purifica-te da injustiça. Será para ti a oferta pelos teus pecados e teu grande libertador.
Infelizmente, eu sei que mesmo Faraó vendo tantos sinais de Deus, ele não creu na verdade. Mesmo vendo a mão de Moisés operar tantos sinais, ele decidiu não acreditar no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Por isso morreu em seus pecados.
Não tome a decisão errada, creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo tú e tua casa.
obs: o batismo nas águas não salva, serve apenas como testemunho da obra que Deus já começou a realisar na vida daquele que creu.
o ladrão da cruz não teve tempo de ser batizado, porém Jesus lhe garantiu: Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.
Se tú acreditas em teu coração, confesse com sua boca( ação interior e ação exterior)
sexta-feira, 8 de julho de 2011
A Vontade de Deus
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.(Sl 40.8)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
1-O Cristão deve desejar ardentemente a vontade de Deus(Mt 6.10)
2- Mesmo em momentos difíceis, os filhos de Deus devem confiar e se render a soberana vontade de Deus( Mt 26.39,42)
3- Jesus, o maior exemplo de obediência ao Pai( Jo 4.34;6.38)(Mt 3.17)
4- Fazer a vontade de Deus nos identifica como membros de sua Família(Mt 12.50)
5- Fazer a vontade de Deus nos identifica como amigos de Cristo( Jo 15.14)
6- Fazer a vontade de Deus é ser Sábio(Ef 5.17)
7- Não temos motivos para rejeitar a vontade de Deus( Rm 12.2)
8- Esta é a vontade de Deus: Por tudo dai graças( I TS 5.18)
9- Esta é a vontade de Deus: a Vossa santificação( I Ts 4.3)
10- Antes de aceitarmos a fé fazíamos SEMPRE a nossa vontade(pensamentos e carne)(Ef 2.3)
11- Toda a criação surgiu da vontade de Deus( Ap 4.11)
Amados(as), que o Espírito Santo nos capacite a primeiramente entendermos qual seja a vontade de Deus para as nossas vidas. E que Ele nos ajude a executar do mesmo modo a vontade daquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para a luz.
Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o maior exemplo de entrega aos braços do Pai Celeste. O tempo todo ele (Jesus) demonstrava a seus díscipulos que tudo que fazia ou dizia era exatamente a vontade de Deus Pai:
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4:34
O próprio Deus testemunhou o quanto Jesus lhe era obediente:
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17
Deus estava dizendo: Este é o filho que eu amo. Ele sempre faz os meus gostos ou meu querer(vontade)
Na verdade, Jesus sempre fez a vontade do Pai, como que para agradá-lo, ou fazê-lo sorrir. Desde o princípio foi assim, até mesmo na criação. O seu relacionamento com Deus era e é perfeito. A comunhão entre Pai e filho está além da nossa capacidade humana de classificar:" Eu e o Pai somos um."
O amor lança fora o medo. De fato, devemos obedecer a Deus não motivados pelo medo, tendo em vista um Deus Tirano que pode nos lançar no inferno a qualquer momento, Não!
Mas, assim como Cristo, devemos obedecer a Deus com Prazer e alegria, na intenção de fazê-lo feliz e orgulhoso de ser nosso Pai.
O salmista disse, profeticamente: Deleito-me em fazer a tua vontade,ó Deus meu, sim, a tua lei está no meu coração.
Conhecendo as escrituras, conheceremos a vontade daquele que nos criou e nos gerou novamente de acordo com sua própria vontade.
Nós, pecadores, vivemos em grandes conflitos espirituais, pois Paulo demonstra isso exemplificando um duelo que ocorre dentro do homem. Trata-se de uma luta entre fazer a vontade do Espírito Santo e fazer as vontades da carne.
Antes de aceitarmos a fé do filho de Deus, fazíamos mesmo, sem remorços, nossas vontades pecaminosas. Hoje, guiados pelo Espírito e capacitados por ele mesmo, somos capazes de dizer não ao mundo e sim para o Senhor.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17
Oh, Senhor, Ajude-nos a fazer a tua vontade.
Jesus disse:Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:21
e disse mais:Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:14
Devemos nos render a soberana vontade de Deus, pois sua vontade é boa, perfeita e agradável. Para experimentarmos sua vontade, devemos renovar nosso entendimento, devemos nos conformar com a santa palavra do Eterno e não com este mundo.
Sabemos explicitamente duas vontades de Deus " Nossa gratidão expressa e nossa santificação"
Por tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco(1 tS 5.18)
Nem sempre é fácil sermos agradecidos. Em lutas, provas e adversidades somos tendenciosos a murmurar e não a sermos gratos. Porém assim como Cristo o fez no Getsêmani, ao ser moído e expremido, façamos nós também: Senhor, se possivel for, passes de mim este cálice, todavia não sejas como eu quero, mas como tu queres...
Gostaria de terminar dizendo dois exemplos da vontade ativa de Deus:
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Salmos 115:3
Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Jó 23:13
Ora, um exemplo bem claro disso é a própria criação. O universo surgiu graças a vontade de Deus. Não foi algo inesperado, uma explosão repentina, que fez os mundos existirem. Não!
Vejamos o que está escrito:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.(Ap 4.11)
Não só os mundos foram criados pela vontade divina, como eles ainda existem porque Deus quer assim.
Medite nisso e diga: Eis-me aqui, Senhor, faça-se em mim a tua vontade ou como Maria mesmo disse:
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. .. Lucas 1:38
Em breve falaremos de Abraão, um exemplo de abnegação e obediência a Deus...
Assinar:
Postagens (Atom)