quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ouvindo a voz de Deus




Então veio o Senhor,e pôs-se ali,e chamou como das outras vezes:Samuel,Samuel.E disse Samuel:Fala,porque o teu servo ouve.(I Sm 3.10)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

A-Chamados pelo Nome
1-Adão(Gn 3.8-10)
2-Abraão(Gn 22.1)
3-Samuel(1 Sm 3.4,6,8,10)
4-Saulo(At 9.4)

B-Aspectos da voz de Deus

1-Como trovão(Jó 37.4;40.9)(Sl 29.3)
2-Como muitas aguas(Ap 1.15)
3-Como alarido de buzina/trombeta(Jó 37.2)(1 Ts 4.16)(Ex 20.18;19.19)(Ap 1.10)

C-A voz de Deus se faz ouvir
1-Desde os céus(Dt 4.36)(Ex 20.22)
2-Para nos ensinar sua vontade(Dt 4.36)
3-Para que não pequemos(Ex 20.19-20)

D-Porta-vozes de DEUS
1-Moisés foi mediador entre o povo e DEUS(Ex 20.19)
2-Os profetas(Mt 23.37)(Is 6.8,9)(Jr 1.7,9)
3-Jesus(Jo 8.29)(Jo 5.37,43)
4-Os cristãos(Lc 10.1-3)(Mt 18.19-20)

E-Obedecer a voz de Deus
1-Identifica-nos como povo exclusivo(Dt 26.18)(Jo 14.21,23)
2-Acarreta-nos muitas bençãos(Dt 28.1-14)(Is 1.19-20;55.2)

No estudo anterior falamos sobre o silencio de Deus.Se Deus fica em silêncio é porque ele fala.Hoje veremos uma mensagem baseada em 1 samuel 3.10,que nos conta a história de um jovem garoto,consagrado a Deus por sua mãe como Nazireu,dedicado ao templo e as coisas santas do Senhor.Samuel era um jovem que dormia perto da arca de Deus,que tinha plena aproximação da presença santa do Deus santo.
Eu entendo que quanto mais próximos estivermos da presença de Deus,MAIS FACILIDADE TEREMOS DE OUVIR SUA VOZ.Muitas vezes deixamos de ouví-lo porque estamos indiferentes ao Espirito Santo,não mais possuimos aquela intimidade de outrora,daí nos perguntamos:Porque o Senhor não fala comigo?Como já disse,quanto mais próximos estivermos dele,mais sensíveis seremos a sua voz.
Samuel nunca tivera ouvido o Senhor falar pessoalmente,ou seja,ele nunca tivera uma experiência pessoal com o El-Shaday.Hoje muitos são os que dizem que não creem em profecias,ou em dons espirituais,dizem isso sem nunca se quer terem tido uma experiência real com Deus,por isso criticam tudo e todos a cerca disso.Deus é o mesmoe não mudou,se o velho crente(Eli)não dá mais ouvidos a voz de Deus,Ele levanta um pequeno menino para ser seu porta voz.Não importa quanto tempo temos de cristãos,o que importa é estarmos perto da arca,da lãmpada de Deus,DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO.
Se voce ainda não teve uma experiência real com o Senhor não critique quem ja teve ou tem,pois os que se levantaram contra Moisés por causa disso(DEUS falar com ele)ficaram leprosos.
Deus é soberano e se revela a quem quer,usa quem quer e do jeito que quer.Quem somos nós para questioná-lo?
Imagino o ciume de Eli,um velho sacerdote,que não tinha domínio sobre sua própria casa,quanto mais da casa do Senhor,quando percebeu que era o próprio Deus se revelando a Samuel.Este todas as vezes que ouvia seu nome,corria ate Eli,pensando ser esse que o chamara,só depois recebeu a instrução do ancião para que dissesse:Fala,porque teu servo ouve.
Não importa a idade da pessoa para que possa ouvir a voz de DEUS.Samuel era jovem ainda,um rapazote,Jeremias era criança quando chamado para ser um profeta.
A biblia diz que a voz de DEUS se faz ouvir dos mais altos céus,sua voz troveja como trovão,é forte como o som de muitas aguas,e alta como o barulho da trombeta.
Moisés intermediou o contato de DEUS com o povo,pois este temia a morte ao ouvir a voz do Grande EU SOU,porém Moisés disse:Deus fala com o homem e este permanece vivo.
É claro que algo terrível acontecera no momento em que DEUS falara ali no monte,que tremia feito pandeiro,se via raios e trovões,Deus falara do meio do fogo.Aleluia.
Antes de todo este evento,o Senhor mandou que todo o povo se santificasse,se lavasse,se abstivesse das esposas por um intervalo de tempo,para que só então pudessem ouvir a voz Onipotente do DEUS libertador.Eu entendo mais uma vez que ouvir a voz de DEUS é para todos aqueles que primeiro creem e que depois buscam e pagam o preço.Não é de todo o jeito que poderemos ouvir o Senhor falar.
Da mesma forma que Deus falava com todo o povo,ele também escolhia pessoas para o representar,ser seu porta voz,como Moisés,JESUS,os profetas,que falam:assim diz o Senhor.Jesus nos enviou ao mundo para pregarmos o evangelho em seu nome,não em nome de igrejas,convenções,etc,mas somente em seu nome fomos envidaos para dizer:Assim diz o Senhor Jesus:Arrependei-vos e convertei-vos,pois é chegado o reino dos céus.
Se ouvirmos a Sua voz,diz a biblia,comeremos o bem da terra,seremos felizes e prósperos.Seremos felizes no campo,na cidade,o nosso fruto será abundante,nossa casa será abençoada,enfim,mas se não atentarmos para o que DEUS tem a nos dizer,muitas maldições estarão nos ameaçando.É melhor obedecer do que sacrificar.
Abraão escolheu obedecer a voz de DEUS.O senhor DISSE:Abraão,sobe o monte moriá e sacrifica teu filho,teu único filho a quem amas,em holocausto.Abraão nao desobedeceu,foi e subiu o monte,quando ja estava para fazer o ato final,Deus bradou-lhe,dizendo que não fizesse tal coisa,pois sabia que o temia e o amava acima de tudo.
Ouvir por ouvir não adianta de nada,temos de ouvir e obedecer.Deus só quer o melhor para nós,e sabemos que podemos confiar em suas instruções.
JESUS disse:Aquele que me ama guarda os meus mandamentos,ou seja,me obedece.Jesus ainda disse:Se alguém me amar,será amado por meu pai,eu também o amarei e me manifestarei a ele.Manifestar-se aqui também inclui ouvir a voz de Deus,receber instrução divina.

2 comentários:

  1. Ooi :)
    gostei muito do seu blog.
    te seguindo ;*

    ResponderExcluir
  2. brigado pelo carinho,gloria a Deus, que Jesus abençoe sua vida através dos estudos.Paz

    ResponderExcluir