quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O silêncio de DEUS






Ó DEUS ,não estejas em silêncio,não te cales nem te aquietes,Ó DEUS.(Sl 83.1)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-O DEUS QUE FALA(Dt 5.24)
a-Cara a cara com o homem(Ex 33.11)(Jo 9.37)
b-Com todo o povo(Ex 19.16-19)
c-Ao coração(Lc 24.32)
d-Quando DEUS fala algo acontece(Sl 33.9)

2-Por quê DEUS fica em silêncio?
a-Para nos provar(Mt 15.23)
b-Porque está trabalhando a nosso favor(Jo 8.6)
c-Para nos repreender(Ez 3.26-27)
d-Porque há tempo de se calar(Ec 3.7)

3-As sensações deste silencio
a-Rejeição(Sl 102.1,2,17)-Não quer dizer que seja de fato.
b-Abandono(Ct 5.6)
c-Morte(Sl 28.1)

4-Quando DEUS decide falar?(Is 42.14)
a-Para criar algo(Gn 1.3)
b-Para livrar alguém da morte(Jo 8.7-9)
c-Para dar a cura divina(Mt 15.28)

5-O que faz DEUS falar?
a-O clamor(Mt 20.30-32)(Jr 33.3)
b-A adoração(Mt 15.28)
c-
Ao longo da nossa caminhada cristã passaremos por varias fazes em que nos perguntaremos:Por que isso está acontecendo comigo?Por que estou passando por essa provação?São nessas horas que mais nos apegamos a palavra de DEUS e são essas experiências que nos fará crescer espiritualmente.
Talvez você,querido leitor,esteja passando por momentos dificeis em sua vida atualmente,mas saiba que você não é o unico a passar por tais e ainda ter que enfrentar o silêncio de DEUS.
Alguém só pode silenciar,se antes falar ou fizer barulho,logo a uma mudança de atitude,de ação,neste caso a ação foi o ato de silenciar-se.
Como é dolorido ter que enfrentar o silêncio de DEUS,pois para nós,seus filhos,é de grande valia oque o PAI tem a nos dizer,sua palavra é muito importante e consoladora,por isso o salmista expressou de maneira tao intensa sua aflição por vivenciar o silêncio de DEUS,dizendo:Não te cales,não fiques quieto.Que oração intensa!
DEUS nos prova de diversas maneiras,mas quero que entanda que DEUS tem seus propósitos,ele se cala,mas não para nos fazer mal,e sim para nos entender o quanto a sua palavra é importante na nossas vidas.
Com sua palavra DEUS criou todas as coisas existentes,Ele só precisou falar e tudo logo se fez:

Porque falou,e tudo se fez,mandou e logo tudo apareceu(Sl 33.9)

No principio tudo era sem forma e vazio,não havia luz,mas DEUS disse:Haja luz e houve luz.
Nossos problemas são pequenos demais diante do poder do nosso DEUS!Se com sua palavra proferida,tudo se fez,o que é um pequeno problema diante da palavra do Senhor?
DEUS é um DEUS que fala com o homem e esse permanece vivo,sua voz é como a voz de muitas aguas,de trombeta,alarido que faz tremer montes e nações,mas mesmo assim o homem permanece vivo,pois sua palavra é espirito e vida.
DEUS falava com Moisés face a face,como qualquer um fala com seu amigo.DEUS falava com todo o povo com voz altissonante e todos temiam diante Dele.
Quando DEUS fala algo acontece!
Jesus apareceu a dois de seus discípulos,no caminho de Emaús,estes achavam que tudo havia perdido o sentido,pois o Mestre havia morrido,mas ja os tres dias eram passados e Jesus ja tinha ressuscitado,e estava ali com eles,porém estes não o reconheceram,so perceberam que Raboni estivera ali depois do partir do pão,dizendo:Não ardiam em nós os nossos corações,quando ele nos falava?Aleluia...Jesus fala aos corações e nós reconhecemos sua doce e fervorosa voz.
A mulher cananéia enfrentou o silencio de JESUS e o despreso dos discipulos,perseverou,se humilhou e adorou o Mestre,por fim recebeu a recompensa de sua fé.Ela clamava desesperada pela libertação de sua filha oprimida,mas Jesus não lhe dava palavra.Mesmo assim ela não desistia.Jesus MUITAS VEZES FICA EM SILENCIO PARA PROVAR NOSSA FÉ.
Outra mulher vivenciou o silêncio de Jesus,a mulher adúltera.Ela fora levada até Jesus para ser apedrejada.Jesus se abaixa e começa a escrever na areia,em silencio,não diz absolutamente nada,mas os acusadores daquela mulher não desitem,continuam instigando o apedrejamento,Jesus então se levanta e diz a famosa frase:Quem não tiver pecados atire a primeira pedra.Eu entendo que enquanto DEUS está em silêncio é por que está trabalhando em nosso favor,quando ele se levanta é para romper o silencio e decretar nossa vitória(Neste caso o perdão e o livramento de morte daquela pecadora)

As vezes nos deparamos com situações bem complicadas,mas se estamos diante de Jesus não há porque temer.O silencio de DEUS não implica em indiferença ou abandono da parte de DEUS.DEUS cumpre aquilo que fala.Aleluia.
A biblia diz que há tempo para todas as coisas debaixo do ceu,incluse tempo de estar calado.
DEUS faz coisas tremendas que não podemos esquadrinhar,ate mesmo em silencio ele opera maravilhas.
O silencio de DEUS também serve como reprrensão para a casa rebelde(pessoas obstinadas,que so ouvem o que lhe agradam).Temos de ouvir o que DEUS tem para nos dizer e não aquilo que queremos ouvir,ainda que seja uma reprrensão,DEUS sabe o que é melhor para nós.
Ezequiel é uma prova disto,foi um profeta mudo no principio de seu ministério,já que o povo não queria ouvir a voz de DEUS,pois sabiam que DEUS os repreenderiam por seus pecados.
Ezequiel tinha de ficar calado,até receber a palavra dO Senhor.
Não pense que DEUS se esqueceu de ti,o silencio de DEUS é seguido de resposta,por isso continue clamando,se humilhando e adorando aquele que pode todas as coisas.Este silencio será rompido pelo brado de Jeová,então prepare-se para ouvir a voz de DEUS:

Clame a mim e responder-te-ei,anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que tu não sabes(Jr 33.3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário