Não temas, porque achaste graça diante de Deus ( Lc 1.30)
Por Frankcimarks Oliveira
Deus escolheu Maria para trazer Jesus ao mundo.
"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre."
Ela era apenas uma adolescente pobre, noiva de um carpinteiro pobre, que vivia numa sociedade patriarcal e por isso mesmo não tinha vez nem voz. Como ela explicaria ao mundo e ao futuro esposo que o filho que carregava no ventre era fruto de um milagre e da soberania divina? Todo privilégio traz consigo grandes incumbências.
Quem acreditaria nisso? Ninguém acreditou em Noé quando ele alertou do dilúvio. Uma mulher grávida de Deus era ainda mais difícil de engolir. Pobre Maria!
O evangelho nos traz coisas boas, mas também nos traz lutas e responsabilidades. É um presente valoroso, requer de nós zelo.
O mundo não acredita em nossa palavra. Zomba quando dizemos que Deus nos escolheu, que Cristo nos habita. Portanto, que a experiência de Maria nos sirva de modelo. Carregar o dom de Deus requer coragem.
O Senhor enviou um anjo a Maria para lhe comunicar o que já havia sido determinado no céu:
" Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim."
Perceba que nem o nome da criança ela pôde escolher. O fruto de seu ventre era o próprio filho de Deus, o Messias prometido desde o Jardim do éden. Quanta responsabilidade! Maria aceitou seu lugar de serva, sejamos como ela que humildemente confessou :" cumpra-se em mim segundo sua palavra". Fé e disposição, foi o que Maria demonstrou. Ela tinha todos os motivos do mundo para ter medo. A lei dizia que ela deveria ser apedrejada, pois quebrara sua aliança com José. Mas o filho era de Deus.
O Senhor nos coloca em situações complicadas às vezes, tendo sempre um propósito maior em nossas vidas, afim de revelar sua glória e trazer seu reino ao mundo. O medo do amanhã não pode nos impedir de fazer a vontade divina. O medo nos paralisa, nos bloqueia, nos cega. Confie naquele que sabe o que ainda não aconteceu na história. Os olhos dele vêem o que os nossos não enxergam.
Maria achou graça diante de Deus, isto é, fora escolhida para uma grande missão. Servir a Deus é glorioso, mas traz consigo um enorme peso. Paulo, Jeremias, os apóstolos e os profetas experimentaram esse peso em suas vidas. Porém, Deus jamais os abandonara. Deus lhes revelou coisas grandiosas e lhes deu a vida eterna. As lutas que passaram aqui não se comparam com a glória que usufruem ao lado de Deus nas alturas.
Deus chamou Maria. E para ajudá-la em sua missão, chamou José. Deus sempre chama alguém para nos ajudar em nossa caminhada. A Adão ele deu Eva, à Maria, deu José. Às vezes é um amigo, outras vezes, um irmão.
"É melhor serem dois do que um só"
Deus fez José sonhar e lhe explicou tudo o que acontecera e o que aconteceria no porvir, assim os livrou da morte. Ele, através dos presentes dos reis magos, deu condições ao casal de sobreviver, refugiados em outro país, até que o perigo passasse. O Senhor não é irresponsável. Ele cuida dos seus filhos. Ele é o bom pastor.
CONCLUSÃO:
Deus entra em nossas vidas sem pedir licença. Ele é o dono de cada criatura existente no universo, não precisa de nossa permissão para ser Deus. Ele viu Maria na eternidade e a escolheu para revelar seu filho ao mundo. Havia outras jovens, mais belas e mais ricas, com status social, capazes de proporcionar a Jesus uma vida confortável, tal qual a filha de Faraó deu a Moisés, porém o Senhor quis que seu filho nascesse em uma família humilde.
Dar Jesus aos pobres é a maneira de Deus enriquecê-los.
Carregamos Jesus dentro de nós, assim como Maria, através do Espírito Santo. Somos ricos, nada tem nos faltado.
Precisamos confiar em Deus.
Se ele nos escolheu para uma missão em seu nome, então tudo ocorrerá bem. Deus mesmo se encarregará de todas as coisas. Haverá drama? Sim, com certeza. Haverá momentos difíceis? Não tenho dúvidas. Mas se Deus é por nós, quem será contra nós? O importante é que sua Graça esteja conosco.
Outra vez digo, confiem em Deus que vos chamou. Em meio aos problemas e dramas da vida, ele estará no meio de vós e isso vos bastará.
Nesse Natal desejo a todos muita graça de Deus. E lembre-se: Jesus é o presente de Deus aos pobres, o mais precioso e rico. Carregá-lo requer coragem e força. O mundo tentará roubá-lo, mas Deus nos protegerá.
Que 2020 seja um ano repleto da presença de nosso Pai celestial que nos abençoou em Cristo Jesus. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário