terça-feira, 20 de março de 2018

A doutrina dos Fariseus


Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus. (Mt 16.12)
Por Frankcimarks Oliveira

         O Senhor alertou seus discípulos: “Cuidado com os ensinos dos Fariseus, guardem-se deles”. Essas palavras ecoam até nossos dias. Só conseguiremos nos afastar de tais doutrinas, se conhecermos bem o evangelho de Jesus.

         Perceba que os seguidores do Senhor tinham dificuldade para entender o que ele dizia, eram tardios no entendimento. Ainda bem que Deus é paciente! Que o Espírito Santo abra bem nossos corações para compreendermos o que as palavras de Cristo realmente querem dizer.

         Jesus disse que os Fariseus não tinham qualificação para guiarem as pessoas ao reino de Deus. Chamou-os de cegos condutores de cegos. (v. 2,3). Afirmou que eles eram bons em discernir os fenômenos naturais, observando o céu, contudo não compreendiam as coisas do Espírito. Pediam sinais e mais sinais, sendo que seus olhos já contemplavam as obras e maravilhas que Jesus realizava bem diante de seus olhos. Além do que muitas profecias se cumpriam na pessoa de Jesus, eles, porém, resistiam a essa verdade.

         A melhor maneira de identificar ensinamentos errôneos é sabendo bem quem Jesus de fato é. Por isso ele reuniu seus apóstolos e perguntou: Quem dizem os homens ser o filho do homem? Conhecer bem a Jesus através das escrituras é a única maneira de não ser enganado por todo vento de doutrina. Cristo é a pedra fundamental do edifício. Se tocarem nele, a base o e o sustentáculo da Igreja, todo o prédio cairá. Portanto, atente-se a isso, leitor. O que diz sua congregação acerca do filho de Deus? O que dizem seus pastores sobre Jesus? Quem é Jesus para sua comunidade religiosa? Confira no evangelho o que Jesus disse de si mesmo e compare com o que seus doutrinadores dizem. Fique apenas com o que Jesus falou.

         “E Vós quem dizeis que eu sou?” – perguntou Jesus a seus discípulos. Os fariseus não reconheciam em Jesus a pessoa do Messias, aquele que salvaria Israel de seus opressores. Pedro respondeu: Tu és o Cristo, (o messias) o filho do Deus vivo.” Uma fé que genuinamente não reconhece a filiação divina de Jesus não é digna de crédito. Se, porventura, sua igreja, salão ou congregação, nega tal verdade, não perca tempo, saia imediatamente de lá. Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo, aquele que havia de vir ao mundo.

         Por que nem todos creem nessa mensagem? Porque nem todos recebem de Deus essa revelação. Jesus mesmo disse a Pedro: “Feliz és tu Simão, pois não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai, que está nos céus”. Por isso muitos não conseguem crer em Jesus, porque Deus não os concedeu tal fé. Apenas e somente apenas quando o Pai resolver tocar os corações incrédulos acerca de Jesus é que eles conseguirão dizer o mesmo que Pedro disse: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.

         Ninguém conhece o Pai senão o Filho e ninguém conhece o Filho senão o Pai e quem este quiser revelar. Ninguém vai ao pai senão pelo Filho e ninguém vai ao Filho se o Pai não o conduzir. O Filho glorifica o Pai e o Pai glorifica o Filho.

         Se Cristo não é o fundamento de sua fé, sinto dizer, ela é vã. De nada adianta passar horas e horas em oração, nos templos, nas praças pregando. Se Cristo não é precioso para você, se Cristo Jesus não é exatamente aquilo que ele é para Deus, para os anjos, para os demônios, então sua fé é inútil.

         Jesus não é mais um anjo enviado por Deus ao mundo, não é um deus com “d” minúsculo, não é apenas um profeta, não é um mensageiro do amor e da paz meramente, não é um judeu que se rebelou contra Roma. Jesus de Nazaré é o Cristo, o Ungido, o rei eterno, descendente de Davi, seu reino não terá fim, ele é o cabeça de seu povo, aquele que venceu o pecado e a morte e que tem a chave da ressurreição nas mãos. Quem crê nele não será confundido, quem acredita em Jesus, passou da morte para a vida e viverá de eternidade a eternidade a seu lado no paraíso, gozando de sua graça e misericórdia. Você crê nisso, leitor, do fundo de sua alma? Não se engane, toda planta que o Pai não plantou, será arrancada. Muitos o chamam de Senhor, poucos realmente creem nisso.

         Jesus é a rocha onde sua igreja foi edificada. Ele é nossa base e segurança. Sobre ele repousa nossos destinos. Dele depende a salvação dos pecadores. As portas do inferno não prevalecerão contra seus seguidores, pois ele é o capitão, o Senhor dos exércitos, o rei da glória que subiu ao céu e está assentado a destra de Deus Pai e vive a interceder por seus amigos.

         Cristo tem toda a autoridade nos céus e na terra. É o alfa e o ômega, o começo e o fim. Aquele que esteve morto e reviveu, o que anda no meio dos sete castiçais de ouro, o Todo Poderoso que diz: “Eis que cedo venho, guarda o que tu tens para que ninguém roube tua coroa.”

         Jesus é aquele que ouve nossas orações, o que responde nossas orações e o que ora pela igreja, eternamente. Ele é o Cristo.

Os fariseus não ensinam essas verdades. Inventam coisas, mudam os textos, se contorcem para negar o que é evidente, pois são cegos. Não enxergam a glória do calvário. Assim como o diabo, estremecem com a mensagem da Cruz, dizem que é loucura ou escândalo, dizem que Deus jamais faria uma coisa dessas, matar o próprio filho de maneira tão cruel.

 O homem natural não vê sabedoria na cruz, mas os filhos de Deus se alegram e cantam: Foi na cruz, foi na cruz onde um dia eu vi meus pecados castigados em Jesus. Nos alegramos porque ele vive e porque ele vive podemos crer no amanhã. Ele ressuscitou.

Os cristãos acreditam na vida além-túmulo. Creem que serão ressuscitados por Cristo, o Senhor dos vivos e dos mortos. Não cremos que seremos reencarnados aqui neste mundo, várias vezes, para evoluirmos e nos tornarmos pessoas melhores. Não! Cremos que seremos glorificados com ele. Depois da morte segue-se o juízo. Se você acredita em reencarnação, sinto dizer, você não acredita em Jesus, pois a reencarnação coloca Cristo de lado, jogando sobre o pecador a capacidade de se aperfeiçoar. Sabemos pelas escrituras que é Deus quem faz isso. Ele é o oleiro, nós, os vasos em suas mãos. Você tem todo o direito de acreditar na reencarnação, apenas não diga que acredita em Jesus, que ele tem a chave da morte e do inferno, porque uma coisa anula a outra. Existe aí muito fermento de Fariseu. O mesmo se aplica ao purgatório. Se o sangue de Jesus não é suficiente para perdoar pecados e nos purificar de uma vez por todas, nada o será. Se a fé somente não for suficiente para salvar uma alma, então Cristo é um mentiroso, pois foi exatamente o que ele ensinou: Crê tão somente e serás salvo. Fé no sangue dele basta para nossa salvação eterna.

Cuidado, muitas religiões se dizem cristãs, mas negam a Cristo. Negar a Cristo não é apenas repudiá-lo, rechaça-lo, é diminuí-lo. Outras o negam com suas obras, com o ódio, com a falta de amor.

Fuja da doutrina dos Fariseus. Corra para Cristo. Amém.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário