quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Betesda: Uma Casa de Misericórdia




 E Jesus lhe disse: Levanta-te, toma o teu leito e anda ( Jo 5.8)


Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:8
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:8
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:8
Por Frankcimarks Oliveira

1- A casa de Deus deve ser lugar de misericórdia

            Deus enviava de tempos em tempos um anjo para mover as águas de um tanque que havia no templo, chamado Betesda. Neste lugar haviam doentes, cegos, paralíticos, que eram curados, caso pulassem primeiro , enquanto as águas eram agitadas.
            Dentre tantos enfermos, havia um homem paralítico que há mais de 30 anos estava ali, esperando a boa vontade de alguém para lançá-lo no tanque. Entretanto, ninguém o ajudara. Muitos de seus amigos, imagino eu, que outrora em sua mesma condição de doente e que foram curados, nem mesmo eles voltavam para ajudar aquele miserável paralítico.
            Na verdade, este texto fala-nos sobre a misericórdia divina. Somente Deus pode enxergar a miséria humana e compadecer-se dos viventes. Os próprios homens são incapazes de sentirem ou fazerem algo em prol de sua própria raça.
            O pior de tudo isso é que eles estavam dentro do templo. Isso é revelador, pois penso que o lugar mais propício para o exercício da misericordia e da compaixão deveria ser na casa de Deus. Entretanto, a realidade é que o homem permanece mau ainda que vá a uma igreja. Se Cristo não transformar nossos corações à sua semelhança, então nossa miséria permanecerá.

2- A miséria humana comove a Deus

            Cristo dirigiu-se até aquele paralítico e perguntou-lhe: Queres ser curado? E ouve : Não tenho quem me ajude quando as águas são agitadas! - Ora, não podemos deixar de refletir nessa afirmativa. Esta frase nos revela:
I- A Falta de solidariedade dos homens por seus semelhantes;
II- A Falta de companheirismo e coleguismo dos homens por seus semelhantes;
III- O egoísmo humano como sua principal mazela.
            Queridos, Deus enviava um anjo para socorrer os humanos, isto é, era necessário que um ser sobrenatural fizesse algo, caso contrário ninguém da terra o faria. Deus além de estar sendo bondozo em curar as enfemidades daquela gente, está revelando a dureza do coração humano.
            O egoísmo faz de nós pessoas mesquinhas, incapazes de darmos as mãos àqueles que há tanto tempo clamam por socorro. A verdade é que nós queremos a misericórdia de Deus só para nós mesmos. A pergunta é: queremos dar misericórdia ao nosso próximo ?
            O próprio Filho de Deus teve de vir a este tenebroso mundo para mostrar aos homens que o que Deus busca é misericórdia e não sacrifícios. Apenas ritos religiosos não satisfazem a Deus; Mera frequência a um templo religioso não satisfaz ao Senhor; Ele procura misericórdia; Quer que exercitemos a compaixão e o amor para com todos.
            Ninguém mais do que Jesus poderia sentir compaixão daquela pobre alma. A biblia diz: e Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: queres ficar são? (Jo 5.6)
            Deus, diferente do que muitos pensam, se importa com a raça humana. Ele deseja nos sarar, não somente nosso corpo doente, mas nossa alma pecadora. Deus deseja libertar-nos do poder do pecado,  nossa maior miséria.

3- O Homem não sabe o que é misericórdia

            Depois de curado aquele homem tomou sua cama e andou. Aquilo que o manteve aprisionado era agora dominado por ele. O ex- paralítico andava livremente, com toda liberdade e alegria. Entretanto, nem todos ficaram contentes com o milagre feito por  Cristo Jesus.
            O Texto conta-nos que alguns Judeus foram questionar o homem curado : "Hoje é sábado e não é lícito carregar a cama". Ou seja, o ser humano nem faz nada para ajudar seu próximo e quando vê este bem, não consegue se alegrar por ele.
            A religiosidade pode dar uma nova imagem para as pessoas. Pode vestir o que está por fora, mas o perverso coração humano somente Deus tem poder para transformar. Aqueles judeus "viviam" no templo, faziam sacríficios, mas não sabiam o que era misericórdia. Oravam a Deus por longas horas do dia, mas não amavam seus semelhantes.

4- O descanso que Vem de Deus

            O dia do milagre fora um Sábado. E isto também é muito significativo, pois o sábado representa o descanso. Neste caso, o descanso dos muitos anos de aflição vividos por aquele pobre miserável.
            Jesus certa vez bradou: Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei ( Mt 11.28). Mas, como aquele paralítico poderia responder a tal chamado? Cristo foi até ele, Cristo perguntou por sua própria vontade se ele queria ser curado, Cristo mesmo foi quem ordenou a cura daquele pecador.
            Queridos, se não fosse Deus quem tomasse todas as iniciativas para nos abençoar, jamais seríamos abençoados. Deus sabe que somos incapazes de qualquer coisa, por isso mesmo decide abençoar-nos com sua grande misericórdia.

5- Uma nova testemunha da Graça

            Cristo era um desconhecido para aquele pecador, mas não o deixou sem conhecê-lo. O propósito de Deus em seus milagres sempre é levar-nos ao conhecimento de seu Filho.
            Quando fora interrogado pelos judeus : quem o curou ? Ele disse : Não o conheço, apenas sei que ele mandou-me carregar minha cama! - Deus faz tudo perfeito e sua obra é completa. Cristo torna ao templo e se revela a sua pobre criatura, e além disso, adverte-o dos males do pecado. As aflições deste mundo não se comparam com as aflições do fogo da ira divina no inferno. Principalmente para aqueles que provaram do poder de Deus e continuaram vivendo em pecados e mais pecados.
            Jesus , a cada benção que nos dá, está nos dizendo : Vá e não peques mais, seja mais santo, afaste-se do mal. Afinal, foi para isso que ele nos libertou, para que sejamos livres do poder do pecado e glorifiquemos seu nome.
            Aquele que outrora era imóvel, inerte, débil, agora servia como uma testemunha da graça divina. E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era quem o curara. (Jo 5.15) Diga ao mundo quem Jesus é ; Diga ao mundo o que Jesus faz, é o mínimo que podemos fazer para "retribuirmos" seu favor imerecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário