quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Betesda: Uma Casa de Misericórdia




 E Jesus lhe disse: Levanta-te, toma o teu leito e anda ( Jo 5.8)


Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:8
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:8
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:8
Por Frankcimarks Oliveira

1- A casa de Deus deve ser lugar de misericórdia

            Deus enviava de tempos em tempos um anjo para mover as águas de um tanque que havia no templo, chamado Betesda. Neste lugar haviam doentes, cegos, paralíticos, que eram curados, caso pulassem primeiro , enquanto as águas eram agitadas.
            Dentre tantos enfermos, havia um homem paralítico que há mais de 30 anos estava ali, esperando a boa vontade de alguém para lançá-lo no tanque. Entretanto, ninguém o ajudara. Muitos de seus amigos, imagino eu, que outrora em sua mesma condição de doente e que foram curados, nem mesmo eles voltavam para ajudar aquele miserável paralítico.
            Na verdade, este texto fala-nos sobre a misericórdia divina. Somente Deus pode enxergar a miséria humana e compadecer-se dos viventes. Os próprios homens são incapazes de sentirem ou fazerem algo em prol de sua própria raça.
            O pior de tudo isso é que eles estavam dentro do templo. Isso é revelador, pois penso que o lugar mais propício para o exercício da misericordia e da compaixão deveria ser na casa de Deus. Entretanto, a realidade é que o homem permanece mau ainda que vá a uma igreja. Se Cristo não transformar nossos corações à sua semelhança, então nossa miséria permanecerá.

2- A miséria humana comove a Deus

            Cristo dirigiu-se até aquele paralítico e perguntou-lhe: Queres ser curado? E ouve : Não tenho quem me ajude quando as águas são agitadas! - Ora, não podemos deixar de refletir nessa afirmativa. Esta frase nos revela:
I- A Falta de solidariedade dos homens por seus semelhantes;
II- A Falta de companheirismo e coleguismo dos homens por seus semelhantes;
III- O egoísmo humano como sua principal mazela.
            Queridos, Deus enviava um anjo para socorrer os humanos, isto é, era necessário que um ser sobrenatural fizesse algo, caso contrário ninguém da terra o faria. Deus além de estar sendo bondozo em curar as enfemidades daquela gente, está revelando a dureza do coração humano.
            O egoísmo faz de nós pessoas mesquinhas, incapazes de darmos as mãos àqueles que há tanto tempo clamam por socorro. A verdade é que nós queremos a misericórdia de Deus só para nós mesmos. A pergunta é: queremos dar misericórdia ao nosso próximo ?
            O próprio Filho de Deus teve de vir a este tenebroso mundo para mostrar aos homens que o que Deus busca é misericórdia e não sacrifícios. Apenas ritos religiosos não satisfazem a Deus; Mera frequência a um templo religioso não satisfaz ao Senhor; Ele procura misericórdia; Quer que exercitemos a compaixão e o amor para com todos.
            Ninguém mais do que Jesus poderia sentir compaixão daquela pobre alma. A biblia diz: e Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: queres ficar são? (Jo 5.6)
            Deus, diferente do que muitos pensam, se importa com a raça humana. Ele deseja nos sarar, não somente nosso corpo doente, mas nossa alma pecadora. Deus deseja libertar-nos do poder do pecado,  nossa maior miséria.

3- O Homem não sabe o que é misericórdia

            Depois de curado aquele homem tomou sua cama e andou. Aquilo que o manteve aprisionado era agora dominado por ele. O ex- paralítico andava livremente, com toda liberdade e alegria. Entretanto, nem todos ficaram contentes com o milagre feito por  Cristo Jesus.
            O Texto conta-nos que alguns Judeus foram questionar o homem curado : "Hoje é sábado e não é lícito carregar a cama". Ou seja, o ser humano nem faz nada para ajudar seu próximo e quando vê este bem, não consegue se alegrar por ele.
            A religiosidade pode dar uma nova imagem para as pessoas. Pode vestir o que está por fora, mas o perverso coração humano somente Deus tem poder para transformar. Aqueles judeus "viviam" no templo, faziam sacríficios, mas não sabiam o que era misericórdia. Oravam a Deus por longas horas do dia, mas não amavam seus semelhantes.

4- O descanso que Vem de Deus

            O dia do milagre fora um Sábado. E isto também é muito significativo, pois o sábado representa o descanso. Neste caso, o descanso dos muitos anos de aflição vividos por aquele pobre miserável.
            Jesus certa vez bradou: Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei ( Mt 11.28). Mas, como aquele paralítico poderia responder a tal chamado? Cristo foi até ele, Cristo perguntou por sua própria vontade se ele queria ser curado, Cristo mesmo foi quem ordenou a cura daquele pecador.
            Queridos, se não fosse Deus quem tomasse todas as iniciativas para nos abençoar, jamais seríamos abençoados. Deus sabe que somos incapazes de qualquer coisa, por isso mesmo decide abençoar-nos com sua grande misericórdia.

5- Uma nova testemunha da Graça

            Cristo era um desconhecido para aquele pecador, mas não o deixou sem conhecê-lo. O propósito de Deus em seus milagres sempre é levar-nos ao conhecimento de seu Filho.
            Quando fora interrogado pelos judeus : quem o curou ? Ele disse : Não o conheço, apenas sei que ele mandou-me carregar minha cama! - Deus faz tudo perfeito e sua obra é completa. Cristo torna ao templo e se revela a sua pobre criatura, e além disso, adverte-o dos males do pecado. As aflições deste mundo não se comparam com as aflições do fogo da ira divina no inferno. Principalmente para aqueles que provaram do poder de Deus e continuaram vivendo em pecados e mais pecados.
            Jesus , a cada benção que nos dá, está nos dizendo : Vá e não peques mais, seja mais santo, afaste-se do mal. Afinal, foi para isso que ele nos libertou, para que sejamos livres do poder do pecado e glorifiquemos seu nome.
            Aquele que outrora era imóvel, inerte, débil, agora servia como uma testemunha da graça divina. E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era quem o curara. (Jo 5.15) Diga ao mundo quem Jesus é ; Diga ao mundo o que Jesus faz, é o mínimo que podemos fazer para "retribuirmos" seu favor imerecido.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dê a eles algo para comer



Ele , porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós mesmos de comer. E eles disseram-lhe: iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?( Mc 6.37)

Por Frankcimarks Oliveira

1- Deus, o grande provedor
a- Alimenta os animais e as plantas ( Jó 38.41)( Mt 6.26)
b- Alimenta os Homens ( 1 Rs 17.14-15)(Mc 6.37-44) (Gn 2.16)

2- A Missão da Igreja
a- Alimentar os pobres (Mt 25.35)( At 2.46)
b- Ajudar aos pobres ( Mt 19.21)
c- Cuidar dos Pobres ( 2 Co 9.9)
d-Lembrar dos pobres ( Gl 2.10)
e- Esmolar aos pobres (Mt 6.1-2)(At 10.1-2)
f- Ser solidária a suas necessidades (Rm 12.13)
g- Vestir os Pobres (At 9.39)
h- Orar pelos pobres (Sl 74.19,21)
i- Pregar para os pobres ( At 3.6)

         Amados, estamos vivendo dias em que pouco ou quase nada se fala em Caridade. O Senhor ensinou-nos a amar nosso próximo, a estender a mão ao necessitado, amparar o aflito. O evangelho que se vê  nas tv's é aquele que financia grandes ministérios, que arrecada milhões para construir grandes templos, pagar programas televisivos caríssimos, mas pouco se faz pelos pobres.

         Quando eu faço algo por alguém despossuído de bens em nome de Deus, na verdade eu estou apenas cumprindo o mandamento divino: amai-vos uns aos outros. Não existe evangelho sem essa lei. Nela está toda a verdade de Deus! 

         Cristo diz que tem sede, fome, frio e que nós nada fazemos por ele. Ele continua lamentando a dureza de nossos corações e nossa negligência para com os pobres. Não é difícil encontrar um miserável por aí, meus queridos leitores. Olhe em sua volta e você verá aqueles a quem o mundo esqueceu. Mas Deus não se esqueceu deles! Em seu infinito amor, o Senhor tem levantado alguns crentes sinceros para ajudar suas pobres criaturas .

         Ouça a voz do meigo Nazareno dizendo hoje aos nossos corações: - Dê a eles algo para  comer! Você pode ouvir esta voz quando passa pelas ruas e vê uma criancinha faminta? Você pode ouvir esta voz quando vê uma mãe mendigando por seus bebês nos semáfaros? 

         Sei que muitos destes usam de má fé, muitas vezes querem dinheiro para o consumo de drogas, mas como saber se seus problemas não são outros?  As vezes, ou quase sempre, eles só tem fome. 

         Dê a eles, vocês mesmos, alguma coisa para comerem! Não dêem desculpas, compartilhem o pouco que vocês tem e alimentem as multidões de famintos! Cristo não está pedindo, ele está ordenando. É nossa missão amparar os necessitados. Não importa a cor, o sexo, o que importa é que estes famintos também são a imagem do Deus vivo.

         Se cada um de nós dermos um pão, um peixe, um abraço, um gesto, muita coisa mudará. É claro que sempre teremos os pobres conosco, eles sempre existiram e sempre existirão, mas temos quee parar de resmungar e sermos solidários. O milagre da multiplicação dos pães foi o milagre da doação, da oferta voluntária, da solidariedade, do amor pelo próximo. É isso que o texto quer nos ensinar: compartilhe o pouco que você tem e chame outros para fazerem o mesmo, e multidões serão saciadas. A união faz a força!

         Cristo nos chamou para orarmos pelos pecadores, pregar para os pecadores, mas também nos ensinou a sarar as feridas dos doentes, a passar azeite e vinho nas chagas dos  vianjantes, a consolar os aflitos, a dividir o pão. Primeiro ele mesmo, o pão espiritual, o pão da vida, mas juntamente com o pão de trigo.

         A missão social da igreja não pode ser esquecida. Onde estão as Dorcas, os Cornélios que se doam pelos mais carentes?  Deus ama a quem dá com alegria ! Não doe seu dinheiro para estes homens ímpios que enriquecem em nome de Deus e que nada fazem pelos seres humanos, não! Divida seu dinheirinho com àqueles que precisam de verdade, principalmente nossos irmãos na fé. Ouça a voz do Messias dizendo: Dê vocês mesmos a eles algo para comer. Obedeça sua voz e Cristo te abençoará.

         Cristo não te pede duzentos dias de trabalho como doação, como perguntou seu discípulo, apenas que você abra seu coração e doe, ainda que pouco. Seja um exemplo de solidariedade e Deus pode fazer outros se espelharem em você para a glória do nome dele. Aquele menino dos cinco pães e dois peixes deixou muita gente grande envergonhada. Mas também ele foi instrumento de Deus, eu creio, para influenciar outros em seus dias. Ele entrou na História e ainda hoje falamos sobre ele.

         Cristo não te pede que tires da boca de seus filhos e doe tudo para outras famílias, não. Ele apenas te diz: Dê você mesmo algo de comer para os pobres. Tenha compaixão dos necessitados, lembre-se dos aflitos. "Quando você dá a um pobre, você dá a Deus. " 

         Muitas vezes não é de esmola que os pobres precisam, eles também precisam ouvir o evangelho de Deus. Não é ouro e nem prata o primordial, mas Cristo. Bom é que ambos andem juntos, a palavra e o pão. 

         Agora, gostaria de falar com meus irmãos ricos da igreja. Deus deu muito a vocês para que vocês possam repartir com aqueles que nada tem. Não sejam adúlteros, invocando o santo nome de Cristo enquanto seus irmãos mais pobres passam fome. Saibam ser gratos ao Pai dando a seus filhos o que eles precisam. 

Que Deus nos abençõe!