sábado, 15 de setembro de 2012

Ele não pôde se Esconder




E entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se( Mc 7.24)

Por Frankcimarks Oliveira

I- O Deus Misterioso

Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador (Is 45.15)

Amados, Deus é infinitamente Outro. Sua Pessoa está muito além daquilo que podemos compreender. Quem é Deus? Essa pergunta vem sendo feita a milhares e milhares de anos. Os seres humanos se questionam de onde vieram e para onde estão indo. O que há depois da morte?  Existem tantas indagações no coração humano e este para sentir-se pleno necessita de pelo menos algumas respostas.
Deus criou o universo com seu grande poder. Fez tudo muito bem ordenado e colocou-nos nele por algum motivo. Ora, Deus poderia muito bem nunca ter  dado-se  a conhecer, entretanto , ele não pôde.
O Homem vê a Deus como que envolto numa nuvem, isto é, de forma não clara. O que sabemos sobre Deus é somente aquilo que suportamos saber. Nossa mente jamais em seu estado natural poderia compreender Deus em sua totalidade. E Tudo o que sabemos sobre Deus é apenas o necessário para nossa breve jornada na terra dos viventes. Ele nos deu uma porção de sua glória para que possamos buscá-lo neste triste mundo de obscuridades.
A passagem da transfiguração é muito significativa, pois fala-nos de um Deus totalmente outro:

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. E transfigurou-se diante deles, e o seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.( Mt 17. 1-2)
Primeiramente, podemos entender duas coisas:
1- Foi o próprio Jesus quem levou consigo aqueles homens para um lugar separado a fim de mostrar-lhes sua glória;
2- Jesus não levou todos os seus discípulos, mas apenas Pedro, Tiago e João.
Eu entendo que o ser humano não pode fazer nada para conhecer a Deus. Ele precisa que o próprio Deus queira se revelar a suas criaturas. Quando o homem por si mesmo tenta conhecer a Deus e dizer quem Deus é, a única coisa que consegue fazer é inventar novas religiões.
Deus revela-se a quem ele quiser. Ele não tem que se revelar a todos, mas somente àqueles a quem ele separar. Ele revelou-se a Abraão, mas não a sua família. Deus revelou-se a Moisés, a Gideão, a Salomão, etc. 

E estando Pedro ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. (Mt 17.5 a)

Esta nuvem simboliza o mistério que envolve Deus. Quando o céu está repleto de nuvens não conseguimos ver claramente o sol. É como que se Deus estivesse encoberto por uma nuvem que não nos permite "vê-lo" perfeitamente. Vejamos o que Paulo disse para os Coríntios:

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.(I Co 13.12)

Um dia nós , aqueles que foram salvos por Cristo, veremos a Deus como um dia de sol sem nuvens, clara e nitidamente. Não haverá mais mistérios, nem nada que o encubra de nosso entendimento. Todas nossas dúvidas e questionamentos serão respondidos, porque assim como ele é, o veremos.
Deus poderia ficar em silêncio eternamente, mas ele rompeu o silencio e dissipou as trevas da face do abismo. Ele fez a luz aparecer e trouxe a existência o dia. Do mesmo modo o Senhor quis mostrar-se aos homens, revelando seu caráter e sua pessoa. Ele rompeu as trevas espirituais quando enviou a verdadeira Luz a este mundo, isto é, seu Filho Jesus.
O filho unigênito que estava no seio do Pai nos revelou sua expressa pessoa, porque Deus jamais fora visto por homem algum.

II- O Deus que se revela

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.(Jo 2.11)

Ora, o verbo se fez carne e nós vimos a sua glória! Como um Deus tão maravilhoso não se revelaria a suas criaturas?  Como um Deus tão cheio de graça e de verdade se ocultaria de suas pobres criaturas? 
Jesus se revelou aos homens por causa de seu infinito amor. Ele manifestou seus sinais para que crêssemos nele. Cristo veio a esse mundo para retirar dos nossos olhos as escamas que não nos permitiam ver sua grandeza. Ele verdadeiramente é o Deus que se revela aos seus escolhidos.
Quando João estava anunciando o arrependimento e o batismo, ele indicou quem era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Dois de seus discípulos então passaram a seguí-lo e perguntaram:

Onde moras?  Ele lhes disse: vinde e vede. Foram e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia( Jo 1.38-39)

Cristo revelou sua intimidade para aqueles dois homens. Cristo revelou as profundezas de sua pessoa e eles passaram a seguí-lo. Ah,amado leitor, Deus deseja ardentemente revelar-se aos pecadores. Como Deus se agrada em compartilhar com sua criação as profundezas de sua pessoa.
Ele não pôde esconder sua presença. Ele não conseguiu se ocultar no céu e esconder as riquezas de sua glória. Mas revelando-a aos pecadores deu-nos a fé necessária para sermos salvos por ele mesmo.
Você deseja que ele se revela a ti também?  Diga a ele agora mesmo: Senhor, necessito que te reveles a mim, porque sei que não posso te alcançar. Leva-me ao monte da trasnfiguração e mostre-me tua pessoa gloriosa.  Se oraste assim, ouça o que Jesus te diz:

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda , esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu pai, eu também o amarei e me manifestarei a ele. (Jo 14.21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário