domingo, 22 de julho de 2012

O Chamado Irresistível de Deus

 
Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. Romanos 1:6 
Por Frankcimarks Oliveira

No meio de uma geração má e perversa Deus viu que não havia um justo se quer. Por isso mesmo ele enviou o Justo Jesus a este mundo para comprar homens com seu sangue para sí mesmo.
A biblia diz que ninguém buscava a Deus, ninguém pedia por entendimento de Deus. Todos se extraviaram como ovelhas sem pastor. Todos andavam dispersos, perdidos em caminhos de morte.
Jesus então bradou: Quem tem sede venha a mim e beba! Ele gritou em alta voz : Vinde a mim todos vós cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Ele exclamou: vinde após mim. Ele ordenou: segue-me.

O Chamado de Cristo para aqueles que ouvem sua voz e reconhecem é simplismente irresistível. Quando ele diz: deixai tudo e segue-me, é impossível alguém não fazê-lo. Quando ele disse: Lázaro, vem para fora, Lázaro estava recebendo uma ordem e por isso não podia recusar-se a uma ordenança divina. Aquele mesmo que dissera: Haja luz e a luz teve de existir, foi o mesmo que nos chamou para seguirmos os seus passos.

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:14

O Chamado de Deus só pode ser respondido por seus escolhidos. Muitos se excusarão dizendo: eu não posso ir, pois comprei um campo, outros dirão: me casei e não posso ir. De fato o homem não tem condições de ir até Cristo, pois está morto em seus delitos e pecados.
Jesus disse aos farizeus de seus dias: Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. João 10:26

Aqueles homem ouviam o chamado, mas não podiam responder ao mesmo porque Deus mesmo havia prometido:E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. Mateus 13:14

Por isso mesmo é Deus quem salva quem quer e endurece a quem quer. Afinal, todos estão na mesma condição de perdição, logo Deus não é injusto.
Somente as ovelhas do pasto do bom pastor responderão corretamente ao chamado irresistível do bom Deus. Deus abrirá os ouvidos dos surdos para que ouçam as boas novas de salvação e se arrependam. Entretanto, alguns jamais responderão a este chamado.

E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:14

Sua voz é irresistível. Sua graça é abundante. Seu chamado é soberano.

Fomos chamados para sermos de Jesus Cristo. Somos sua propriedade particular, seu povo adquirido para anunciarmos seu poder. Fomos chamados para amarmos o filho de Deus. Somente os escolhidos enxergam a beleza do salvador e se deleitam nas coisas espirituais, porque tudo isso flui do seu Espírito Santo em nós, que outrora andávamos como filhos das trevas, mas agora estamos em sua maravilhosa luz.

Somos de Jesus Cristo. Sabemos disso e sentimos prazer em pertencermos a ele. Podemos abrir a boca e confesarmos: somos seus servos, prisioneiros de seu amor.

sábado, 7 de julho de 2012

O Conselho de Deus



 Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta assenta na roda dos escarnecedores (Sl 1.1)
Estudo por Frankcimarks Oliveira
I- O Deus que é maravilhoso em conselhos
1- O Conselho de Deus permanece para sempre ( Sl 33.11)
2- Deus é grande em obras e conselhos (Jr 32.19)(Is 28.11)
3- Deus nos guia com seu conselho (Sl 73.25)
4- Deus nos ensina o caminho que devemos seguir (Sl 32.8)
5- A palavra de Deus é nosso maior conselheiro (Sl 119.24)
6-Deus nos firma em seus conselhos (Pv 11.14; 15.22)
7- Deus nos dá vitória através de seus conselhos (Pv 24.6)
8- O Senhor é Maravilhoso Conselheiro ( Is 9.6)
9- Deus não tem e nem precisa de conselheiros ( Jó 21.22)(Is 40.13,14)
II- O clamor da Sabedoria
1- Que grita nas ruas para os símplices que ouçam seus conselhos         (Pv 1.20-22)
2- Que desprezará aqueles que não dão ouvidos às suas advertências e verá o dano sobre os  tolos (Pv 1.24-27)
3- As consequências de não se ouvir bons conselhos : morte e destruição (Pv 1.30-32)
4-Consequência de se ouvir bons conselhos : vida segura (Pv 1.33)
5- Toda pessoa sábia busca bons conselhos ( Lc 14.31)(Pv 20.18)
III- O Conselho dos ímpios
1- Não devemos andar no conselho dos ímpios (Sl 1.1)
2- Neemias não ouviu os conselhos de Sambalate e seus companheiros     ( Ne 6.2-4)
3- Neemias não ouviu o conselho do falso profeta ( Ne 6.10-13)
4- Roboão não ouviu os conselhos dos sábios mais velhos e atentou para as instruções ímpias dos conselheiros mais jovens ( 1 Rs 12.6-14)

Vivemos dias em que um dos jargões mais ditos, principalmente pelos mais jovens  é " cuide da sua vida porque da minha cuido eu". O mundo também diz : " Se conselho fôsse bom não se dava, se vendia! " Infelizmente existem muitos "crentes" com esse mesmo pensamento e por isso vivem uma vida que desagrada a Deus. Ora, todos nós precisamos aprender algo nessa vida e isso por toda ela. Engana-se quem pensa que sabe de tudo ! Precisamos dar ouvidos a voz da prudência e agirmos de modo mais sensato. Para isso se faz necessário planejamento. Muitos são os que agem por impulso e acabam ,como se diz no popular, "quebrando a cara ".
Queridos, demos ouvidos a voz da sabedoria e então seremos as pessoas mais felizes do mundo. Aliás, todos estão buscado por felicidade e querem descobrir a fórmula ou o segredo para a obtenção da felicidade. Isto é muito fácil : ouça o que Deus te diz e você será bem sucedido em todos os teus caminhos. Quando digo ouvir , falo de pôr em prática. De nada adianta escutar um sermão bíblico se eu não puser em prática. Isso não é ser sábio, mas insensato!
Existem aqueles que até pedem conselhos, mas na verdade só estão esperando ouvir algo que se conforme com aquilo que lhe agrada. É o caso do Rei Roboão. Ele já queria aumentar a carga de impostos sobre seu povo. Ao ouvir os sábios mais velhos dizendo que se ele fôsse benevolente com o povo, este o serviria para sempre, ele então chamou os conselheiros mais moços e ouviu o que queria. Se estes não dissessem o que ele queria ouvir, ele pediria outra opinião e assim por diante. Para acatar um bom conselho precisamos ser humildes para analisarmos a verdade daqueles e então tomarmos decisões prudentes.
Quem é você ? Quem sou eu  ? Será que somos humildes suficientemente para desistirmos de algo que planejamos tanto e que de repente percebemos que não é o melhor para nós  ?
O Caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro (Pv 10.17)
Ouve, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência (Pv 4.1)
Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe (Pv 6.20)
A sociedade moderna mudou a verdade de Deus em mentira. Os filhos já não dão mais importância aos ensinamentos de seus velhos pais, pois os consideram caretas e coisa e tal, mas se esquecem que eles já viveram e têm experiências que os jovens ainda não obtiveram. Do mesmo modo Deus é nosso pai e será que temos ouvido seus conselhos  ? Será que não temos desprezado os bons conselhos do eterno Deus  ?
Todo rei antes de ir a uma guerra fazia um conselho com seus sábios. Ele pedia a opinião dos mais velhos para saber se era vantajoso combater. Lembre-se é melhor ouvir do que falar. A biblia diz que na multidão dos conselheiros se vence a guerra.  Que possamos aprender a ouvir aqueles que temem a Deus e o servem, que de acordo com sua palavra nos instruirá em toda a verdade. Nós somos mortais limitados e precisamos ouvir pessoas com experiênca de causa. Apenas Deus não precisa de conselheiros, porque em si mesmo sabe todas as coisas.
Não se dá muito valor aos idosos nos nossos dias ! As pessoas não respeitam mais os seus cabelos brancos nem seus dias sobre a terra. Saiba que podemos aprender e muito com pessoas mais velhas e principalmente com aqueles que servem a Deus. Não precisamos dos conselhos dos ímpios, pois eles nada sabem. Davi antes de morrer instrui seu filho Salomão:
E tu , meu filho Salomão, conhece o  Deus de teu Pai, serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária...( 1 Cr 28.9)
Este é o dever de todos os pais : instruir seus filhos no temor do Senhor!
Precisamos ter muito discernimento esperitual para não andarmos em conselhos que nos levem a pecar. Foi o caso de Neemias que por diversas vezes recebeu conselhos de Sambalate para interromper a obra de Deus para se congregar com aquele e seus companheiros. Do mesmo modo um falso profeta o chamara para entrar na casa de Deus para evitar sua morte. Porém Neemias percebeu que não foi Deus quem o enviara, mas que tal profeta estava a serviço de Sambalate, que intentava difamar Neemias entre o povo. Neemias sabia que não podia entrar no templo, não era sua função; Ele discerniu isso pela própria palavra de Deus. Muitas vezes um mau conselho parecerá bom, ( ir  a casa de Deus parecia algo espiritual, mas não era) Neste caso as palavras do profeta pareciam boas, mas não eram. Quantos em nossos dias não tem feito o mesmo  ? E quantos hoje não ouvem pessoas que se dizem profetas e que não são  ? Cuidado !
Concluindo : Precisamos ser humildes para ouvirmos conselhos                 ( dos servos de Deus, os justos,  que têm seu prazer na lei do Senhor) ,mas precisamos de discernimento para não sermos "Maria vai com as outras" e prudência para não agirmos por impulso.
obs: algumas vezes a palavra conselho pode significar plano, projeto, reunião, etc.