sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A verdade Dos Montes


E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.( Êxodo 19:20 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

Muitos fatos importantes da Bíblia ocorreram em montes. Neste estudo nos situaremos exatamente nesses fatos. Nosso objetivo é debater acerca das polêmicas criadas em torno desse tema. Há mais unção ao orararmos em montes? Há algo especial na oração feita nos montes?

I- Abraão subiu um monte para cumprir uma ordem dada pelo próprio Deus. Lá ele foi provado(Gn 22.14)
II-Moisés subiu um monte para receber as tábuas dos mandamentos de Deus.Lá ele recebeu revelações(Ex 34.29)
III-Elias subiu um monte para visualizar a chuva que viria. Lá ele orou intensamente e contemplou a fidelidade de Deus. Foi num monte também que Elias enfrentou os profetas de Baal. Lá ele lutou contra a apostasia. Também foi num monte que Elias se escondeu da ira de Jezabel(1 Rs 18-19)
IV-Aarão subiu um monte a mandado de Deus e ali morreu.Lá ele entregou seu fôlego de vida(Nm 33.8)
V-Salomão edificou o Templo num Monte em Jerusalém. Lá ele estabeleceu a comunhão(2 Cr 3.1)
VI-Calebe lutou contra gigantes para conquistar um monte.Lá ele conquistou as promessas(Js 14.12)
VII-Jesus fez seu primeiro sermão em um monte(Mt 5)
VIII-Jesus subia Montes para ficar a sós com Deus e orar(Mt 14.23)
IX-Foi em um Monte que Jesus se trasnfigurou para seus discípulos(Mt 17.1-9)
XI-Foi em um monte que Jesus morreu e sulplicou pelo nosso perdão(Jo 19.17)
XII-Jesus ressurgiu e subiu ao céu de um monte(At 1.11-12)
XIII- Ao retornar a este mundo, Cristo porá seus pés num monte e este se fenderá
(Zc 14.4)

Não há dúvidas de que os montes são muito importantes para Deus . O próprio Deus é chamado de El shadday. O Termo também se refere a montes. Traduzimos como o Todo Poderoso, mas também podemos chamar de o Deus dos montes. Essa designação está em todo o contexto bíblico. Deus escolheu se revelar em montes, e isso não podemos questionar.

O lugar onde Moisés mais teve intimidade e experiências com Deus foi em montes.A sarça ardeu no monte Sinai e ali Moisés foi comissionado por Deus para uma grande missão. Existem diversas referências a montes:

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. (Salmos 121:1)
Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça. (Salmos 72:3 )
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.(Sl 125.1)
Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre. (Salmos 125:2 )
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.(Sl 133.3)


Entendemos que os montes podem significar:

1- Um lugar de adoração
2- Um lugar de sacrificio
3- Um lugar de provação
4- Um lugar de oração
5- Um lugar de angústia
6- Um lugar de poder
7- Um lugar de Tristeza
8- Um lugar de Benção
9- Um lugar de Proteção
10-Um lugar de Paz e refúgio
11-Um lugar de confronto
12-Um lugar de Batalha
13-Um lugar de despedida
14-Um lugar de comunhão...

Existem muitos significados para os montes. Eles representam diversas fases de nossa vida. Momentos de alegria, mas de angústia também. A maior provação de Jesus foi no monte das oliveiras. Ali ele suou sangue e foi preso, sentiu o descaso de seus amigos e foi traído por outro.

A mulher Samaritana questionou Jesus sobre isso:

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. (Jo 4.19-21)


Podemos concluir, portanto, que mais importante é a mensagem que os montes nos transmitem. Deus é espirito!
Não podemos ser místicos e acreditarmos que Deus nos ouvirá mais se formos aos montes. Se nossa oração for sincera, ele nos ouvirá de qualquer lugar.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
(Mt 6.5-6)


Por que será que Jesus ia sempre ao monte?

Por que ele queria ficar sozinho com Deus, e como o filho do homem não tinha nem mesmo onde reclinar sua cabeça, quanto mais um quarto, então ele ia para os montes orar a seu pai.

Não gosto daqueles que criticam os irmãos que oram nos montes. Não há nada de mais nisso. O que importa é termos o devido entendimento, para não cairmos no misticismo e na supersticiosidade.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meu Alvo é Cristo


Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:14)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I- Cristo é o fim da Lei( Rm 10.4)
II- Cristo é o autor da fé( Hb 12.2)
III-Cristo é o consumador da Salvação(Ap 21.6)( Jo 19.30)
IV- Cristo é o nosso Galardão(Ap 2.28)

V- Precisamos de colírio quando começamos a perder o alvo(Ap 3.18)
VI-Se desviarmos o olhar de Cristo concerteza afundaremos(Mt 14.28-31)
VII-Olhar para Trás é perder o alvo(Gn 19.26)



O apóstolo Paulo era um homem muito eloquente. Sua oratória prendia até mesmo a atenção de filósofos do mundo antigo, que paravam para ouvi-lo discursar sobre a ressureissão dos mortos, por exemplo.
Paulo pregava de modo que todos pudéssem compreendê-lo e para isso apropriava-se de cenas do cotidiano de seu público. Principalmente àqueles que já haviam abraçado a fé cristã.

Aos filipenses ele disse:

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
(Fp 3.13,14)


Paulo queria exortar aos irmãos filipenses que perseverassem em sua jornada rumo a terra prometida. Eles deveriam esquecer-se das coisas passadas e olharem para frente, para a nova vida com Cristo, que mesmo sendo cheia de provações e aflições aqui neste mundo, seria cheia de glória no porvir.

Ele mesmo estava aprisionado em uma cadeia, porém recomendava que os filipenses se regozijassem no Senhor, não esporadicamente, mas sempre.

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;( 2 Coríntios 4:17 )

Aí estavam fixos os olhos do pregador dos gentios. Paulo não esperava em Deus somente nessa vida terrena e material, mas esperava das mãos do Construtor do universo um galardão na vida vindoura.

Paulo sabia que todo seu sofrimento por amor da obra de Cristo seria recompensada pelo mesmo, e que muito mais além do que merecia, ele receberia.

Entretanto, o missionário de Tarsis, também tinha conhecimento que este mundo faria de tudo para roubar sua atenção daquilo que realmente importava, que é Cristo em Nós, esperança da glória. Paulo presenciou até mesmo companheiros seus desviando-se do verdadeiro evangelho para viverem a vida com suas paixões:

Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica,
(2 Timóteo 4:10 )


Por isso o apóstolo instruiu Timóteo a ser como um soldado, que milita
diligentementente e que não se embaraça com as coisas deste mundo.

Nosso olhor deve estar fixo em Cristo:

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hb 12.2)

Tudo o que aconteceu com o nosso Mestre e Senhor pode nos acontecer, pois não é o servo maior que seu senhor. Suportemos , pois a cruz, e olhemos para a glória que nos espera ao lado de Deus!

Muitos cristãos se encontram apáticos em sua fé porque deixaram de olhar para Cristo. Eles perderam o brilho nos olhos, o primeiro amor esfriou-se e não mais conseguem visualizar o que o próprio Deus preparou para eles.

Jesus teve que chamar a atenção de algumas igrejas na Ásia que já não mais enchergavam tão claramente:

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. (Apocalipse 3.18)

Toda vez que desviarmos nosso olhar do verdadeiro Alvo estaremos sujeitos a queda espiritual.

Foi assim com Adão e Eva, com Davi, com Israel e com Pedro. Este último quis andar sobre as águas, enquanto estava olhando para Cristo tinha fé suficiente para viver o sobrenatural, porém foi só olhar para as ondas do mar que o medo se apoderou dele e quase afundou. Só nãoa fundou porque Jesus interveio e o sustentou com sua mão.

A vida é uma mar revoltoso e bravo. As vezes tudo está indo bem, mas de repente os ventos contrários fazem com que as ondas surjam e se levantem para nos afogar. AH, se não fosse Jesus em nossas vidas! Há muito tempo já teríamos afundado. Graças a Deus por sua Graça.

Precisamos caminhar nessa jornada conscientes do que estamos fazendo e para onde vamos:

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. (1 Co 9.24-26)


Tem muita gente na igreja sem saber o porque está ali. Vivem despreparados e seu lema é " deixa a vida me levar".
Assim como um atleta se prepara para correr no estádio olímpico e ganhar uma coroa de louros, o cristão deve se preparar para a jornada de fé para obter em seu fim a preciosa coroa de vida eterna.

E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
(1 Pedro 5:4 )


Mas muitos já se esqueceram dessa promessa e suas coroas já foram roubadas. Ouça a voz do bom Senhor:

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:11 )

Assim como o salmista, olhemos para os montes, pois o alto é nosso foco. Busquemos as coisas que são de cima. Olhemos para os céus, nossa futura morada. Pensemos mais no dia do arrebatamento, ansiemos mais por estar com Cristo.

Os Gálatas haviam desviado seu olhar de Cristo e passaram a olhar para os rudimentos da lei. Por isso haviam caido da graça e estavam separados de Deus. Ora, Cristo é o fim da lei. Foi Dele que ela tanto falou. Jesus é o alvo da lei, o objetivo da lei e somente ele cumpriu toda a lei a fim de nos justificar diante de Deus. Querer cumprir a lei e viver por ela é no mínimo escarnecer do Salvador. Devemos, sim, sujeitar-nos a Deus e sua vontade, mas conscientes de nosso estado de incapacidade e dependencia divina.

Não deixe de olhar para aquela cruz e para aquele que foi pendurado nela:

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. (Isaías 45:22 )

Jesus bradou antes de morrer: Está consumado!

Os pecadores devem tudo a Cristo! Cristianismo que não dá glória a Jesus é diabólico. Cristianismo que divide a glória do Senhor com outros ídolos é qualquer coisa, menos verdadeiro cristianismo.

A mulher de Ló perdeu o foco e virou uma estátua de sal. Ela perdeu o alvo que realmente importava amando mais as coisas deste mundo do que a Deus. Ela se embaraçou por tão pouco e perdeu sua vida. Ela olhou para trás!

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (Lucas 9:62 )

Não perca o foco. Não olhe para os lados, olhe para cima! Assim como Estevão, veja Cristo à destra do Poder de Deus e serás recompensado com Glória pelo Senhor da Glória...