domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sete Motivos Porquê Jesus escreveu na Areia


João 8

Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

Jesus escreveu na areia para mostrar:

1-Aos acusadores daquela mulher( escribas e fariseus)que todos somos iguais, todos somos Pó. Eles também eram pó, frágeis como o pó, portanto também eram pecadores.
(Gn 2.7;3.19)- Refiro-me aqui a própria areia, ao pó, o que está sendo enfatizado agora é o pó e não somente o ato de escrever

2- Que eles eram homens da Terra, ou seja, homens terrenos, limitados e que não entendiam a lógica de Deus. Pensavam e agiam como homens terrenos, estavam na mesma condição da pecadora.( Jo 3.31)- Mais uma vez me referindo a terra em sí. Imagino Jesus apontando para a terra, para lhes mostrar sua verdadeira condição.

3- Que eles precisavam morrer para o mundo e nascer para Deus. Assim como o grão de trigo só frutifica depois de enterrado . Na verdade Jesus estava mostrando que como homens terrenos eles só buscavam as coisas da terra, inclusive queriam justificar-se diante dos homens, mostrando sua própria Justiça, no entando enterrar aqui me fala de boas obras ocultas, que somente Deus encherga. (Jo 12.24) (Cl 3.1-3)(Lc 18.9-14)

4- Que todas as ações humanas são registradas no livro de Deus. Tudo que fazemos é escrito lá nos céus e um dia responderemos por tudo que tivermos feito, seja bom ou seja mau. Não foi diferente ali com os escribas e fariseus. Jesus estava registrando seus pecados e a maldade de seus corações.(Ap 20.12)

5- Que seus corações eram duros em extremo.Aqueles homens se apoiavam no cumprimento da lei de Moisés e no entanto esqueceram-se que o cumprimento da lei é o amor ao próximo. Na verdade quem estava cumprindo a lei era Cristo.(Mc 10.2-5)- Refiro-me aqui ao ato de escrever, pois Moisés escreveu o mandamento de repúdio porque o coração daquele povo era duro! Ao escrever na areia Cristo queria lembrá-los disso!

6- Que a lei de Cristo é superior a de Moisés. Moisés trouxe a lei, Cristo trouxe a Graça.Jesus estava escrevendo um novo testamento e uma nova história para aquela pecadora. A lei de Moisés diz: DEVE MORRER! A lei de Cristo diz: DEVE VIVER!
(Rm 10.4)(Gl 5.4,14)(Ef 2.5)- Aqui refiro-me ao ato de escrever, visto que as alianças sempre eram registradas pela escrita.

7- Que Cristo é Soberano, tem poder de condenar e de absolver quem quiser. Assim como um Imperador ou rei decreta por escrito suas sentenças, Jesus também fez o mesmo: escreveu a soltura daquela pobre pecadora.
O rei Dario não pôde voltar atrás no seu edito; Pilatos não voltou atrás acerca do que havia escrito sobre Jesus na cruz e disse: O que escrevi,escrevi! Assim também Cristo, soberano rei e imperador deste mundo e do vindouro, escreveu na areia para nos revelar que é ele quem decreta nossa vitória sobre o acusador de nossas almas.(Jo 19.19-22)(Dn 6.8-9,11-12,15)

Aqui está uma breve análise de João 8. Todos conhecemos a história da mulher pêga em adultério, sendo acusada e usada para experimentar o Messias.
Jesus tomou uma atitude inusitada diante das acusações dos escribas e Fariseus, silenciou-se e inclinou-se a terra.
Vou limitar-me ao ato de escrever. Mas o ato de inclinar-se nos revela a humildade que aqueles homens precisavam ter e não tinham. Se tinha alguém ali que não precisava encurvar-se era Jesus.
É a única vez que vemos Jesus escrevendo alguma coisa, porém isso nos revela coisas tremendas. Escolhi sete, vejamos:

1-A areia representa o pó, de onde viemos: Jesus nos lembra nossa natureza frágil, portanto não podemos julgar nem condenar ninguém, pois somos todos iguais e voltaremos para o mesmo lugar.
2-A terra nos mostra nossa limitação, nosso conhecimento reduzido e o quanto nos equivocamos. A terra também me fala das coisas terrenas e de quanto somos atraídos pelas mesmas. Precisamos buscar as coisas do alto.
3-Na terra as sementes são ocultadas. Isso me fala de que não posso querer aparecer e buscar reconhecimento humano, como aqueles religiosos, que usavam da lei de Moisés para se justificarem. Adoravam os elogios e honras humanas. Usavam a miséria e os pecados alheios para mostrar o quanto eram bons e diferentes dos pecadores.Ledo enagano!
4- Todas as nossas ações são registradas e escritas no céu.
5-A dureza do coração daqueles homens, que pensavam cumprir a lei e usavam da própria lei para pecarem mais e mais.
6-Jesus escreveu um novo testamento, fez uma nova aliança com seu povo, a aliança da graça.
7- Jesus revelou sua soberania ao prevalecer sobre as acusações. É como se Cristo tivesse dito a cerca do perdão daquela mulher: O que escrevi, isso escrevi!

Acredito também que esta cena trata-se de um ato profético, em que esta mulher pecadora simboliza Israel, o povo de Deus, que por toda a biblia é representada como uma esposa infiel ao seu marido, O Senhor.
Entretanto, aqueles homens acusadores não perceberam isso. Deus não consegue se desfazer de seu povo, ainda que este seja infiel, ele permanece fiel.Sempre nos perdoa, pois nos ama e sempre nos aconselha: Vai e não peques mais...
Oséias vive algo parecido. Deus ordenou que se casasse com uma prostituta, que representaria aquela nação, que mesmo conhecendo ao Senhor, cultuava deuses estranhos.
Jesus ama a humanidade e quer que esta deixe de ser infiel ao verdadeiro Deus,e que se arrependa e torne para o Senhor que grandioso é em perdoar.
Deus te abençõe!

23 comentários:

  1. que palavra ele escreveu na areia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu creio que e a palavra Pecado sendo ela escrita na areia só a água e o vento apaga

      Excluir
    2. Oque Deus escreve nimguem apaga irmã nem água, nem vento a não ser que ele queira

      Excluir
    3. Me digam onde Jesus encontrou areia se ele estava dentro do Templo e o piso do templo é todo de pedra?

      Excluir
    4. Aquela lugar poderia ter um pavimento, mais precisamos nos lembrar que por ali na época havia muitas pessoas peregrinos e naturalmente, as sandálias levavam poeira, e devemos também analisar que. A areia ou pó e uma interpretação mais sendo as duas as mesmas uma do mar e outra da própria terra. Mais o segredo e que Jesus estava escrevendo a lei de Deuteronômio no chão do templo..

      Excluir
    5. Somente um ponto no item 6-Jesus escreveu um novo testamento, fez uma nova aliança com seu povo, a aliança da graça. Pois bem, Jesus não fez uma nova aliança e muito menos anulou a anterior. Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. "Eu não vim para anular, mas para cumprir. 18Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um i ou o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra". Mateus 5:17. "Portanto, que concluiremos? A Lei é pecado? De forma alguma! De fato, eu não teria como saber o que é pecado, a não ser por intermédio da Lei. Porquanto, na realidade, eu não haveria conhecido a cobiça, se primeiro a Lei não tivesse dito: “Não cobiçarás”. Romanos 7:7. "Eu não violarei minha aliança, tampouco modificarei qualquer das promessas dos meus lábios". Salmos 89:34. E sobre a "aliança da graça", não é algo novo tanto que a primeira demonstração da graça foi la no éden quando Deus perdoou Adão e Eva.

      Excluir
  2. enrolou enrolou e não disse nada como um bom crente rsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do senhor Jesus Sr Anônimo,si vc crer no Deus que vc serve nem teria escrito esta bobagem que vc escreveu "tolice" pois busque mais de Deus que ele vai te revelar esta passagem,eu sei o que o Senhor escreveu,não está escrito,relatado na palavra.Ele revela para quem o busca em espirito e em verdade.Então meu querido irmão busque-o com sinceridade e Ele o revelará fique com Deus!

      Excluir
    2. E que só os inteligentes entendem...

      Excluir
    3. Se foi a vontade do Rei que não entendessemos a razão de Jesus ter escrito no chão, então que assim seja...

      Excluir
    4. nao existe ninguem burros galeraaa todos sao inteligentes so basta correr atraz do objetivo q quiser q consegue essa questao do que ele escreveu a biblia fala tudo so que tem que estudar com muita fé e oraçao e pedir deus Discernimento ele e ele revelara tudo

      Excluir
    5. Creio que O Mestre escreveu aquilo que você crê que ELE tenha escrito, o fato principal é a absolvição e a condição de extremo ódio dos escribas e fariseus, não contra a pecadora mais sim contra ELE, e o ato de escrever no pó simbolizava a insignificância da Lei quando não escrita NO CORAÇÃO, eles tinham a Lei como "aio", ou seja obedeciam por obrigação e não por amor ao CRIADOR, isso tornava-se para eles um peso difícil de carregar, portanto duro de cumprir e o que se cumpre com "sacrifício próprio" torna o seu cumpridor um inquiridor do próximo com efeito um pecador pior do que aquele a quem ele acusa, e nos dias de hoje mesmo tendo nossa vida sido absolvida através de um Único Sacrifício que nos garante absolvição total, ainda assim há alguns que vivem debaixo do "aio" da Lei e estão presos aos mesmos rudimentos dos fariseus e escribas, ao invés de pregarem a absolvição em CRISTO pregam a condenação, deixam de pregar A CRUZ, que significa VIDA pra acusar e condenar quem necessita de Palavra de PAZ.

      Excluir
  3. Anônimo

    Vou Orar para que seja salvo por nosso Senhor Jesus Cristo e, na Glória pergunte a Ele o que é que foi escrito.

    Que o Senhor te abençoe e guarde. Sobre ti levante o rosto e te dê paz.


    Cícero

    ResponderExcluir
  4. jesus escreveu na terra todos os pecados que aqueles homens tihnam tambem cometido, quando o primeiro abaixou para pegar a pedra, e viu escrito na areia adultero, olhou pra jesus e retirouse, veio o segundo abaixou para pegar a pedra viu escrito na areia ladrao, olhou pra jesus ficou sen graça e tamben saiu, e ai sucessivamente todos sairam porque quando eles abaixava para pegar a pedra via o escrito na terra a conciencia o acusava olhava pra jesus e ia embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também concordo com esta hipótese, que é apenas uma hipótese.... Mas bem provável... Vendo seu pecado escrito na terra e ouvindo a sentença de Jesus, sobre aquele que não tivesse pecados, todos ficaram envergonhados e se foram...

      Excluir
  5. jesus escreveu na areia os pecados deles e de tds que em vez de orar pelo irmã que com muita logica, teve um otimo descirnimento da palavra,apenas critica...

    ResponderExcluir
  6. Porque havia areia no templo??

    ResponderExcluir
  7. Esta foto esta errada Jesus era canhoto

    ResponderExcluir
  8. A Paz irmãos!
    Jesus escreveu: "A graça de Deus se manifestou neste lugar"

    ResponderExcluir
  9. Os fariseus se jactavam de não ter pecado, e diziam isso ao povo comum...quando Jesus disse, aquele que não tem pecado atire a primeira pedra, os fariseus DEVERIAM ter atirado pedras, porque estariam provando o que diziam ao povo...mas porque não atiraram?

    porque, como Cristo aparentemente não respondeu a pergunta deles, eles se aproximam, e então lêem os pecados deles na areia...

    e, com medo que Jesus os denunciasse publicamente (o que Ele não faria, mas eles imaginavam que pudesse fazer), eles se retiram....

    ResponderExcluir
  10. Excelente estudo. Não consigo fazer nenhuma correlação específica com a desobediência e deportação do povo hebreu para a Babilônia em Jr 17.13 com uma passagem específica entre Jesus, uma mulher pecadora e os Fariseus e Jo 8. A paz!

    ResponderExcluir