sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Isaías 55: A imensurável graça de Deus

 Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.  ( Isaías 55.1-13)


Por Frankcimarks Oliveira


Pretendo com esta mensagem:

1- Demonstrar a natureza do chamado de Deus e para quem se destina;

2- Demonstrar os benefícios da Aliança de Deus com os pecadores através de Cristo;

3- Demonstrar a garantia da salvação proposta por Deus por meio de sua Graça;

4- Demonstrar os efeitos e as consequências do concerto de Cristo no mundo.


I-  Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite:


    O profeta, tomado pelo ímpeto do Espírito, antecipa as palavras do Cristo que viria para redimir seu povo da perdição. Vinde a mim todos vós os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. 

    Temos em Jesus Cristo uma fonte de vida infinita, que é dada a todo aquele que crê em seu nome. O Senhor dá sem medida o Espírito àqueles que lhe pedem. Através de sua graça, o cristão experimenta ainda nesse mundo uma satisfação plena, uma bênção completa, abundante e transbordante, e tudo isso é fruto do aliança feita por Deus em Cristo Jesus, que nos é concedida gratuitamente por meio da fé.

    Esse mundo é um deserto, cheio de perigos e aflições. Cristo é o poço da providência, que não apenas nos livra da morte, mas nos proporciona alívio e refrigério físico e espiritual, isto é, a verdadeira vida e tudo gratuitamente.

    Perceba a ênfase na graça de Deus: e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

    Cristo pagou nossa dívida com o Pai. Ele rasgou a cédula que nos era contrária e nos libertou da escravidão, pois não somos mais devedores. Lembre-se que nos tempos bíblicos era comum a escravidão por dívida: quando alguém não conseguia honrar seus compromissos, tinha de trabalhar por um certo período para quitar seu débito, tornando-se servo daquele a quem devia.

    Cristo e somente Cristo conseguiu pagar nossa dívida junto a Deus. Cada pecado cometido, cada mandamento quebrado, só aumentava nossa dívida junto ao Criador. Não é a toa que Cristo nos ensinou a orar: e perdoa nossas dívidas ( ofensas) assim como nós perdoamos a nossos devedores, para deixar bem clara essa ideia de falta moral e dívida espiritual. Aquilo que praticamos contra nossos semelhantes, praticamos contra Deus; por ser Jesus o filho de Deus e ter de Deus a procuração para tratar de seus negócios na terra, ele tinha e tem autoridade para perdoar as dívidas de seus devedores. "Vai em paz, os teus pecados te são perdoados".

    Sua morte na cruz foi o preço exigido para nossa absolvição. Cristo não apenas pagou nossa conta imensa, ele também nos comprou para si mesmo:

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; ( Ap 5.9)

    Paulo faz essa mesma alusão em uma de suas cartas:

    Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. ( 1 Co 6.20)

    O que quero dizer é que o recurso que nos faltava e nos falta, Jesus o tem de sobra. São seus méritos de justiça e perfeita obediência ao Pai que possibilitou nossa entrada em seu reino de amor. Ele e somente Ele pode convocar os pecadores a si exatamente porque foi ele mesmo quem morreu e ressuscitou para nos assegurar essa honra tremenda, de sermos chamados filhos de Deus.

    O chamado é para todos os que tem sede e fome. O chamado é para todos os que não possuem em si mesmos os recursos necessários. Felizes os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Quem tiver sede, venha a mim e beba. Quem beber da água que eu lhe der, jamais tornará a ter sede. Ó vinde as águas, vinde depressa, e bebei de graça da água da vida.

    Talvez, amado leitor, leitora, você se sinta indigno de tal chamado, porque você olha para os seus pecados e se considera sujo demais. Neste caso, não perca tempo, beba a água que Jesus oferece e também se banhe nela. O Senhor que nos convida a matar a sede é o mesmo que nos lava. Não se preocupe com sua sujeira diante do Filho de Deus, pois foram muitos os imundos que se aproximaram dele com confiança e foram por ele purificados. Confie em Jesus Cristo. A palavra dele já tem nos purificado.

    Se você tem sede do Deus vivo, então sinta-se qualificado: o chamado dele é para você também. Todos vós que tendes sede, vinde as águas. Você tem sede? Então por que você não bebe da água que ele te oferta? Talvez você insista na recusa por não ter dinheiro. Mas como eu já disse: é de graça, logo não há escusa para ti. 

    Jesus nos oferece tudo o que ele tem, não apenas água, mas vinho e leite. Cristo colocou a nossa disposição todos os tesouros da sua dispensa. Deus é rico em misericórdias, Deus é generoso em nos galardoar. Ele ama tanto nos abençoar que resolveu nos abençoar através de Cristo, assim jamais achará algum impedimento para o fazê-lo. Abra bem a boca e eu a encherei. Abra a boca e coma o pão que desceu do céu. Abra bem a boca e beba o vinho de sua nova aliança. Ele já nos preparou um manjar que nos comprou e agora nos convida a ceia. Vem cear, o Mestre chama, vem cear. A mesa dele está posta e o convite é para todos os que tem fome e sede, e principalmente para os miseráveis que não possuem um centavo para darem a Deus. É pela graça que vamos até Cristo, é pela graça que nos assentamos com Cristo e é pela graça que permanecemos com Cristo, pois livremente Cristo se propôs ser nosso provedor e fiador, mesmo sendo justo, padeceu pelos injustos; mesmo santo, deu a sua vida pelos pecadores. Glória, pois a Cristo, agora e para sempre.

II- Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi:

    
    Cristo está chamando os pecadores a si. Como um arauto de Deus, ele ergueu sua voz para anunciar o ano da libertação. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

    Querido, leitor, você é um pecador? Estou certo que sim. Você tem ouvidos para ouvir, isto é, está disposto a ouvir o que Cristo tem a dizer? Então não tenho dúvidas que o chamado de Cristo é para você. Entre na vereda do Senhor, trilhe o seu caminho de paz e sua alma viverá.

    Perceba que tal promessa não é uma possibilidade, mas uma certeza. Venham a mim e vocês viverão. Quem crê em mim passou da morte para a vida, disse-nos o Senhor. Aquele que faz de Jesus o seu esconderijo, será preservado da morte.

    Agora, analisemos a abrangência desta nova aliança de Deus em Cristo: porque convosco farei uma aliança perpétua. Não haverá outra aliança da parte de Deus com os homens. Cristo Jesus é a última e definitiva oportunidade de salvação. Na verdade, sempre foi ele o meio pelo qual Deus se propôs salvar a raça humana, pois desde os dias áureos no jardim do Éden, o Criador prometera: da tua semente me sairá aquele que esmagará a serpente.

    Abraão também creu no filho da promessa, isto é, no Messias que Deus enviaria ao mundo para restaurar todas as coisas. Do mesmo modo Davi, a quem foi prometido que através de um descendente seu, o trono jamais se apartaria dele. Por isso Jesus de Nazaré é chamado nos evangelhos de o filho de Davi, aquele que morreu e ressuscitou para nunca mais morrer,e por isso mesmo não pode ser sucedido por mais ninguém. Cristo Jesus é o rei eterno, o cabeça de todas as coisas, o principado está sobre seus ombros e seu reinado jamais terá fim. Diante de Jesus se dobrará todo joelho, seja no céu ou na terra, e até mesmo debaixo da terra, porque o Pai o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que está acima de todo nome.

    Cristo, sabendo que tinha de voltar para o Pai nas alturas, instituiu a santa ceia ou eucaristia como memorial de seu pacto com a humanidade. Fazei isso em memória de mim.

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.( Lc 22.20)

    Por isso o texto sagrado nos diz: comprai sem dinheiro Vinho, tipificando o sangue do cordeiro que seria derramado, como foi por Jesus Cristo.

    Alegremo-nos com a eficácia deste novo pacto e com sua perpetuidade. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Estamos seguros em suas mãos.

III- Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou:

    Cristo Jesus é o cabeça da Igreja. Deus Pai o exaltou sobre todos. Somos o seu corpo. Através de nós e por nós Ele exerce seu governo de justiça no mundo. O Senhor constituiu a Igreja como luz para as nações afim de refletir seu caráter santo e amoroso num mundo arruinado pelo pecado e  egoísmo. "Nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros".

    Cristo Jesus é o nosso General. Suas armas, contudo, não são carnais. Ele é o príncipe da paz e nos ordena a lutarmos a sua causa com as armas do amor e da solidariedade, dando nossas vidas pelo seu testemunho, glorificando a Deus. Foi assim que a Igreja cresceu, sendo fiel a sua Palavra, dando a outra face: jamais nos esqueçamos disso.

    O governo do Messias de Deus não é como o governo dos líderes autoritários deste mundo, que impõe à força seu domínio. Cristo Jesus mesmo disse: "quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me", isto é, seu governo se baseia na consciência individual de quem se propõe a segui-lo, e na responsabilidade de morrer, se preciso for pela causa de seu reino pacífico de amor, ou seja, não pagar mal por mal. Cristo Jesus sendo a luz da vida não podia agir como as trevas agem. Do mesmo modo seus seguidores. Violência só gera violência. Morte e vingança só geram mais morte e vingança. Por isso ele ordenou: embainha tua espada. Não se engane: o governo de Jesus Cristo não é bélico.

    O governo de Cristo sempre se propôs a ser um governo mundial. Cristo é não apenas o cabeça de Israel, mas o cabeça dos povos. A ele correrão todas as nações, pois ele é chamado de O DESEJADO DAS NAÇÕES. O mundo inteiro clama por um líder pacífico e amoroso. O mundo está sedento por paz e prosperidade. Jesus em seu ministério terreno demonstrou como será o seu reinado: o mundo curado de toda enfermidade, pessoas libertas de toda opressão e escravidão, a morte banida para sempre, Deus sendo o Pai de todos, até dos excluídos da sociedade ( publicanos, prostitutas e pecadores).

    O governo de Cristo é exercido através da graça infinita de Deus. Não que Deus não tenha demonstrado sua graça anteriormente, mas através de Cristo Deus derramou abundantemente seu perdão à humanidade. Tudo o que veio antes de Jesus Cristo na bíblia não passou de uma gota de seu amor. Em Jesus Deus nos mergulhou no oceano de sua graça salvadora. Venham todos os sedentos. As águas amargas da vida se tornam doces com a cruz de Yeshua. Quem olha para Jesus com fé é completamente restaurado e salvo de seus pecados. Aleluia!

    Cristo está nas alturas, à destra do Pai. Ele já governa os mundos visíveis e invisíveis. Ele tem a chave de Davi, Ele venceu a morte, seu reino é eterno. Bom é termos o Senhor como nosso guia; bom é entregarmos nossas vidas passageiras em suas mãos fortes, pois todo aquele que habita em suas mãos está bem guardado e jamais perecerá.

    Cristo vive em nossos corações. Seu nome não caiu no esquecimento. Na verdade, ele está no meio de nós. O mundo pode estar um caos, revirado de cabeça para baixo, mas Cristo jamais deixou de se relacionar com suas ovelhas. Ele continua se manifestando aqui e acolá, atraindo novos seguidores, revelando seu evangelho a peregrinos eleitos. Seu nome é precioso e doce em nossos lábios. Nada há de mais sublime nesta vida nem na próxima. O nome de Jesus glorificado, reluzindo em meio ao povo que ele comprou para si. 

IV-Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar:

       As oportunidades passam por nós e não podemos deixar de agarrá-las. Jesus ia passando por entre as vielas das cidades, nem todos, porém, aproveitaram a bênção de sua presença. Alguns o invocaram no meio do caminho ou de cima de árvores, outros correram até ele para rogar um favor, outros se esforçaram para tocar em suas vestes, mesmo fracos e em meio a multidões que apertavam. O reino do Cristo vivo é um reino que se move e está sempre em constante movimento. Estenda a mão, pecador, enquanto ele está perto. Não deixe que Ele passe ou vire a esquina: essa é a hora de tocar nele, de gritar em alta voz: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim. Não pare de gritar seu nome até que ele te escute e olhe favoravelmente para ti. Se você rejeitar a oportunidade que Deus Pai te concede enquanto Jesus está perto, outra pessoa a agarrará e o nome dele será glorificado de toda forma. Que sejam os seus lábios que glorifiquem o nome santo do Senhor. Corra para Jesus Cristo, corra, corra.

    Jesus mesmo disse: quem precisa de médico são os enfermos. Ora, se essa afirmação não te encorajar a buscá-lo, ele que é o médico por excelência, o que mais o poderá? Jesus tem prazer em perdoar pecados e o pecado é nossa maior enfermidade. Quem admite precisar de cura e reconhece que apenas Cristo é capaz de o fazê-lo, é justificado diante de Deus e pela fé recebe a graça salvadora.

Somos pecadores, estamos todos enfermos dos pés à cabeça e precisamos da graça de DEUS. 

    Todos nós já falhamos na vida e fizemos o que era mau aos olhos do Criador. Quem disser que não tem pecado é mentiroso. Deus nos conhece mais do que ninguém neste mundo. Seus olhos nos acompanham de um lado para o outro, de modo que não há nada que façamos que Deus não seja testemunha. Ele, porém, nos diz que dá tempo mudar de rota e sermos salvos por sua graça. Errar é humano, permanecer no erro é burrice! 

    Amigo, não importa o que você tenha feito: não há pecado que Jesus não possa perdoar. Baste que você vá até Ele e confesse em arrependimento e se volte para uma nova caminhada, seguindo agora os passos amorosos do Salvador. Faça o que é certo, procure a justiça, Deus será contigo.

V- Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos:

    Deus é grandioso em perdoar. Não fazemos ideia da dimensão de seu amor por nós. Sabemos que Deus nos deu seu Filho para não perecermos nem sermos destruídos, mas ainda assim não conseguimos mensurar a profundidade de seu amor. Apenas o Espírito Santo pode nos revelar a largura desse amor eterno.

    Os planos de Deus para a humanidade sempre foram planos de paz. Seu caminho não passou pela nossa imaginação. A sabedoria oculta de DEUS foi revelada na cruz do calvário. Ninguém jamais concebeu que Deus se reconciliaria com suas criaturas através da cruz de seu Filho. Nem olho viu nem ouvido ouviu tal plano. Na eternidade, Deus já havia decidido: Jesus é o cordeiro morto antes da fundação do mundo. Nele nossos pecados são apagados e pela fé em seu nome somos feitos filhos de Deus. Quem poderia imaginar uma coisa dessas? O velho testamento já dava pistas deste amor escandaloso: Abraão levando Isaque para ser sacrificado; Moisés levantando a serpente de bronze no deserto para curar a enfermidade ocasionada por serpentes; Sansão dando sua vida para salvar seus irmãos da idolatria; o cordeiro pascoal sendo comido às pressas pelos hebreus e etc. 

    Cristo nos revelou o amor infinito de Deus por nós: Deus é um pai que ama seus filhos apesar de seus pecados e sua graça generosa os recebe de volta a casa e celebra com um banquete seu retorno. Há festa no céu quando um pecador se arrepende. Por isso, leitor, não hesite em voltar para o seu Deus, o seu Pai, pois Ele te ama mais do que você possa imaginar e jamais ele fechará as portas para você. Corra para Cristo, afinal Jesus mesmo disse: eu sou a porta e ninguém vem ao Pai se não for por mim.

    Não use a lógica religiosa para se aproximar de Deus, nem nenhuma outra lógica humana, pois Deus é incompreensível. Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos. Esqueça a lógica meritocrática que você aprendeu sua vida toda: o céu não é uma recompensa para suas boas obras. O céu não é um lugar para onde as pessoas boas vão. Ninguém vai para o céu porque merece ir para lá. Todos os que se acharem no céu estarão lá unica e exclusivamente porque a graça de DEUS os alcançou.

    Jesus morreu na cruz. Foi Ele quem conquistou o direito de levar para o céu aqueles que ele quiser levar para o céu. Quem crê em mim terá a vida, disse o Senhor. 

    Esqueça, portanto, amado leitor, essa ideia de que uns merecem o reino de Deus e outros não. No reino de Deus só há e haverá apenas uma classe de pessoas, as que se arrependeram de seus pecados e foram perdoadas por Cristo. Ninguém por sua própria justiça entrará no reino dos céus.

    A lógica de Deus não é a lógica dos homens. Deus justifica os que se consideram pecadores, mas rejeita os que se consideram justos. Basta ler os evangelhos no novo testamento e isso saltará a seus olhos. Portanto, sejamos cautelosos em nossos julgamentos. Nem tudo o que parece o é de fato!

VI-Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei:

    A graça de DEUS é eficaz. Tenhamos essa firme convicção: Deus não pode fracassar. Estou certo de que aquilo que Deus começa, ele termina. Quando o Senhor envia sua palavra, saiba que algo acontecerá. Deus enviou a Jesus Cristo ao mundo e sua missão não falhou!

    Jesus é um mestre de obras, ele sabe o que está fazendo. Ele está edificando sua igreja sobre a rocha que é ele mesmo. Seu fundamento é inabalável. O Senhor nos prometeu: as portas do inferno não prevalecerão contra minha igreja. Ele diz isso porque prometeu a si próprio tal coisa, logo, é impossível que Deus falhe para consigo mesmo. É por amor do nome dele que ele opera todas as coisas. O Filho glorifica ao Pai, o Pai glorifica ao Filho e assim sempre foi. Cristo vive para exaltar a Deus e Deus se alegra no Filho.

    A graça de DEUS é a garantia de que chegaremos ao fim dessa jornada. Cristo rogou por Pedro para ele não ser moído pelo diabo. Cristo restaurou a Pedro e aos apóstolos após a ressurreição, pois todos o abandonaram quando ele foi capturado por Roma. Somos covardes, mas Deus é misericordioso!

    A graça nos torna novas criaturas, nos levanta e nos faz caminhar na presença de Deus. O mesmo Pedro que negou a Jesus por medo, foi o mesmo que pregou a Cristo como o cumprimento das antigas profecias na frente de todos no templo, cheio do Espírito Santo, pronto para ser morto por amor a Cristo. Isso é resultado da graça eficaz de Deus. A graça de Deus não falha, ela sempre dará frutos.

    Que o Senhor derrame sobre sua Igreja chuvas de graça, chuvas do Consolador para testemunharmos ao mundo a mensagem do evangelho do cordeiro. 

    É a Graça que nos faz prosperar em nossa missão cristã. Não há virtude em nós mesmos. Precisamos pedir a Deus que envie poder do alto, pois somente pelo Espírito Santo nossa mensagem surtirá efeito. Busquemos mais a unção do Santo!

    Os pecadores correrão para Cristo quando estivermos cheios de seu Espírito. Quando anunciarmos a palavra, que ela esteja embebida da graça salvadora e de esperança, pois é o amor que cobre uma multidão de pecados. Sejamos misericordiosos com os perdidos.

VII- Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará:

    Há uma certeza em ouvir o chamado de Cristo: alegria e vida abundante. Para aqueles que se aproximam do Senhor, lhes é dado uma nova vida. Tudo fica mais belo quando se tem fé no Filho de Deus. Em nossos lábios brota o louvor de gratidão. O mundo ganha novas cores e o arco-íris no céu se torna um testemunho de sua aliança, e não apenas um fenômeno da natureza.

    Cristo remove as maldições, transforma as coisas velhas em coisas novas. Sua fidelidade jamais nos deixará. Ele será nosso Deus até o fim e por nós sempre intercederá. Sua Graça não tem fim. Louvado seja o seu nome!