sábado, 9 de julho de 2016

Consolados Pelo Evangelho

Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai. ( At 13.15)
Por  Frankcimarks Oliveira

Uma das coisas que mais meditei nos meus dias de pregador, era como ser parecido com os apóstolos. Lia e relia as mensagens destes homens com o intuito de imitá-los. Queria soar como eles; queria dizer o que eles disseram, de modo que saberia que preguei o evangelho que eles criam.

Hoje em dia minha única plataforma é o blog. Não prego mais em igrejas. De algum modo percebi que o Evangelho não é bem acolhido por aqueles que se dizem povo de Deus. Digo isso porque foi exatamente o que ocorreu com Paulo logo na aurora da era cristã. Paulo fora a determinado lugar pregar a Cristo aos Judeus e começou relembrando toda a história de Israel: Sua eleição, sua libertação do cativeiro egípcio, seu estabelecimento na terra prometida, o nascimento da monarquia até chegar no descendente esperado de Davi “ Jesus”.

Paulo sempre chegava a Cristo e nele ficava. Cristo era  a obsessão de Paulo. Deveria  ser a nossa também. Pois bem, Cristo sempre foi meu alvo e meu blog é a prova disso. A maioria das mensagens  em seu título mesmo demonstra isso. O nome da página é Jesus é o Rei. Creio que não resta dúvida quanto a isso.

Paulo, depois de Jesus de Nazaré, foi o homem que mais me inspirou na Bíblia. Meus amigos  comentavam que eu só falava em Paulo. Era verdade. Mas não tinha como não admirá-lo. Eu analisava seus sermões, suas orações, sua biografia e simplesmente me sentia identificado com ele.

Paulo era um apaixonado por Cristo. Suas mensagens despertavam sentimentos distintos em seus ouvintes, ora amor, ora ódio. Eu sei bem o que é isso. Ao pregar o evangelho de Paulo, que é na verdade de Cristo, senti na pele o acolhimento e a rejeição. Mas não me importava com críticas, apenas queria continuar pregando aquilo que eu achava ter descoberto.

No fim das contas, acabei saindo do lugar onde eu congregava, porque já não me sentia parte do todo. Não me identificava  com  aquele meio pentecostal há um bom tempo. As mensagens não me edificavam e eu me sentia mal pelas pessoas que me rodeavam, porque para mim elas desconheciam o evangelho da graça de Deus.

Este  texto é sobre isso : Consolai o meu povo, consolai o meu povo, diz o Senhor Deus ( Is 40.1). Eu creio que a igreja atual está desconsolada, porque não conhece a verdade que pode libertá-la do cativeiro Gospel. As pessoas ao entrarem numa igreja creem que agora encontraram Deus, mas sinceramente, não, não o encontraram. Talvez um processo divino tenha se iniciado em suas vidas, mas só ao terem contato com o Evangelho de Jesus de fato é que podemos dizer: Eu estava cego, mas agora meus olhos podem ver.
O Engano é muito sutil e o mundo gospel pode passar uma falsa sensação de “ achei uma pérola de grande valor” quando na verdade o que a pessoa achou foi uma bijuteria barata. Amigos, creiam no que digo, Jesus foi encontrado numa manjedoura . Quem acreditaria que Deus seria achado num estábulo?  Os pensamentos de Deus não são os nossos.

Serei  breve . Pense comigo : O que torna o evangelho diferente de todas as vertentes religiosas sobre Deus? – O evangelho coloca em Deus a responsabilidade de nossa salvação. Enquanto todos no mundo dizem : Faça isso e seja salvo. Deus diz : Ficai parado e vede o livramento que vos dou. São coisas obviamente diferentes. “ Nessa peleja não tereis que pelejar”, será que não está claro?! Foi Deus quem planejou e executou nossa salvação. Não depende de quem quer , nem de quem corre, mas de Deus que vocaciona. A glória e o louvor , pertencem  assim, a Deus, já que tudo fora feito por ele.

Essa mensagem é uma mensagem de consolo. Sim, para aqueles que estão angustiados e frustrados, achando que estão perdidos, mesmo estando com suas bíblias nas mãos e lendo : Aquietai-vos e sabereis que eu sou Deus. Amigo, sua cabeça está confusa porque  todo  domingo  você  ouve seu pastor dizer : Se você não fizer sua  parte, Deus não fará a Dele. Você só consegue se desesperar, porque há uma lista de obrigações de coisas que você deve fazer e outra que dita o que não deve ser feito, então cumprindo a risca, você ouve que será salvo. Isso é judaísmo e não cristianismo.
Paulo em seu sermão de consolação pregou : E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13:39)

Ele não fora bem acolhido. Apenas alguns continuaram querendo ouvir aquela " estranha " e inovadora mensagem. Paulo não fez questão de permanecer entre aqueles judeus de coração duro. O que ele fez? Bateu os pés, tirou o pó das sandálias e partiu para consolar outros crentes oprimidos que precisavam conhecer a Graça de Jesus. 

Paulo agia como um médico, curando os feridos e sarando os corações judiados pelos religiosos legalistas. Eu sei bem o quanto esses homens de terno e gravata podem oprimir gente carente e ingênua. Graças a Deus que sempre fui um ser crítico e inconformado com migalhas. Sempre gostei de ler e minha curiosidade não me permitia esperar por escolas bíblicas superficiais. O evangelho me consolou, sim, o evangelho da graça de Jesus Cristo. Espero que você se levante e vá ao encontro da liberdade que a Graça nos convoca a viver. Creia em Cristo e na sua justiça, pois Deus justifica o homem  não por sua obediência, mas por sua fé. A obediência de Cristo cobriu a desobediência de Adão e de todos os seus descendentes. Isso é maravilhoso!

Espero que esta mensagem console o seu coração triste. Olhe para Jesus e não para você mesmo. Quando sua consciência te condenar, invoque o nome de Jesus e você verá quão eficaz é o remédio de seu sangue.

Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor.  (Salmos146:1)


Só podemos louvar àquele que gratuitamente nos amou e que continua a nos amar, apesar de quem somos. Amém. Só podemos abrir a boca em ato de consolação, fazendo como Paulo e anunciando não a lei mosaica que apedreja o pecador, mas a Graça de Cristo que perdoa.