quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Salmo 38 : O Sentimento de culpa e Desamparo



Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.Pois já as minhas iniqüidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia. Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne. Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração. Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou. Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância. Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia. Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca. Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação. Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás. Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim. Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim. Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado. Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam. Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom. Não me desampares, Senhor, meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação. (Salmos 38:1-22)

Por  Frankcimarks Oliveira

               Uma das coisas que eu mais gosto nos salmos é a verdade humana que eles exprimem. Vejo nesses cânticos tanta realidade e dor, que me identifico por demais. Aqueles homens antigos não estavam tentando passar uma imagem de felicidade, dessas que vemos hoje nas redes sociais, inexistentes e irreais. Eles expunham dor, angústia, sofrimento, fracasso pessoal, sentimento de abandono.
                     Vivemos dias em que as pessoas procuram demonstrar o tempo inteiro como são felizes, amadas, queridas, populares, viajadas e bem realizadas na vida. Todavia, não se engane, tudo não passa de mera maquiagem e teatro fajuto. A vida não é feita apenas de bons momentos. Quem vem ao mundo , já nasce chorando.
                     Cuidado com essas pessoas que sentem grande dificuldade em mostrar fraqueza. Viemos do barro e não da rocha, então logo logo nos "quebraremos ." Gosto de pessoas humildes e sinceras. Sim, daquela gente que chora, que se joga no chão, que diz que não tá suportando mais a vida e se sente infeliz. Gosto de gente que se abre, que conta seus problemas e que pede ajuda e que grita por socorro. Por quê? Porque quando encontro tais pessoas, percebo que não estou sozinho no mundo. Eles são minha família; Sinto-me extremamente a vontade com pessoas " fracas e manhosas", sinto me participante de um nicho, de um grupo, de uma comunidade de sofredores.
                         Aqui neste salmo 38 , vemos um homem desolado, aflito, com um sentimento de culpa que está lhe consumindo o coração. Esta pobre criatura sente-se desamparado por seus amigos e parentes que já não mais o visitam. Talvez por motivo de alguma doença terrível que lhe acometeu, que lhe obrigou o isolamento. Talvez quando ele fala em chagas esteja apenas sendo poético. O que importa de fato é como ele se sente : SOZINHO.
               Sua oração parece está banhada de lágrimas. Quase que vejo o chão completamente ensopado por suas inquietações. Todavia, o mais preocupante em tudo isso, é como ele se sente em relação a Deus. Em sua cabeça, até mesmo Deus o abandonou. Ele pede que Deus torne a se aproximar dele, reconhece ser um pecador e pede perdão, talvez por algo que ele mesmo nem cometeu.
                      Infelizmente, muitos vêm as desgraças da vida como castigos e punições divinas. Esse salmista mesmo diz que Deus descarregou suas setas e dardos  nele, que sua mão divina pesou sobre sua vida. Amigos, nem tudo é castigo de Deus. O Sofrimento é inevitável. Jó sofreu, Cristo sofreu, nós também sofreremos. 
                          Certa feita os discípulos perguntaram  a Jesus : Quem pecou para este nascer assim, cego de nascença, ele ou seus pais? Jesus disse : nenhum , nem outro. Foi assim para que a glória de Deus fosse manifestada. ( Jo 9)
        Não sejamos tão simplistas ao ponto de para tudo darmos a resposta do pecado."Fulano pecou, por isso este mal lhe sobreveio". Os amigos de Jó tinham essa mesma teologia pobre, e sabemos que todos estavam errados, ainda que eles mesmos cressem  ter  toda  a razão.
              Deus é amor e nos ama de um modo tão forte e poderoso que nossa mente não consegue entender. Talvez num momento de dor nos perguntemos : onde está Deus agora? Se ele me ama, por que estou sofrendo? - Melhor que se questionar assim, é você olhar para Deus mesmo sofrendo no Getsêmani por cada um de nós.  O sofrimento é um mistério que jamais conseguiremos decifrar. Até o Filho de Deus padeceu.
              O que eu quero lhe dizer é que , é verdade que o pecado traz  terríveis consequências às nossas vidas. "Ora, o salário do pecado é a morte". Também é verdade que nós colhemos o que plantamos. Todavia, muitas vezes  nos culpamos demasiadamente e isso  apenas nos fará mais mal. O sentimento de culpa e de arrependimento pode ser bom, quando é pertinente e condiz com os fatos. Porém, na maioria das vezes ele é apenas depressivo.
                           Se por acaso, você se sente culpado por algo que fez, então vá a Deus e peça perdão. Ele é bom e justo para nos perdoar. Se você está sofrendo e não entende o porquê, não se culpe, não procure erros em você mesmo para explicar seu martírio.
                       A culpa só te sufocará.  Ela diz que Deus não te ama mais, que ninguém deseja estar com você. Tudo isso é uma grande ilusão. Primeiro, porque Deus não ama ninguém por ele ou ela serem bons. Deus só ama pecadores, pessoas indignas e falhas. Segundo, nada do que façamos pode mudar seu amor por nós. Você pode até sentir que Deus esteja longe de você, todavia isso é apenas um sentimento falso. Nosso Pai está sempre velando por nós com amor, com um amor não humano, mas divino e perfeito, imutável e eterno.
                      Veja Deus como seu amigo e não como alguém que se voltou contra você. Em Cristo fomos reconciliados com Deus, e agora nos tornamos sua família. Pare de olhar para Deus e ver nele um ser assombrado, com flechas de fogo e dardos inflamados para te acertar. Deus nos olha com carinho e se em algum momento da vida nos sentimos prejudicados, saiba que não é Deus quem está nos perseguindo, mas aceite a vida com seus tropeços e pedras. Seja maduro para superar os obstáculos e acima de tudo, seja grato pela vida. Precisamos nos responsabilizarmos e sermos íntegros diante de tudo.
                   Não se deixe levar por essas vozes que gritam em seu ouvido mentiras e calúnias.  Deus conhece seu coração, te ama e está do seu lado, estando você do jeito que estiver, nunca deixe de falar com Deus, mesmo atolado em culpa ou não, clame àquele que é Amor e ele te ouvirá e te mostrará uma saída. 
                     Também para de se vitimizar, seja Homem, seja Mulher. Talvez esse salmista realmente tivesse muitos inimigos querendo o seu mal, ou talvez ele estivesse tão fragilizado que para ele todos queriam ver sua queda. Como uma síndrome de coitadismo. Na vida real ambas as coisas podem ser verdades : Nossos amigos e familiares podem se afastar e inimigos se aproveitarem de nossa fraqueza, bem como tudo isso ser mera ilusão de nossas cabeças. Ora, se este homem passou achar que até mesmo Deus havia se afastado dele, coisa impossível da parte de Deus, então quem sabe ele não estivesse distorcendo toda a realidade em sua volta?!
                  A dor e o sofrimento tem esse poder de embaçar nossa vista. Ele mesmo diz que já não conseguia ver bem. Tomemos cuidado com nossas interpretações. A depressão é de fato uma doença terrível. Ajude alguém que você percebe que está assim, tão debilitado emocionalmente. E acima de tudo, apegue-se ao Pai da Eternidade. Amém.