quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As Armas Espirituais II : INVESTIDAS DO DIABO





E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem( Gn 37. 18)
I- As  armas usadas contra José:
1- A  Inveja ( Gn 37.3-4, 11)
A inveja geralmente vem acompanhada pelo ódio. A pessoa que é invejada pode vir a sofrer bastante, primeiramente por não compreender as causas da inveja e depois pelas ações feitas pelos invejosos.
José demonstra ser uma pessoa ingênua, que por ser amado por seu pai e dele receber bênçãos, começa a ser odiado por seus outros irmãos.  Do mesmo modo Davi sofreu terríveis investidas de Saul, que sempre procurava destruí-lo.
José, assim como Davi, destacaram-se no meio dos seus, com sonhos, promessas e uma liderança nata em suas vidas. Isso causou inveja em seus respectivos irmãos.
E os patriarcas movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele e livrou-lhe de todas as suas tribulações e lhe deu graças e sabedoria ante faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda sua casa(At 7.9, 10)
2-  A  Traição( Gn 37. 23-28)
A traição é uma faca encravada nas costas de alguém que confiava em seus algozes. Não há dor pior que essa!  o Senhor Jesus sentiu a dor desse punhal, pois Judas o vendeu para seus inimigos.
A traição sempre vem acompanhada por desprezo, rejeição e grande desconsideração.
E ele respondeu e disse: o que põe  comigo a mão no prato, esse me há de trair( Mt 26.23)
A traição é algo que nasce no coração do diabo, pois a biblia diz que tendo Satanás enchido o coração de judas para o trair ele procurou os Farizeus...logo, entendemos que os irmãos de José foram instigados pelo demônio para traírem José.
O que mais me impressiona em tudo isso é que Deus transforma o mau em bem!
3-A mentira ( Gn 37. 31-33)
Neste caso o alvo de Satanás foi Jacó, o pai de José. Porém sabemos que a mentira lesiona a todos que estão em  volta do mentiroso. Seus irmãos queriam que seu pai esquecesse José, queriam as beçãos que José ganhava de seu velho. Então, mais uma vez o pobre menino foi atingido pelos ardis de satanás.
Vós tendes por pai o diabo [...]Quando ele profere mentira, fala do que lhe é prórpio, porque é mentiroso e pai da mentira( Jo 8. 44)
4-A Luxúria (Gn 39. 7,10):
Ora, José já estava sob certo conforto na casa de Potifá. Mas Satanás anda bramando como um leão, buscando um que possá tragar. Ele não só oprime, mas também seduz com palácios . Dessa vez sua arma era uma mulher, bem vestida e perfumada, que tentou José todos os dias com sua sensualidade para perverter sua pureza.
O diabo conseguiu seduzir Davi com Betseba e se lambuzou, pois fez com que Davi caísse em profundas covas: adultério e homicídio. Ele muda a forma de seduzir , mas os fins são os mesmos: nossa queda e separação de Deus. Porém, José suportou a prova, porque Deus era com ele.
5- A Calúnia (Gn 39.11-19):
A calúnia é mais um nível da mentira, porém mais nociva e destrutiva. Muitas vezes a mentira é a manifestação da covardia. Alguém errado que não tem coragem de assumir seus erros e por isso mente.
A calúnia sempre se diz respeito a outrem. E sempre com intenções maléficas, pois visa prejudicar alguém ou desacreditá-lo. Nosso Senhor Jesus foi caluniado, acusado de usar poderes de Belzebu para expulsar demônios e em muitas outras situações. A calúnia é um ato desesperado de um derrotado!
Não dirás falso testemunho contra teu próximo (Ex 20.16)
6- A injustiça( Gn 39.20)
Como dói ser injustiçado. Quando pagamos por aquilo que não fizemos e somos julgados de forma arbitrária. Infelizmente a injustiça não vem sozinha, ela traz consigo a mágoa, a tristeza, a desilusão, o descrédito,  o ódio.
Porém, José tinha um Deus que não o desamparava jamais. Deus ainda assim honrou seu servo encarcerado. A prisão aqui nos fala de abandono, solidão e limitações.  Nosso Senhor fora o mais injustiçado dos homens. Ele só fez o bem, mas só recebera o mal em troca.
José trabalhara duro na casa de Potifá, tanto que o fez prosperar além daquilo que este merecia. José organizara a casa de seu senhor, mas só recebeu  em troca  a prisão.
Se voce está passando por situações parecidas com essas, continue fiel ao Senhor Deus e ele te colocará no muito. Saiba que são investidas do diabo para frustrarem os sonhos de Deus em sua vida. Mas creia que os sonhos de Deus jamais se frustrarão!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

As Armas Espirituais



Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2 Coríntios 10.4



I- A Verdade 

Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade. Provérbios 8:7

1-Nada tem poder contra a verdade ( 2 Co 13.8)
2-A Verdade arrebenta grilhões( Jo 8.32)
3-A Verdade é uma Pessoa( Jo 14.6)

II-A Justiça



E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre

1-Devemos ser instrumentos de Justiça( Rm 6.13)
2-Devemos praticar a Justiça( I Jo 2.29;3.7,10)
3-Devemos ter fome e  sede de Justiça (Mt 5.6)
4-Devemos Buscar a Justiça que vem de Deus( Mt 6.33)
5-Devemos fazer o bem sempre ( I Ts 3.13)
6-Somos servos da Justiça(Rm 6.18)

III-  A Paz

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18 

1-Os pacificadores são Filhos de Deus( Mt 5.9)
2-Quem semeia na  paz colhe Justiça( Tg 3.18)  
3- A ordem de Jesus: Paz seja nessa casa! ( Lc 10.5)
4-Devemos buscar e seguir a Paz( 1 Pe 3.11)

IV- A Fé

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Marcos 11:22  

1-A fé derruba fortalezas( Hb 11.30)
 2-A fé remove obstáculos(Mt 17.20)
 3-A fé nos encoraja à Peleja ( Js 10.13)

V-A Palavra

. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;(Ef 6.17)

1- É uma espada cortante (Hb 4.12)
2-É um escudo protetor (Pv 30.5)
3-É um martelo triturador ( Jr 23.26)

VI- A Oração

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Ef 6.18)


1-A promessa de Cristo: Tudo o que pedirdes em oração ,crendo, recebereis( Mt 21.22)
2-A nossa oração move o céus ao nosso favor( At 10.31)
3- A nossa oração expulsa os demônios( Mt 17.21)
4-A nossa oração cura os enfermos ( Tg 5.15)



Lembre-se :

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12